quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUES

Dom Enemésio Lazzaris Inaugura Igreja na Vazante e Reforma da Matriz em Paraibano

Procissão na Vazante do Zé Batista Foto:Leo Lasan
Procissão na Vazante do Zé Batista
Foto:Leo Lasan

A igrejinha de Nossa Senhora do Carmo no povoado Vazante (Paraibano) foi inaugurada na tarde desse sábado, 24 de janeiro. Os moradores de vários povoados e cidades vizinhas receberam o Bispo Dom Enemésio Lazzaris da Diocese de Balsas que acompanhou procissão da santa e caminharam aproximadamente 3 km. por estradinhas bucólicas que serviu de inspiração para a fala do bispo durante celebração: “Ainda vejo pés de sapucaia e um verde exuberante… Devemos preservar a natureza” disse o bispo que também é presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e chamou a atenção para a questão ambiental (o site Paraibanonews está editando entrevistas, texto da missa e detalhes sobre a inauguração e reforma da matriz e postará nessa próxima semana).

A inauguração da igrejinha na Vazante teve missa presidida pelo bispo e pelos padres Iran Gomes e Felix.

Dom Enemézio na Igrejinha da Vazante Foto:Leo Lasan
Dom Enemézio na Igrejinha da Vazante Foto:Leo Lasan

A Igreja ficou repleta de fiéis que chegaram desde cedo, alguns acompanhando a jovem Ana Beatriz, sobrinha do vereador Magão presidente da Câmara Municipal de São João dos Patos. A jovem cumpria promessa (caminhou 30 km.) a promessa foi por ter  passado no vestibular para o curso de medicina, quem acompanhou na caminhada foi o médico Dr. Fabrício (veja reportagem nesse site) a enfermeira Lurdinha Barbosa, a professora Júlia Maria e parentes. Os familiares da jovem e do vereador moram na Vazante, local onde estava sendo inaugurada a igreja de Nossa Senhora do Carmo.

A moradora Salomé uma das pessoas que mais se empenhou para a construção da igreja, concedeu entrevista ao site onde agradecia a comunidade pelo empenho e falou sobre o motivo do nome do templo católico. Outra personalidade que concedeu entrevista ao site foi o advogado e promotor José do Egídio que contou a história do povoado, das famílias e do resgate e importância do local como berço de grandes profissionais nas áreas de medicina, direito, etc.

Na celebração, Dom Enemésio fez questão de agradecer o empenho das comunidades que conduziram os trabalhos até a implantação da igreja.  Ao final da celebração houve leilão e muita alegria pela conquista de um local religioso.

Fiéis no inicio da procissão - Vazante do Chico Barros  Foto:Leo Lasan
Fiéis no inicio da procissão – Vazante do Chico Barros Foto:Leo Lasan

A noite na matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Paraibano houve celebração do bispo agradecendo aos fiéis pela reforma que deixou a igreja mais moderna e agradou aos religiosos.

A igreja matriz, teve pinturas em cores claras, bancos e iluminação novas, foi substituídas as antigas portas e janelas de madeiras por materiais em vidro, dando um ar mais leve ao ambiente religioso.

Todos os detalhes você encontrará na reportagem com fotos que está sendo editada por este site.

Igreja Matriz de Paraibano Foto:Leo Lasan
Igreja Matriz de Paraibano
Foto:Leo Lasan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *