sábado, abril 27, 2024
DESTAQUES

São João dos Patos Passará Por Mudanças no Trânsito.

Major Emerson e Kairo durante entrevista foto:Lasan
Major Emerson e Kairo durante entrevista foto:Lasan

O ex-diretor da CIRETRAN de São João dos Patos Kairo Coelho de Sousa Correia, foi nomeado pelo prefeito Dr. Waldênio Sousa no início de março como superintendente da Secretaria de Trânsito do Município -SUTRAM- criada com o objetivo de organizar o trânsito na cidade. Após a nomeação Kairo Coêlho apresentou um projeto que visa entre as melhorias, um novo mapeamento dos locais críticos de fluxo de veículos, palestras de conscientização com moto taxistas, reordenamento de pontos de embarque e desembarque de mercadorias no centro da cidade, orientação dos espaços para pedestres e que hoje são ocupados por motos como estacionamento.

Há poucos dias o site Paraibanonews em parceria com a TV Difusora de São João dos Patos realizaram entrevista com o superintendente da SUTRAM e com o comandante da 6ª CIA da Polícia Militar major Emerson Bezerra que está contribuindo para que o projeto seja aplicado o mais rápido possível na cidade.

me k 3-Paraibanonews/TV Difusora: Kairo qual é a primeira meta da SUTRAM?

Kairo Coêlho: Será identificar quais são os pontos mais críticos do trânsito em nossa cidade. Uma iniciativa do prefeito Dr. Waldênio, tomada em conjunto com a Secretaria e o major Emerson que é sem dúvida um grande parceiro da SUTRAM.

-Paraibanonews/TV Difusora: Para isso será feito um novo mapeamento nas vias de tráfego da cidade?

Kairo Coêlho: Exatamente, vamos iniciar o mapeamento pelo centro da cidade onde há maior concentração de pedestres e veículos, iremos levantar quais são os locais que estão precisando de sinalização, de novas placas, que há alguns anos foram colocadas mas que atualmente não estão mais em locais adequados em determinados trechos… Vamos rever a questão dos estacionamentos, das paradas de veículos, na verdade vamos organizar a circulação no trânsito de São João dos Patos…

-Paraibanonews/TV Difusora: Para isso será necessário tempo e informações, como será essa etapa?

m e k 2Kairo Coêlho: Essa questão da força da informação educativa é muito importante…Quero agradecer ao major Emerson Bezerra que vai contribuir com sua experiência, seus conhecimentos, vamos levar o nosso projeto educativo no trânsito para moto taxistas, pedestres, alunos em escolas, entidades multiplicadoras de informações a exemplo das igrejas, maçonaria entre outras…

-Paraibanonews/TV Difusora: Qual o motivo desse projeto e qual a previsão da aplicação do mesmo, para que as pessoas possam se adaptar?

Kairo Coêlho: Com certeza São João dos Patos hoje é uma cidade crescente não diferentemente das outras, mas na nossa região é a cidade que mais cresce e isso advém da administração municipal, da questão econômica das pessoas que estão com melhores condições financeiras e com o aumento de renda social também aumenta o poder aquisitivo e a quantidade de veículos, então aumenta a responsabilidade e temos como poder público também o papel de conscientizar as pessoas sobre cidadania, vocês podem observar neste momento da entrevista que existem muitas motos estacionadas aqui em cima da praça no centro da cidade e isso atrapalha o pedestre, então os condutores desses veículos estão agindo de forma errada nesses locais e existem outros problemas no trânsitos que são recorrentes… a reordenação do fluxo no trânsito é o nosso objetivo e esperamos dentro de seis meses estarmos aplicando efetivamente esse projeto de melhoria no trânsito de São João dos Patos.

m e k 1Paraibanonews/TV Difusora: Agora vamos falar com o major Emerson. Major, São João dos Patos é uma cidade crescente, com um tráfego grande, essas medidas do projeto são para que a cidade se adeque as normas de trânsito?

Major Emerson Bezerra: Isso. O Código Nacional de Trânsito que é de 1997 dá essas atribuições para os entes federativos como a União, os Estados e os Municípios e nesse caso do município cabe ao mesmo a circulação, paradas ou estacionamentos e a organização do trânsito na sua área urbana. Em relação a São João dos Patos o prefeito Dr. Waldênio Sousa, criou a Secretaria de Trânsito do Município justamente para inserir o município no sistema nacional de trânsito, aonde vai pegar a sua competência que é relacionada ao município (parada, estacionamento, etc.) como foi dito e colocar em prática que é justamente ordenando o trânsito.

Paraibanonews/TV Difusora: Exemplifique uma situação que precisa ser ordenada…

m e k4Major Emerson Bezerra: A questão de caminhões de embarque e desembarque de mercadorias em horários de pico em locais de grande fluxo de pedestres e veículos… Essa situação nesses horários atrapalha o trânsito, então no nosso caso da Polícia Militar a função é dar apoio, um suporte técnico para a Secretaria de Trânsito Municipal que está iniciando, vamos fazer essa parceria para que no futuro a SUTRAM possa andar com suas próprias pernas…

Paraibanonews/TV Difusora: Como se dará essa parceria?

Major Emerson Bezerra: Vamos iniciar com a questão educativa, pretendemos durante seis meses reeducar a população nesse sentido para o trânsito, quanto a questão da circulação das vias, estacionamento, principalmente os estacionamentos para bicicletas e motos em cima das calçadas e canteiros centrais em locais que são para os pedestres… Então vamos fazer um mapeamento, verificar locais que há necessidades pontuais de melhorias, criar placas de sinalizações onde é preciso, vamos trabalhar em cima das questões dos moto taxistas, com palestras, organizar esse serviço, colocando em prática e melhorando o nosso trânsito em São João dos Patos.

Paraibanonews/TV Difusora: Contribuindo para a diminuição de acidentes?

Major Emerson Bezerra: Exato…principalmente organizando o trânsito que está meio bagunçado, veja que existe local que é para ter mão única acaba sendo mão dupla prejudicando a trafegabilidade o que pode ocasionar acidentes inclusive com o pedestre que fica sem saber como se direcionar na questão da travessia das vias…

Paraibanonews/TV Difusora: Seis meses é tempo suficiente para as pessoas se adaptarem a essas mudanças?

Major Emerson Bezerra: Para muitos será uma coisa nova e a gente não pode chegar assim de supetão, aplicando multas, não é isso, nosso objetivo é de conscientizar a população para que ela conheça o que é realmente o Código Nacional de Trânsito, por que vivemos em sociedade e existem regras incluindo as de trânsito. Para se viver em sociedade são necessárias regras para uma boa convivência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *