sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUESNotas curtas

Moradores do povoado Orozimbo voltam a fechar BR-230 após acidente fatal

Nesta sexta-feira 31, moradores cavaram valeta na BR e atearam fogo em pneus e troncos de madeiras.

Orozimbo Protesto foto Internet
Orozimbo Protesto foto Internet
Foto: Leo Lasan
Foto: Leo Lasan

Moradores do povoado Orozimbo (15 kms de Paraibano – MA.) voltaram a interditar na noite dessa sexta-feira (31), a BR-230. Eles continuam a protestar contra a alta velocidade imprimida por veículos em um trecho de aproximadamente 500 metros da BR em frente ao povoado que tem provocado mortes. O povoado Orozimbo é um entroncamento que liga a BR 135 com a BR 230 o local serve de parada para ônibus, vans e caminhoneiros. O protesto se deve após a morte de rua rapaz de 34 anos, que foi atropelado na noite de quinta-feira por volta das 20 horas. Em depoimentos a este site, dois moradores disseram que somente neste ano de 2014 já aconteceram quatro mortes de acidente no local.

De acordo com relatos de moradores, a vítima desta quinta-feira foi Paulo Fernandes Mendes da cidade de São João dos Patos que estava esperando um carro no Orozimbo para seguir viagem até sua cidade natal. Conforme depoimentos, Paulo Fernandes vinha da cidade de Passagem Franca onde trabalhava e ao tentar atravessar a pista para pegar um carro foi atropelado por uma Hilux que vinha em alta velocidade. Com a violência do impacto, o corpo foi lançado a uma distância de 20 metros. O condutor da Hilux fugiu do local sem prestar socorro à vítima.

BR 230 - Orozimbo na tarde desta sexta-feira 31  Foto:Leo Lasan
BR 230 – Orozimbo na tarde desta sexta-feira 31 Foto:Leo Lasan
Corpo da vítima no asfalto. Foto: Site O Quarto Poder, São João dos Patos
Corpo da vítima no asfalto. Foto: Site O Quarto Poder, São João dos Patos

O Serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São João dos Patos foi deslocado para o local, mas não conseguiu salvar a vítima. O corpo foi removido pela própria ambulância.

Revoltada, na noite de quinta-feira a população quebrou e interditou a BR, com a chegada da Polícia Militar e muita negociação a pista só foi liberada no início da madrugada.

Durante o dia desta sexta-feira (31) restos da barricada ainda estava no local. Toras de madeiras fumegavam e os carros tinham que passar pelo acostamento.

No início da noite de sexta-feira, os moradores munidos de picaretas, enxadecos, enxadas e pás resolveram quebrar a pista, fazendo uma valeta e ateando fogo em madeira, pneus tanto dentro da valeta como nos dois lados da BR 230. A fila de carros foi grande, impedidos de passar, passageiros desceram dos veículos e se dirigiram para o local do protesto. Muita fumaça, movimentação e gritos de indignação dos moradores. Ambulâncias, Carro Forte, caminhões, vans, motos, etc. ficaram aguardando a decisão dos moradores de liberar a pista.

Após algumas horas os moradores sensibilizados com as ambulâncias paradas começaram a tampar a vala de um lado da pista e permitiram a passagem das ambulâncias, carro forte e vans e demais automóveis. Moradores prometeram continuar com o protesto até serem atendidos nas suas reivindicações, conforme revelou um morador do povoado.

Foto: Leo Lasan
Foto: Leo Lasan
Povoado Orozimbo Foto:Leo Lasan
Povoado Orozimbo Foto:Leo Lasan

Em entrevista a este site o senhor João Batista 46 anos morador do local, disse que as autoridades não estão tomando nenhuma providência para evitar os acidentes e mortes. Segundo ele, quase toda semana tem acidente naquele trecho da BR 230 e que pedidos para que se faça redutor de velocidade (quebra-molas) principalmente no local em frente ao povoado Orozimbo já foram feitos e o DNIT que nunca deu respostas. Com a quarta morte no local somente este ano os moradores revoltados com a falta de sensibilidade dos responsáveis decidiram fazer o protesto: “Quantos ainda vão morrer de acidentes aqui? Isso é um absurdo!”  desabafou João Batista visivelmente indignado.

Local próximo a subida onde houve a manifestação Foto: Leo Lasan
Local próximo a subida onde houve a manifestação Foto: Leo Lasan

O trecho da BR ao qual os moradores reclamam, fica após uma descida e  subida de uma curva e motoristas desavisados e em alta velocidade podem se surpreender com a movimentação de moradores e viajantes que param no local para almoçar, abastecer automóveis ou pegar transportes.

Já houveram diversos acidentes no local, principalmente de caminhões transportando mercadorias, muitos com vítimas fatais.

Abaixo as fotos da manifestação. Para ver as imagens ampliadas clique sobre as fotos e aguarde carregar. As fotos são todas de autoria de Leo Lasan. A reprodução deve citar a fonte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *