sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUES

Vereador Cidielson se candidata à Presidente da Câmara Municipal em São João dos Patos.

Nesta quarta-feira (11) completou um mês do falecimento de João Evangelista (PMDB) ex-presidente da Câmara Municipal de São João dos Patos. O falecimento do ex-vereador foi sentido pelos patoenses que renderam homenagens ao parlamentar. Porém em menos de um mês do trágico falecimento, os colegas parlamentares, durante reunião na Câmara daquela cidade protagonizaram cenas dantescas. Esqueceram que há poucos dias choraram a morte do amigo e disputaram o lugar antes presidido pelo mesmo na Câmara. Palavras iradas foram digladiadas na tribuna do povo.
Na última sessão, realizada na segunda-feira (09), o clima de aproximação da data de mês do falecimento de João Evangelista, e depois de muitas críticas e reclamação da população sobre a polêmica na Câmara Patoense, os vereadores baixaram a guarda mas não acertaram o passo rumo a Presidência. Encenaram uma trégua, rezaram um Pai Em Nosso, e celebraram um pacto. Porém a presidência da Câmara Municipal continua indefinida por causa do Regimento Interno que é dúbio, conforme disseram alguns vereadores em plenária.
Com a disputa ainda em discussão, um dos vereadores que se destaca é o vereador Cidielson Pereira (PSL) caso haja uma nova eleição (e o correto é que haja), para a ocupação da cadeira de presidente da câmara, vaga, desde a morte de João Evangelista. A situação inusitada, devido a paridade dos vereadores que buscam apoio para a vaga.

Possivelmente 5 vereadores da situação (Adelson, Wlisses, Raimundo, Magrão, Fernandinho) votarão no candidato e atual vice-presidente Adelson e provavelmente 5 vereadores votarão em quem se opuser a candidatura da situação (Dedé Paulista, Marcio, Agmar, Rilda e possivelmente Raimundo Noleto).

Nesta constante disputa entre a situação e oposição, com idas e vindas, reviravoltas mirabolantes, onde ninguém é de ninguém, quem poderá decidir  o impasse é o vereador Cidielson, que corretamente, lançou seu nome para concorrer a desejada cadeira de presidente e agora quem quiser que o convença a mudar de ideia ou o acompanhe.

Cidielson jogou com as cartas que tinha e se mostrou um excelente jogador, afinal, há vereadores com vários benefícios do poder executivo, que não acompanhavam os interesses do gestor municipal, então porque ele que não tem benesses nenhuma teria que acompanhar? e  se a oposição quiser ter o presidente da câmara, terá que eleger Cidielson.

No afã de cada um se lançar ao interesse da vaga, os vereadores  deixaram que o impasse acontecesse, no empate entre situação e oposição, resulta Cidielson. O vereador do PSL que sempre esteve à margem das disputas agora é o peso favorável da balança. Quando os demais vereadores preferiram se valorizar, e alguns que nunca mostraram total fidelidade ao governo, chegaram ao limiar que agora terão que correr atrás do prejuízo para não complicar nenhum dos lados rumo às futuras eleições. Cidielson, é a bola da vez e ele mesmo pode mudar o empate. Convencer o vereador Cidielson a desistir da candidatura e para acompanhar Adelson ou a oposição, vai ser um trabalho quase impossível. Se for para o grupo de oposição Cidielson pode ser  o caminho pra desestabilizar os alicerces do poder executivo e derrotá-lo na câmara. Se Cidielson decidir acompanhar Adelson a situação fica com a maioria na Câmara e o prefeito Dr. Waldênio poderá respirar mais aliviado, haja vista o ano de 2015 não tem sido fácil para a sua administração na Prefeitura de São João dos Patos.

As perguntas que rondam as cabeças dos políticos na cidade dos bordados que agora precisa de costuras dos retalhos políticos é: O prefeito e seus aliados irão arriscar? E a oposição deixará passar essa oportunidade de derrotar o gestor na câmara? Com a decisão Cidielson.

Matéria Leo Lasan com colabração texto de Jackson Dusrte