quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUES

São João dos Patos:Professores decidem paralisação de advertência.

Categoria exige 13% referente ao Plano de Cargos e Salários e Prefeito ofereceu 2%. Professores sentiram-se humilhados.

MarcileneFonseca presidente do SINPROED - Foto: Jakoson Duarte

Os professores da rede municipal de ensino de São João dos Patos-MA decidiram, em assembleia geral realizada na semana passada (quinta-feira 16), no auditório da Unidade Integrada 31 de março, fazer uma paralisação de advertência no dia 27 de abril.

A ação fez parte de um cronograma, organizado pelo Sindicato dos Profissionais da Educação (SINPROED).

Para a categoria, a paralisação de advertência é a única maneira que resta para sensibilizar o prefeito do município a apresentar a contraproposta de negociação do Plano de Cargos e Salários, que há vários meses se encontra na mesa do gestor municipal, sem nenhuma manifestação do mesmo.

No último sábado (18) o prefeito de São João dos Patos por meio da secretária municipal de educação Oneide Freitas convidou os professores para discutirem a situação. Na reunião depois de várias explicações da secretaria foi oferecido a proposta de 2% para a categoria. Muitos professores se sentiram humilhados:“Isso é demagogia. Como é que se convida profissionais para fazerem esse tipo de proposta humilhante? Já sabíamos que o prefeito não gosta da educação, mais isso também já demais, tão rindo da nossa cara” desabafou uma professora ao site no que foi apoiado por um colega “São João dos Patos é o único município do Brasil, que fez isso, 2% isso é brincadeira… Ficaria mais elegante se o prefeito nem tivesse feito esse tipo de atitude… Que vergonha!”.

Para  entender a polêmica, ainda, no ano passado o sindicato apresentou a proposta dos trabalhadores,  mas o gestor municipal não apresentou a contraproposta nem reuniu-se com a categoria para negociar os pontos solicitados pelos profissionais da educação até sábado (18) passado e quando o fez, o resultado foi frustrante para quem acredita na educação. 

Prefeito Waldênio e secretária Oneide em 2014. Foto:Leo Lasan
Prefeito Waldênio e secretária Oneide em 2014. Foto:Leo Lasan

No dia 13 de março (2015) durante encontro de professores com a Secretaria Municipal de Educação, na Escola 31 de Março, para planejamento das voltas às aulas,o  prefeito de São João dos Patos, no seu discurso disse: “…Eu tenho certeza de que a gente (administração) vai fazer o impossível para que essa categoria (professores) continue sendo valorizada em São João dos Patos”… Praticamente um mês depois o prefeito mostra como valoriza a categoria, oferecendo 2% dos 13,8% do Plano de Cargos e Salários.

Na segunda-feira (20/04) o vereador patoense Márcio Kizueira, durante discurso na plenária da Câmara Municipal criticou a atitude do prefeito de São João dos Patos pela não valorização dos professores. Kizueira informou que a sua mãe é professora do estado e que o salário da mesma é praticamente três vezes mais que do professor municipal. O vereador lamentou a atitude do prefeito Dr. Waldênio e informou que o aumento proposto pelo prefeito é muito pouco.

Muitos outros municípios vizinhos a São João dos Patos repassaram o valor de a 13% ou quase isso para os professores.A prefeita de Paraibano Aparecida Furtado repassou 12,5% para os professores do município.

Nesta próxima segunda-feira (27) os professores de São João dos Patos decidiram fazer um ato público pelas ruas da cidade durante o período da manhã e a tarde se concentrarão em frente à Câmara Municipal no horário de reunião dos vereadores. O objetivo é sensibilizar os “representantes do povo” para a valorização do professor e consequentemente da educação.

Texto: Jackson Duarte com edição de Léo Lasan

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *