sábado, abril 20, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: Escola Epitácio Pessoa inicia ano letivo com aula inaugural destacando seu patrono.

Muita alegria, energia e entusiasmo foram proporcionados por estudantes da rede estadual de ensino, nesta quinta-feira (1/02), no Centro de Ensino Epitácio Pessoa em Paraibano, com o primeiro dia de aula do ano letivo de 2018.

O corpo docente da escola recebeu os alunos entre abraços e sorrisos e a diretora Rosa Alves Moreira Brito deu as boas vindas e apresentou o tema da aula inaugural que foi a história do patrono da escola Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa.

A novidade este ano são as aulas inaugurais realizadas na maioria dos Centros de Ensino no Maranhão, com base na Lei nº 3.708 de 27 de novembro de 1975, de autoria do então deputado estadual, Sálvio Dino. A lei regulamentada no ano passado pelo Governo do Maranhão Flávio Dino determina que, no primeiro dia letivo, todas as escolas deverão realizar aula inaugural com ênfase na vida e obra do patrono de cada unidade de ensino. O objetivo é proporcionar aos alunos um maior conhecimento sobre a vida daqueles, ilustres ou não, que dão nomes às escolas que frequentam, e ao mesmo tempo, preservar a memória e a história. Em Paraibano a diretora Rosa Brito fez uma introdução sobre o patrono da escola

Rosa Brito diretora da escola. Foto:Leo lasan

e em vídeo a desembargadora aposentada do Estado, a paraibanense Dra. Eliza Brito (descendente da família que doou o terreno onde está construída a escola) fez um histórico da vida do ex-presidente do Brasil Epitácio Pessoa, contou sobre a homenagem da escola ao nome do paraibanense entre outras informações relevantes.

As professoras Geldiana Santana Dantas e Gessy Santana Dantas proferiram palestra motivacional de boas-vindas aos estudantes no período da manhã e falaram sobre o papel da educação na formação da cidadania, sobre uma reflexão de um texto ” Lição de Vida” de Madre Teresa de Calcutá. No turno vespertino a mesma reflexão foi apresentada pelas professoras Maria Laudeci Dantas da Silva e Marcia Aleluia da Silva Lima e no turno noturno a professora Luzia Ribeiro da Silva e o professor João Antonio Carneiro de Carvalho.

Já no turno vespertino, além das apresentações, o professor Cláudio Henrique Campos leu um poema de Dra. Eliza Brito, ressaltando a história e importância da escola.

“É uma oportunidade que nossos estudantes têm de conhecer a vida e obra do patrono da nossa escola, também das pessoas que idealizaram, sugeriram e lutaram por um nome significativo para a educação do município. Oportunizar a cada estudante, de conhecer a vida e obra, no sentido de valorizar ainda mais os homens e mulheres, que aqui estudaram e hoje são exemplos no nosso município, estado e país. Pessoas comuns que construíram a sua história, tornando-se exemplos no sentido de melhorar a vida de todos nos orgulhando muito”, destacou Rosa Brito durante abertura do ano letivo.

Simonia.

A professora Laudecí Dantas e alunos encenaram peça teatral destacando a vida e obra de Epitácio Pessoa.

A diretora adjunta Simonia Maria da Cruz falou do compromisso e metas que os alunos devem ter para alcançar seus objetivos e exemplificou vários alunos e alunas da escola que passaram em vestibulares, no Enem em várias cidades e ingressarão este ano em cursos superiores.

Caio Martins, diretor de juventude da Secretaria Municipal de Juventude Lazer e Esportes, esteve presente ao evento. Professores e funcionários foram citados nominalmente pela diretora Rosa Brito, sendo aplaudidos um a um pelos alunos. Pais e mães de alunos foram prestigiar o primeiro dia de aula da escola.

Em mensagem ao site Paraibanonews, Geralda Alves gestora regional de educação -URE/São João dos Patos- informou que não pode comparecer ao evento porque estava em compromissos da URE,  disse portanto que indicou duas escolas da região para representar as demais escolas na aula inaugural, a escola Epitácio Pessoa em Paraibano e uma escola em Colinas; “A URE estará visitando as demais escolas em outros momentos, continuamos acompanhando todos os trabalhos desenvolvidos nas instituições de ensino da regional” declarou Geralda Alves destacando que a URE está trabalhando com propostas inovadoras junto à comunidade escolar e exemplificou as rodas de conversas com professores, alunos e pais além da equipe gestora de cada centro de ensino, priorizando sempre a pedagogia da presença. Com isso, conforme afirmou Geralda Alves, percebe-se que tem melhorado os índices de conhecimento e aprendizagens dos alunos: “O trabalho da Pedagogia da presença já iniciou em janeiro em breve chegará as escolas de Paraibano” pontuou a gestora regional de educação.

Em 2014, o Centro de Ensino Epitácio Pessoa, comemorou 50 anos e comemorou. Este ano completa 58 anos e tem sido a escola com melhor desempenho no IDEB no município nos últimos anos. Conforme informações da diretora Rosa Brito, em 2017 a escola teve em média 600 alunos, com boa infraestrutura e um corpo docente de professores todos com pós-graduação e outros em fase de conclusão de mestrado, a escola funciona nos três turnos com o ensino médio.