quarta-feira, abril 24, 2024
DESTAQUES

CONVEÇÃO DO PCdoB EM PARAIBANO

jkO presidente do PCdoB no Maranhão, o jornalista colinense Márcio Jerry, esteve na região do médio sertão maranhense neste final de semana. Na sexta-feira (2) esteve na região de Barão do Grajaú, no sábado (3) em  São João dos Patos, Pastos Bons, Paraibano e Buriti Bravo, no domingo em Colinas. A maratona de Jerry, serviu para mostrar uma situação política nesses locais: A falta de assistência do governo na região. Até o momento (10 meses depois) o governador Flávio Dino ainda não visitou a região e os pedidos políticos se acumularam e estão avançando rumo às urnas daqui a doze meses. Os aliados da campanha vitoriosa de Flávio Dino, estão com um baú de cobranças e aproveitaram a passagem do secretário de articulação política de Flavio Dino para externarem seus pedidos. O momento deveria ter com foco as Convenções do PCdoB na região, mas a luz sobrecaiu sobre as cobranças políticas prometidas nas campanhas de 2014. Márcio Jerry chegou a lembrar que não estava em viagem como secretário do governo, mas sim como presidente do PCdoB, durante visita e encontro com a prefeita e vereadores de Paraibano na Câmara Muncipal. Mas não adiantou, teve mais cobranças que números de afiliados ao partido.

Em Paraibano não foi diferente. Durante a tarde de sábado, após recepção na sede do Sindicato dos Professores, a comitiva e convidados se reuniram sob uma frondosa mangueira no quintal da casa da presidente do PCdoB local, professora Geralda Alves. Alí se viu e ouviu mais pedidos que afiliação ao partido. Na verdade as fichas do PCdoB foram preenchidas com antecedência, para houvesse mais tempo para os discursos.

Abaixo os principais trechos dos discursos dos aliados, durante o encontro.

O vice-presidente do PCdoB em Paraibano, professor Amaury Carneiro, abriu o encontro realizando a composição da mesa. Após agradecer a todos convidou a presidente do partido comunista professora Geralda a se pronunciou.
Geraldo Alves disse que os professores resolveram receber a convenção do partido na sede do sindicato do SIMPROESEMA, por que foi naquele local que nasceu ojj PCdoB em 2005 em uma luta bem pequeninha, no fundo de quintal, destacou  Julio Guterrez responsável pela implantação do PCdoB  no município. Geralda disse: “Então, nós do Partido Comunista do Brasil, sentimo-nos felizes em fazer essa Convenção Municipal na certeza de permanecermos a um grupo que se coloca à disposição para buscar algo melhor para o desenvolvimento do nosso povo… aqui traçamos metas que certamente marcarão o coração de todos que se envolvem. Registramos mais uma vez a presença dos partidos convocados pelo nosso companheiro Amaury e dos correligionários assim como os prefeitos, a vice-prefeito Rejany e sua mãe Mariinha Gomes, Dr. Manoel Santana, dos companheiros de São João dos Patos, dos prefeitos e dos companheiros de Paraibano e de municípios vizinhos.Quero afirmar que o povo que confia em nosso trabalho, o propósito que temos em fazer valer a característica da responsabilidade pela qual nosso partido é conhecido, queremos dar segmento a essas obras que executamos para que novas ideias surjam e que tenhamos em mente os nossos propósitos para trabalhar, lutar e vencer. Que essa Convenção seja vertente de conhecimentos sobre nosso plano de trabalho, enobrecendo e fazendo jus ao nosso conceituado partido o PCdoB” discursou Geralda, que  fez referência ao ex-prefeito José Rodrigues e agradeceu  Lú Rodrigues (PP). A presidente do PCdoB municipal lembrou “Assim como o Estado mudou, Paraibano também clama por mudanças… Está aqui o Márcio Jerry, uma grande representação do grupo de oposição, e daqui do município sairá um candidato bem fortalecido, ainda não sabemos se sairá do PCdoB, mas isso não importa, o que importa é que seja desse grupo unido, que está desde janeiro se reunindo e hoje são dez partidos aliados ao PCdoB, onde estão fazendo os trabalhos nas comunidades e que com certeza essa união será repassada ao governador Flávio Dino”.

Geralda Alves
Geralda Alves

Amaury Carneiro leu mensagem onde frisou que o PCdoB busca trabalhar para que tenham uma sociedade mais justa, e que também os partidos alinhados possam fortalecer a luta política sem jamais esquecer os ideais democráticos. Amaury lembrou e agradeceu ao secretário adjunto Ronaldo Chaves que muito contribuiu para a formação da comissão do PCdoB em Paraibano, atualmente representada pelas professoras Geralda Alves e Maria Aparecida (Çida) pelo advogado Dr. Manoel Santana, Ferdinan Vieira e o próprio Amaury Carneiro e todos os afiliados.
O superintendente de articulação política na região Jardel Miranda falou da importância do encontro nas cidades da regional do médio sertão maranhense, destacou a filiação de alguns prefeitos e ex-prefeitos e considerou que a maioria dos municípios agora são vermelhos com fé e coragem, e que o PCdoB é um projeto político vencedor.
O ex-candidato a prefeito por Paraibano Olivan Coêlho justificou seu voto em Flavio Dino: “Eu votei e fui um soldado da linha de frente na campanha de Flávio Dino, porque eu acreditava e confiava que Flávio Dino venceria as mazelas de um estado acabado… Eu comparo como uma garrafa de água que cai no chão e se espedaça… Demora muito a juntar os pedaços. Todavia ao longo de oito anos (Olivan previu a reeleição de Flávio Dino) o governo de Flávio Dino vai ficar na história do Maranhão, vai tirar o Estado dos piores indicadores e elevar para ser destaque em nível nacional…é por isso que votei em Flavio Dino e é por isso que me inspiro politicamente em Flávio Dino” afirmou Olivan Coelho comparando suas candidaturas em 2012 e futuramente em 2016 como a persistência de um sonho que pode virar realidade: “Hoje sou pré-candidato a prefeito de Paraibano pelo partido REDE da Marina Silva. Minha luta e determinação vai ser uma sequência, assim como foi a sequência política de Flávio Dino, que não desistiu na primeira, nem na segunda vez, para ser vitorioso na terceira vez… Pois,bem! eu não vou desistir jamais de ser prefeito de Paraibano” determinou Olivan Coêlho.

Olivan
Olivan

Sebastião Pitó ex-prefeito de Paraibano (2008/2012) recordou a coincidência da data da Convenção do PCdoB em Paraibano com a data da vitória de Flávio Dino ao governo do Maranhão: “Quero dizer Márcio Jerry que a sua visita em Paraibano é muito importante, pois faz um ano, daqui a dois dias, dia cinco de outubro, aquela data no ano passado, quando estávamos aqui em Paraibano e no Maranhão inteiro na grande correria e na dúvida  se Flavio Dino iria ser eleito… E sabíamos que seria difícil porque dos 217 municípios maranhenses, só 17 prefeitos estavam do lado de Flávio Dino, os outros 200 prefeitos estavam do lado do governo, inclusive aqui em Paraibano, é bom que a gente não esqueça disso… Na última hora, apareceram mais 3 município para fazer 20… O motivo sabemos. .. Os coitados dos prefeitos esperaram até a última hora pela liberação da segunda etapa do financiamento do BNDS, que não foi liberado e os prefeitos não puderam dar votos ao candidato do governo… Eu nunca vi nenhuma urna cheia de dinheiro, já vi de votos (risadas)… E foi aí que Deus nos ajudou e nós elegemos Flávio Dino governador… e hoje você está aqui representando o nosso governador…
Ainda no início da campanha de Flávio Dino estivemos eu e Dr. Zequinha em Presidente Dutra em uma grande carreata e lá eu marcava um encontro com Flávio em São Luís… estivemos lá juntamente com o Marcelo Tavares e em conversa muito rápida o Flávio Dino me perguntava: Pitó por que você ainda não se decidiu me apoiar? E eu respondia que era por que fazia parte de um grupo que estava esperando alguma coisa e até aquela hora não tinha visto nada, então a partir daquele encontro eu já me tornei eleitor de Flávio Dino… depois em conversa com o Ronaldo Chaves ele me perguntou qual eram as necessidades de Paraibano? Eu disse são poucas, por que saúde você já sabe que é necessidade nacional, mas em Paraibano a maior necessidade ainda é a água… e ele perguntou: nunca resolveram isso? E eu dizia que toda semana eu ia na CAEMA, falava com o diretor, tinha promessa de visitar Paraibano para resolver a situação de água e até hoje ainda espero a visita do presidente da CAEMA, que até já mudou…
Então Márcio Jerry eu queria que você lembrasse ao governador Flávio Dino que com dois poços profundos se resolve o problema de água na cidade de Paraibano e nos interiores precisam de expansão e manutenção dos poços que já tem… é isso que quero lhe pedir, pois não sei quando vai ter outra oportunidade como essa, pois isso já estou cobrando para que você transmita esse recado ao governador… Pois eu acredito que Paraibano foi um ponto de referência regional em termos de votos para eleger Flávio Dino… Talvez tenha sido a cidade do sertão com importante índice de votos na campanha vitoriosa, ficando só atrás de Pastos Bons que deu um pouco mais de votos… Então acho que podemos cobrar e dizer o que eu disse a ele: Os maranhenses estão lhe dando oportunidade de mudar a cara do Maranhão, que está com 50 anos que uma só família manda e eu quero que em 2016 o senhor nos ajude a mudar a cara de Paraibano que tem uma história idêntica a do Maranhão (Pitó foi aplaudidíssimo nesse momento)… Quero afirmar ainda mais, que a oposição em Paraibano está unida sim! Não interessa como disse a professora Geralda, de onde vem o candidato, desde que seja de um partido de nossa coligação, e precisamos da ajuda do governo, dos deputados que votamos, de todos, para mudarmos a cara de Paraibano para que se largue essa história de dizer que só uma pessoa pode mandar 50 anos em um município… Hoje não estou filiado ao PCdoB por que é muita gente da minha família filiada e acho que se ficar em um só partido, o tumulto vai ser muito grande (risos)… A oposição são dez partidos, mas todos são um só, todos falam a mesma língua e de hoje a 365 dias com fé em Deus estaremos comemorando o que estamos plantando hoje… Estamos prontos para com a ajuda de todos vencermos essa luta.
Então nessa sua passagem hoje por Paraibano, é a lembrança da história da eleição passada e saiba que os eleitores que votaram em Flávio Dino, permanecem eleitores de Flávio Dino, não corram atrás de dois, por que vocês podem perder os dois… “Segura o que já tem, que Deus lhe acompanhe nessa sua caminhada” finalizou Sebastião Pitó.
Amaury Carneiro reafirmou que essa é a primeira vez que a oposição se reúne com antecedência de um anoem Paraibano. A presidente do PCdoB em Paraibano, professora Geralda Alves mostrou as fichas de filiação com nomes dos ex-prefeitos José Rodrigues, Francisco Castor, do ex-vereador Francisco Leite e do professor Marcos do Pereira, de Antonio Marcos e sua esposa Lena, todos filiados ao PCdoB: “Alguns desses nomes, sairão pré-candidatos a vereador… José Rodrigues não deseja ser candidato a prefeito de Paraibano, mas está no grupo apoiando todos” disse Geralda justificando a ausência de José Rodrigues em viagem a Brasília participando da posse do novo Ministro da Saúde.
Olivan Coêlho pediu uma ressalva para acrescentar dois pedidos a serem levados para o governador do Maranhão. O primeiro que os povoados Barreiro e Adão Campos fossem beneficiados com poços artesianos.
Amaury Carneiro pediu pavimentação entre a sede do município e o bairro Marajá.Pitó e JerryO DISCURSO DO SECRETÁRIO DE ARTICULAÇÃO POLITICA DO GOVERNADOR DO MARANHÃO, JORNALISTA MARCIO JERRY, NA CONVENÇÃO DO PCDOB E NA CÂMARA DE VEREADORES SERÁ POSTADO AINDA NESTA SEMANA COM EXCLUSIVIDADE AQUI NO PARAIBANONEWS.