quarta-feira, abril 24, 2024
DESTAQUES

Cuidado! Eles Estão Chegando!

bois br 135 foto leoCuidado! Eles estão chegando e podem cair sobre a sua cabeça! Estamos falando do candidatos paraquedas, aqueles que nunca vieram a sua cidade e de repente aparecem com seus sorrisos kolgates e abraços rápidos, como se fossem velhos conhecidos. Tem até aqueles que são filhos da terra e se acham irmãos sem nunca ter comungado com você.

Ultimamente em Paraibano, a cena tem causado ciúmes nos “paulistês do Gongó” que sempre vieram na época de bois gordos derrubados na areia do parque. O sentimento chato é que dessa vez os paulistês com seus tênis de marca e meias brancas, estão disputando a atenção do povão com candidatos paraquedistas e até candidatos manjadíssimos. Não é justo. Os paulistês se matam em Sampa durante um ano, pegam o buzú (alô Marilene Turismo!!) para vir gastar o dinheirinho na terra do Gongó e de repente tem que dividir o palco com os candidatos que pisam pela primeira vez o solo sagrado da plebe… E olha só os carrões deles? Ninguém merece, mano! De mentiras em mentiras as dos paulistês são mais sinceras do que as dos forasteiros das urnas, pelo menos não vai prejudicar durante quatro anos…

Antigo Campo de Avião  Foto:Lasan
Antigo Campo de Avião Foto:Lasan

Paraibano há muitos anos não tem aeroporto (o campo de avião virou terreno de eleição) mas o que tem de candidatos paraquedistas pousando nessa terra, é de lascar. Eles vem com a inacreditável promessa que “dessa vez” nossa cidade vai melhorar caso “ele” seja eleito… Como se o povo ‘nunca’ tivesse ouvido tal promessa… Deve ser a eterna piada política e aí o povo começa a rir. Aliás é de morrer de rir, por que morrer de fome é mais triste diria orgulhoso o maranhense do bolsa família e da conta de luz paga pelo governo e da conta da falta de água paga pelo coitado.

Esse ano de 2014 é atípico, “foi” o ano da Copa, é ano eleitoral e em Brejo dos Paraibanos é ano de vaquejada (de 3 dias) em que alguns políticos vão vir para ver o curral (eleitoral), quer dizer a Vaquejada. Ôpaa! Tem boi na pi$ta.

Se prepare! “Eles” vão começar lá pelas barraquinhas de palha onde os miseráveis estarão bebendo marófa com farofa e mostrando seus sorrisos banguelados em puro deleite para esquecer os “probrema” de casa… e se de repente o candidato aparecer, que maravilha, que felicidade! ele apertou minha mão! E tava acompanhado com o político daqui! Esse sim está ajudando nossa cidade!”… Mal sabe o coitado que esse mesmo político esteve há dois anos, fazendo o mesmo percurso, na mesma barraquinha, (pedindo apoio na eleição para prefeito) e que agora só mudou o tamanho do sorriso, agora mais largo e mais hipócrita afinal o candidato da vez é “ele”… Helô plebe! Acorda que o mundo mudou mas o Brejinho de açúcar não! As barraquinhas ainda são as mesmas, mas existem mansões que foram feitas ou compradas além das areias do parque e o seu voto foi barato pra você, mas deu uma grana e tanto para os que vão apertar a tua mão de novo ou então pela primeira vez, e não se assuste “ele” vai estar cercado por um batalhão de assessores e puxa-sacos, todos felize$$$, que rirão da sua marófa, quando estiverem bebendo whisky de 600 reais e enojando tanto churrasco. Como diria o político rico: “Essa é a vida!” no que o miserável da farófa pensará: “Eitaaa vidão, quando eu chegar em casa num vai ter nem  fêjão” e nem lembrará em qual deputado votou na última eleição. Mas como diz a música de Zé Ramalho: “Êêhhh! Vida de gado… O povo é marca do ê, povo feliz”. Enquanto isso os paulistês continuam chateados, a concorrência é desleal e se preparam para comprar a passagem de volta no buzú, com o bucho cheio mas com os bolsos vazios. Mas em outubro nós esquecemos tudo e vamos votar no político que apertou minha mão e até me deu um abraço! Só não me lembro se já votei nele se foi em 2010, 2012…Nem sei mesmo o que ele fez por minha cidade? Mas o que importa? O senhor prefeito(a) disse que ele tá ajudando, então eu acredito, mesmo não vendo onde ele fez alguma coisa…Por que nesse curral eu sou mais um boi… E boi é pra ficar no curral senão o patrão manda perseguir e capturar, afinal boi não sabe ler a cartilha do senhor, só tem a obedecer…Que felicidade!

E vamos continuar ouvindo o locutor do parque gritando: “…segue a dupla, pela direita, agora o boi corre pela esquerda, vai lá! Pegou no rabo do boi, torceu… derrubou! Boi na pista! Mas um que vai pra urna. Que felicidade!” Daqui a dois anos tem mais, e se até lá as vacas serão gordas ou magras, depende de você. Valeu boi, valeu o voto. Que felicidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *