sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUES

SÃO JOÃO DOS PATOS; SEMED REALIZA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Os municípios que fazem parte da Unidade Regional de Educação de São João dos Patos (URE) devem realizar até o final do mês de fevereiro as Conferências Municipais de Educação. Os encontros, que antecedem as etapas intermunicipais e a Conferência Maranhense de Educação (Comae 2018), deve ter a participação de diversos setores do poder público e da sociedade civil.

O município de São João dos Patos realizou a II Conferência Municipal de Educação Patoense nesta quarta-feira (07) no auditório do Colégio Valmar, tendo como tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação”. Promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

Ver. Ana Paula, prefeita Gilvana e sec. de educação Sheila. Foto:Lasan

Após o credenciamento, houve a composição da mesa solene entre outras programações iniciais. Apresentação cultural do Grupo Recreando e Educação com crianças que tocaram flautas e também apresentação de duas meninas da Escola Municipal Eurico Santos que interpretaram a música “Trem-Bala” da cantora paranaense Ana Vilela.

A palestra magna foi ministrada pelo professor Cícero Pereira dos Santos.

Na parte da tarde houve a leitura e aprovação do Regimento Interno e iniciada a discussão entre os grupos dos oito eixos, para a construção de novos rumos da educação em São João dos Patos.

Palestrante Cícero Pereira

Também foram escolhidos representantes da categoria de professores do município, para irem à Conferência Intermunicipal. O professor de língua portuguesa Cleiton da Silva Corrêa foi um dos escolhidos.

Participaram da II Conferência Municipal de Educação Patoense, a prefeita Gilvana Evangelista, a vice-prefeita Rilda Lúcia, as vereadoras Bidu Santana e Ana Paula Pavan, a secretária municipal de educação Sheila Cristina Ribeiro Ferreira, e profissionais de educação do município.

A comissão organizadora por meio da equipe técnica da SEMED, comissão coordenadora do PME, e o Conselho Municipal de Educação foram os responsáveis pelas excelentes ações do evento.

A Conferência Intermunicipal de Educação tem por finalidade discutir as proposições elencadas pelos municípios participantes, com base no Documento Referência elaborado em 2014 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com objetivo monitorar e avaliar o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14), Plano Estadual de Educação (Lei 10.099/14) e Planos Municipais de Educação, suas metas e estratégias e propor políticas públicas.

A Conferência Maranhense de Educação (COMAE 2018), sob a organização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Fórum Estadual de Educação (FEE/MA), será realizada no período de 02 a 05 de abril, precedendo a Conferência Nacional de Educação (CONAE 2018) e a Conferência Nacional de Educação Popular (CONAPE 2018).

Reportagem: Leo Lasan com colaboração dos professores Cleiton e Eliene da Escola Newton Bello. Fotos Leo Lasan e professora Eliene.

ABAIXO MAIS FOTOS