sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUES

SÃO JOÃO DOS PATOS: URE PROMOVE ENCONTRO PEDAGÓGICO PARA GESTORES ESCOLARES

A Unidade Regional de Educação (URE) São João dos Patos, objetivando alinhar as ações para as escolas da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2019, realizou, nesta quinta-feira (24), o I Encontro Pedagógico para Gestores Gerais e Adjuntos Pedagógicos, administrativo/financeiros e supervisores. Mais de 50 educadores participaram da reunião para alinhamento e planejamento, como destacou a gestora da Unidade Regional de Educação de São João dos Patos, Geralda Alves. O encontro aconteceu no Centro Educacional Integrado Josélia Almeida Ramos, durante todo o dia desta quinta-feira.

Geralda Alves disse que o gestor escolar tem como responsabilidade principal coordenar as diferentes áreas da escola, integrar os resultados gerados por todos e também educar a sua equipe pelo exemplo e pelo trabalho, disse ainda que os gestores são o braços do secretário estadual de educação, Felipe Camarão e também responsáveis pelo avanço educacional do Maranhão.

Geralda Alves.

Em sua palestra a gestora regional da URE, abordou temas como o posicionamento de cada profissional, como a atitude de cada um enquanto gestor escolar, questionando se a postura é regida mais pela consciência do que pelo método, se o profissional tem se adaptado a cada realidade, entre desafios. Pontuou as atitudes a serem tomadas pelos gestores frente as adversidades, liderança, otimização de tempo e demandas além da missão enquanto gestor. Chamou a atenção para as premissas, como a excelência em gestão, corresponsabilidade, protagonismo, formação continuada e replicabilidade, ou seja, o comprometimento do gestor com a melhoria da qualidade do ensino.

No encontro foram debatidos, o calendário escolar 2019 e os 200 dias letivos, aulões para os terceiros anos do ensino médio com foco no ENEM, apresentado por Alberto Neto técnico pedagógico da URESJP, Apresentação do caderno de orientações pedagógicas pela diretora de educação da URE Marcilene Fonseca, enquanto Regina Celly falou sobre o setor financeiro das escolas, sua aplicação e prestações de contas, Rosenir Lima de Sá destacou em sua palestra o SIAEPE e Monitoramento.

No decorrer do encontro foram discutidas questões como evasão escolar, transporte escolar, Bolsa Família, estrutura física de algumas escolas, reprovação de alunos e os índices educacionais das escolas da URESJP referente a nota do IDEB em 2018.

Das 35 escolas (incluindo seus anexos) que fazem parte da URESJP, muitas foram classificadas com notas A, B, C e D. Cada escola foi desafiada ou incentivada a melhorar os índices educacionais, houve justificativas que foram discutidas em busca de estratégias para mudar o cenário da educação do Maranhão em nível nacional, com objetivos de que o Estado figure entre os melhores índices em educação “Pessoas inteligentes e competentes temos no Maranhão para alcançarmos índices melhores” afirmou a gestora Geralda Alves que através de dados mostrou que o Maranhão teve avanço que em 2015 a nota do IDEB para o Maranhão foi de 2,5 e que em 2017 obteve 3,4 um salto considerável, aproximando da nova meta do IDEB para 2019 que é de 4,0. Para Marcilene Fonseca é preciso trabalhar com excelência de gestão para se alcançar o sucesso. O encontro terminou com a entrega de certificados do curso Mais Gestão oferecido pelo Governo do Estado para todos os gestores da rede estadual que durante todo o ano de 2018, fizeram o curso que teve 300 horas, capacitando ainda mais os educadores do Maranhão.

Reportagem e fotos: Léo Lasan/Paraibanonews.