sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUES

“O Sentimento do Voto Vem do Coração” Diz Candidato Zé Mário.

Candidato a deputado federal Zé Mário concedendo entrevista a Léo Lasan
Candidato a deputado federal Zé Mário concedendo entrevista a Léo Lasan

A frase foi uma crítica contra líderes políticos que tentam interferir na vontade política do eleitor.  

Natural de São João dos Patos, José Mário Alves de Sousa, 52 anos, tem vencido obstáculos desde quando era jovem e trabalhava como mecânico, depois motorista, balconista e vendedor de lanches. Sempre alegre tinha o sonho de um dia ser administrador só não sabia que seria um líder político dos mais carismáticos na região do médio sertão maranhense. Esse carisma o levou a ser convidado para se candidatar ao cargo vereador no seu município, onde exerceu por dois mandatos, foi também eleito prefeito por duas vezes e ainda como deputado estadual na Assembleia Legislativa representando o sertão como ele gosta de definir a região localizada a oeste do Maranhão. Zé Mário foi o prefeito que mais desenvolveu um município na região do sertão. Nessa reportagem Zé Mário fala dessa busca e da vontade de desenvolver ainda mais a região que há anos (desde Temistócles Teixeira-Deputado federal pelo ARENA-1967 e 1983) não tem um representante de raiz do sertão na Câmara de Deputados Federal. Zé Mário disse que os líderes políticos da região não o estão apoiando e que a campanha dele é feita na raça e na coragem com a colaboração de grupos de pessoas que estão se libertando das lideranças tradicionais. Afirma que Roseana Sarney está fazendo um bom governo e que Lobão Filho vencerá as eleições para governo no Maranhão. Zé Mário (PSDC) faz parte da coligação Democrata Trabalhista que tem os partidos PSL,PSDC,PRP,PTN, PRTB e faz parte do grupo de apoio ao candidato ao governo do Maranhão, Lobão Filho.

DSC03127A entrevista foi concedida ao editor deste site, jornalista Léo Lasan, na sexta-feira (15/08) no Restaurante Vale do Amanhecer (aeroporto) em São João dos Patos.

Paraibanonews.com: Zé Mário Para início, fale de sua campanha para deputado federal… Como você define os trabalhos da sua campanha?

Zé Mário: Olha, a nossa campanha se parece muito com a campanha do ex-candidato a presidente do Brasil, Eduardo Campos (falecido recentemente) a proposta de governo dele para o Brasil, era de que a gente precisava mudar o sistema político brasileiro, e o meu projeto político é que nós precisamos ter um representante para o sertão do Maranhão, na linha de que um maranhense, sertanejo, brasileiro, para ter um representante na Câmara Federal… Ou seja mudanças…

Paraibanonews.com:  Qual é o foco político da sua candidatura, o senhor iniciou há muito tempo um slogan que se intitulava: Zé Mário sempre presente, agora mudou para um novo slogan…

Zé Mário: Então. A coisa que estou fitando é de ser um olho do sertão a favor do Maranhão na Câmara de Deputados Federal… precisamos mudar a realidade da nossa representatividade, há muitos anos que não temos um representante do sertão o último foi o Temístocles Teixeira (1967 e 1983)…Algumas pessoas podem até dizer que depois de Temístocles, o outro representante do sertão na Câmara Federal foi o colinense Carlos Brandão, mas eu não concordo que o Carlos Brandão seja um sertanejo daquele que nosso povo chama de “caba da peste”, ele o Carlos Brandão é colinense mais mudou-se para a capital… quando fui deputado estadual nunca deixei de morar em minha cidade… Então caboclo do sertão depois de Temístocles Teixeira só Zé Mário…

Paraibanonews.com: Sim… Mas qual é o seu projeto político como Deputado Federal?

Zé Mário: … Antes de falar do meu projeto político quero acrescentar que primeiro o eleitor tem que ver a história política do candidato antes de votar… então a partir dessa pesquisa o ele vai analisar e decidir  e aí no meu caso específico mostro que como político tenho uma história positiva… Em 1994 ganhei uma eleição para deputado estadual e fiquei como primeiro suplente e veja que eu era um vereador de 308 votos quando me candidatei a deputado estadual e passei dos 308 votos para 5.080 votos… eu já tive 7.200 e poucos votos em São João dos Patos como candidato a prefeito e o meu sucessor (Dr. Waldênio Sousa atual prefeito de São João dos Patos) teve mais de 8 mil… Essa é uma história positiva dedicada a coisa pública… Então em São João dos Patos temos exemplos de como buscar e conseguir recursos e obras para o sertão, como é o caso da UPA e do IFMA, o nosso projeto político destaca mais renda, moradia, infraestrutura principalmente na área da educação com escolas com regime integral para os alunos, trazer a UEMA-Universidade Estadual do Maranhão e se possível a UFMA- Universidade Federal do Maranhão, e esses benefícios devem ser para a região independente de ser em São João dos Patos, Colinas, Paraibano, Pastos Bons, Mangabeiras, Presidente Dutra ou outro município onde quer que seja, mas que os benefícios sejam instalados em na nossa região…

DSC03129Paraibanonews.com: O senhor não está repetindo o discurso de outros candidatos?

Zé Mário: Não. Se nós passarmos com esse projeto ele vai ser colocado em prática, e entendemos que essa é a saída para mudar a realidade e necessidade de nossa região e a representatividade do sertão do Maranhão, infelizmente muitos políticos não conseguem ver isso como um grande feito, inclusive começando nas bases, os municípios, existem muitos programas federais que podemos conseguir para nossa região, a gente percebe que existem prefeitos que ainda estão engatinhando e precisando desses representantes na Câmara Federal, um exemplo é trazer para cá oportunidades para formarmos mais profissionais, o IFMA é um exemplo que como prefeito conseguir atrair para São João dos Patos e hoje esse mesmo IFMA já tem um anexo em Mangabeiras… A minha vontade é de termos mais profissionais na área de vendas, saúde, magistério, etc. Precisamos ampliar os cursos de formação técnica, e repito, tentar trazer as universidades estadual e federal para nossa região. É necessária e urgente e esse é um dos carros chefes do meu projeto político…

Paraibanonews.com:  Mas se o povo sabe disso por que a maioria das lideranças políticas da região não está apoiando o senhor nessa eleição?

Zé Mário: Veja bem. Existem situações que são plausíveis… As vezes tem prefeito que já recebeu alguns benefícios de um deputado e isso o incube também de ajudar esse deputado e aí fica a dependência de conquistar votos para essa pessoa…

Paraibanonews.com:… Mas existem casos em que o líder político apresenta candidatos sem nunca ter recebido benefício do mesmo, inclusive do povo nunca ter ouvido falar do candidato, como explica isso?

Zé Mário: … Há casos que não precisa desse vínculo e nós sabemos o porquê e não precisa arrodearmos e tentar enganar o eleitor… Nesses casos que você falou é preciso ter recursos mesmo, dinheiro… O candidato tem que dar dinheiro até mesmo para as lideranças fazerem os trabalhos de campanha…

Paraibanonews.com:  Nas cidades próximas a São João dos Patos, o que se nota é que os prefeitos e líderes políticos cada um tem seus candidatos e não se observa esse apoio à candidatura do senhor… Como está a sua campanha por aqui e de quem está vindo o apoio?

Zé Mário: Existe apoio sim, não é um apoio de grupos de lideranças tradicionais, a nossa campanha está inovando por vir da vontade e independência do povo, o povo está se libertando e com vontade de mudanças, percebo isso onde chego e sou abraçado por grupos de lideranças jovens, de associações de moradores, de amigas e amigos e vou te dar um exemplo de municípios que estão me deixando muito feliz, muitas dessas pessoas em São Raimundo da Mangabeiras, Sambaíba, São Félix de Balsas,Benedito Leite, São Domingos, Pastos Bons, Mirador, Imbipira e Cocos, Sucupira do Norte, Passagem Franca, Buriti Bravo, Colinas, São Francisco, Matões, Parnarama,Barão do Grajau,Sucupira do Riachão… Olha Lasan, são tantos os lugares que peço desculpas se não tiver mencionado aqui algum, que sempre nos recebe com muito carinho e palavras de incentivo… e agradeço a todos.

DSC03128Paraibanonews.com:  Mas em Paraibano até o momento não se ouviu oficialmente o apoio dos líderes políticos à sua candidatura… Por quê?

Zé Mário: Olha deixa eu te falar…Lá em Paraibano eu estou esperando uma grande votação… Em junho em uma pesquisa realizada o meu nome apontava como em primeiro lugar… Se não houver interferências de líderes políticos para mudar o voto dos eleitores de Paraibano, você vai ter uma bela surpresa…

Paraibanonews.com:  Como assim interferência de lideranças política?

Zé Mário: … Interferência na condição de um cidadão ou cidadã, uma pessoa que queira votar em Zé Mário e ser influenciado a mudar de vontade… Então eu espero que a prefeita Aparecida Furtado, o Olivan Coelho e o Pitó que são grandes líderes políticos de Paraibano que eles não tirem essa vontade política do eleitor… eu acredito em todos eles, assim como acredito no Gordinho da Passagem Franca, no Cid Costa de Buriti Bravo, que não vão interferir na vontade do povo, até por que sabemos que o sentimento do voto vem do coração e não podemos tirar esse sentimento do peito dos eleitores por caprichos políticos nossos… e eu acredito que Deus irá me iluminar para que as pessoas votem em mim para termos a oportunidade de conquistar dias melhores para o nosso povo do sertão e do Maranhão.

Paraibanonews.com:  Em São João dos Patos ainda existem dúvidas a respeito do apoio do atual prefeito Dr. Waldênio Sousa quanto à sua candidatura? Ninguém melhor do que o senhor para responder a essa pergunta: Dr. Waldênio está lhe apoiando ou não?

Zé Mário: Olha! Veja Bem!…É verdade que o prefeito de São João dos Patos Dr. Waldênio está votando comigo e eu aceitei o convite dele de votar comigo… e não poderia ser diferente… Nós somos um grupo de pessoas, temos aí oito vereadores e poderemos chegar a nove, temos o prefeito e a vice-prefeita, então é um grupo grande e importante… Muitos acham que foi tarde o apoio, mas eu acredito que não tenha sido tarde, por que tarde é depois que se morre…É verdade que o prefeito Dr. Waldênio esteve por um determinado período distante de mim, mas agora graças à Deus ele resolveu mudar de opinião e votar para mim para deputado federal e eu agradeço muito, por que você sabe! O político que não agradece, que renega voto, esse não é um grande político e eu acho que não poderia de jeito nenhum e também as pessoas não me perdoariam se eu dissesse que não queria o voto do prefeito de minha cidade, até mesmo por que e você sabe que ele foi eleito por nosso grupo, pelas nossas lideranças, pelo nosso povo de S.J. dos Patos, esse mesmo povo que aprova o trabalho de Zé Mário quando prefeito… Então eu acho muito bom o apoio, não tenho nenhuma restrição, só agradecimentos.

Zé Mário Foto/Arquivo Léo Lasan
Zé Mário Foto/Arquivo Léo Lasan

Paraibanonews.com:  Zé Mário, além do apoio do prefeito Dr. Waldênio, o senhor recebeu há poucos dias o apoio vindo de alguns líderes da oposição, a exemplo do Dr. Alexandre e do vereador Cidielson, como foi a articulação para que isso acontecesse?

Zé Mário: O Dr. Alexandre é um entusiasta do desenvolvimento. Dr. Alexandre é um homem público por excelência, ele consegue ver a importância de um deputado federal para a nossa região e ele mesmo me convidou: “Zé Mário eu vou estar com você”… E como o vereador Cidielson é ligado ao partido de Dr. Alexandre, nós também conversamos e ele acompanhou a decisão de Dr. Alexandre, e aqui eu agradeço muito aos dois por entenderem e se dedicarem a esse projeto do sertão federal… Eu não tenho palavras para agradecer pela opção de votar comigo.

Paraibanonews.com:  Zé Mário com quantos votos o senhor pode ser eleito?

Zé Mário: Nós vamos trabalhar em cima de 300 mil votos e desses 300 mil nós precisamos em torno de 15% deles que chegaremos a 45 mil votos na nossa coligação e podemos começara a disputar a partir de 35 mil votos… Então com 35 mil votos já estamos disputando, e faço esse apelo a você que é do sertão, mesmo que não esteja morando aqui  que sabe das nossa luta e capacidade, vamos colocar o olho do sertão na Câmara Federal a favor do Maranhão… Peço o seu voto de confiança.

Paraibanonews.com:  Em relação a campanha para governador do estado, o senhor faz parte do grupo do candidato Lobão Filho, porém as pesquisas apontam o candidato Flávio Dino na frente, como o senhor avalia essa situação?

Zé Mário: Apesar deste momento, as pesquisas ainda estarem desfavoráveis a Lobão Filho, acredito que logo o quadro vai se reverter, acredito que há tempo, agora que as lideranças começaram o corpo a corpo com as visitas e diálogos com os eleitores vai haver mudanças e te afirmo: “Acredito na vitória de Lobão Filho”…

Paraibanonews.com:  O que leva o senhor a acreditar na vitória de Lobão Filho?

Zé Mário: Partindo do princípio do elo político que nos apoia, a maioria dos prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, todos a favor desse projeto político, então eu não tenho a menor dúvida de que vai dar certo… Essa sustentação política de um governo que é de extrema importância tanto estadual como federal é necessária temos, os políticos experientes e de grandes feitos no Maranhão e Brasil, temos lá o Gastão Vieira que deve ser o novo senador, já temos dois senadores eleitos, então essa estrutura de apoio de lideranças o povo se identifica, é por isso que eu creio na campanha de Lobão Filho, com o esforço de todos para um resultado positivo… A decisão do povo do Maranhão vai dar a vitória de Lobão Filho e eu acredito que ele é o melhor para o Maranhão…

Zé Mário e Roseana Sarney na inauguração da UPA-SJP em 2010 Foto:Léo Lasan
Zé Mário e Roseana Sarney na inauguração da UPA-SJP em 2010 Foto:Léo Lasan

Paraibanonews.com:  O senhor não mencionou o apoio da governadora Roseana Sarney à Lobão Filho…

Zé Mário: …O povo maranhense tem a consciência da importância do governo de Roseana Sarney que está fazendo o melhor governo dela, será transferida em votos para Lobão Filho, o povo apoia o governo de Roseana Sarney, somos todos testemunhas disso…

Paraibanonews.com:  Desculpe Zé Mário, mas não é bem assim o que é mostrado pela mídia…

Zé Mário: … É claro que houveram falhas, mas se formos analisar bem, houveram melhorias na educação, na saúde e em outros setores…

Paraibanonews.com:  E em nossa região como está essa estrutura de apoio a Lobão Filho, como as lideranças daqui estão trabalhando?

Zé Mário: Na mesma linha das pessoas que fazem a campanha de Lobão Filho, que é a linha da liderança, portanto os líderes da nossa região que apoiam o candidato Lobão Filho estão trabalhando em seus municípios…

Paraibanonews.com:  Mas é um trabalho que só começou agora há menos de quarenta e cinco dias das eleições, por que essa eleição demorou tanto a acontecer nas ruas?

Zé Mário: O brasileiro tem mania de copiar os americanos… A gente tem visto que as campanhas na Europa e nos Estados Unidos entram na mídia para valer em torno de trinta dias e quando a gente se espanta já é dia de votação… Porém aqui no Maranhão as eleições começaram há muitos meses e até há alguns anos desde a última eleição, só que em jogadas de bastidores… Um exemplo: desde a eleição de 2010 que o Flávio Dino é candidato… Do lado do governo primeiro foi o Luis Fernando, depois o Lobão Filho, então não está parado, estava se fazendo jogo de bastidores, que também é salutar, óbvio e necessário, depois dos bastidores vem o jogo da conquista do eleitor, do povo, que é dizer o que, fazer o que e dizer por que… é o momento de partir para o corpo a corpo para conscientizar a população da importância do voto e do nosso trabalho em prol de todos.

Paraibanonews.com:  Zé Mário, obrigado pela entrevista e fique à vontade para as suas conclusões?

Zé Mário: Quero agradecer pela oportunidade e aproveitar para pedir a todos que estão lendo essa entrevista que reflita e lembre-se o quanto é importante o nosso projeto que é do sertão para o Maranhão, que é um projeto plausível, que é possível e só depende de nós, sertanejos, trabalhadores, então peço o seu voto de confiança, seja você maranhense, e sertanejo. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *