O SEGREDO DO SUCESO DO CARNAVAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS

Delzuita secretária de desportos Lazer e Juventude de São João dos Patos concedendo entrevista a Léo Lasan
Delzuita secretária de desportos Lazer e Juventude de São João dos Patos concedendo entrevista a Léo Lasan

 

O site Paraibanonews foi até a cidade de São João dos Patos para saber qual é o segredo do município, que por vários anos vem investindo em cultura e tem transformado a festa momesca no maior carnaval do médio sertão maranhense. Com uma organização e estrutura que atrai milhares de turistas o Carnaval de São João dos Patos passa ao longe do discurso de outras administrações públicas de cidades vizinhas que estão reclamando da crise. Enquanto algumas cidades do médio sertão ainda nem tem programado a maior festa do mundo, São João dos Patos já realizou e vem realizando prévias carnavalescas na zona rural, levando a cultura para a população que fica distantes dos centros, oportunizando em um verdadeiro “Governo Interativo” como diz o próprio slogan da gestão do prefeito Dr. Waldênio Sousa.

DelzuitaNesta quarta-feira (28) o site entrevistou a secretária municipal de Desportos Lazer e Juventude, Sra. Delzuita Sousa Alves, que mostrou como o planejamento, a vontade de trabalhar e principalmente o gosto e o respeito pelo povo, tem sido reconhecido e elevado o nome do município como um dos mais festivos da região. S cultura em São João dos Patos é levado a  sério e Delzuíta não ver nenhum segredo na pasta em que gerencia. Professora de Inglês, filha de jogador de futebol e vinda de uma família de esportistas, Delzuíta é superativa, alegre e contagia os mais descrentes de sua potencialidade. O futebol, o teatro, a dança e as artes de um modo geral sempre foram praticados por Delzuita, que tem destacado o município em campeonatos locais e regionais, conseguiu trazer para a cidade o Campeonato Juvenil do Nordeste, realizado inúmeras ações culturais como o Festival de Cultura de São João dos Patos, levado os JEMS para a cidade, entre outros eventos.

DSCF5558Em uma pasta que não tem muito recursos, Delzuita tem usado da sua criatividade e realizado coisas que gestões públicas de outras cidades deveriam seguir o exemplo. O Planejamento. O investimento no Carnaval de São João dos Patos é digno de eventos grandiosos, mas a secretária consegue contornar o que seria uma montanha de gastos públicos  em simplicidade e criatividade. Estratégia e diálogo com todos os setores, sejam locais ou externos. Enquanto algumas gestões públicas municipais deixam para preparar o carnaval há apenas duas semanas, em São João dos Patos a Secretaria de Desportos (a qual a cultura está inserida) faz isso há meses. As bandas que tocam músicas carnavalescas, disputam espaço para tocar na cidade dos bordados. O evento serve também de laboratório para bandas que são desconhecida no Estado, para elas alcançarem vôos para o sucesso no Maranhão. No carnaval patoense  são quatro bandas todas as noites, se revezando em dois palcos montados nas extremidades da praça, não existe tempo para um banda sair, e a outra afinar o som e instrumentos, o que irritava o publico já animado e ansioso. No carnaval de São João dos Patos o som é direto, só muda os palcos. A segurança do evento é outro atrativo para os foliões. O número de turistas que invadem a cidade nesse período é estimado em mais de cinco mil por noite, com a presença principalmente de foliões de cidades vizinhas onde o carnaval é a mesmice há anos. Nessas cidades vizinhas as bandas são geralmente fracas, estrutura quase nenhuma, falta de segurança e sem turistas, são as mesmas caras dos carnavais anteriores, o chamado carnaval do tédio. Tédio é uma palavra que não combina com festa. São João dos Patos faz festa, sempre acreditando na parceria, investe nos blocos carnavalescos, (entra com 40% DE AJUDA DE BANDAS MUSICAIS PARA CADA BLOCO conforme informou a secretária durante entrevista) e vai aonde o povo estar, inclusive no interior. Com planejamento, investimento, alegria que se  transforma em sucesso. A entrevista com Delzuita vai ser publicada neste final de semana.

3 comentários em “O SEGREDO DO SUCESO DO CARNAVAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS

  • 29/01/2015 a 11:39 AM
    Permalink

    Muito boa a matéria enaltecendo a cidade e o nosso carnaval parabéns…

    Responder
  • 31/01/2015 a 9:47 AM
    Permalink

    Ja tive o prazer de curtir um carnaval em S.J. dos Patos, ha muitos anos
    atras e digo de passagem que foi muito,fico imaginando agora que deve ser bem
    melhor e com maiores estruturas.
    Parabens Leonardo pela materia]um grande abraço

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *