sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUES

Morre Humberto Coutinho, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Faleceu em Caxias(MA) o deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ocorrido às 20h40 desta segunda-feira (1° de janeiro). Em seus momentos finais, Dr. Humberto foi assistido por sua inseparável companheira de 50 anos, Dra.Cleide Coutinho, filhos, irmãos, irmãs, demais familiares e amigos muito próximos.

Humberto Coutinho não resistiu às complicações em decorrência de um câncer agressivo, contra o qual lutava bravamente há quatro anos.

O corpo do deputado Humberto Coutinho foi velado, no primeiro momento, em sua residência, por familiares. Em seguida, será levado para o Ginásio da Facema, localizado ao lado do conjunto habitacional Eugênio Coutinho, para que a população de Caxias e de municípios da região possa se despedir do seu grande líder. Ao final, será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da cidade, até a capela da família, onde ocorrerá o sepultamento.

Por ordem do Presidente em exercício, deputado Othelino Neto, a Assembleia Legislativa decreta luto oficial de três dias.

Por determinação do governador Flavio Dino, o deputado Humberto Coutinho será velado e sepultado com honras de chefe de Estado, por ter exercido interinamente o cargo de governador do Maranhão (2016) e ter falecido durante o exercício da Presidência do Poder Legislativo Estadual.

Humberto Ivar Araújo Coutinho nasceu em 21 de agosto de 1946, no povoado Pedreiras, município de Matões (MA). Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, começou a exercer a profissão em 1971, promovendo avanços na saúde de Caxias. Criou e mantém, até hoje, a Casa de Saúde e Maternidade de Caxias, juntamente com sua esposa, a médica e ex-deputada estadual Cleide Barroso Coutinho.

Além de dedicação à medicina, Humberto construiu brilhante carreira política, iniciada em 1988 como o vereador mais votado de Caxias. Em 1990 elegeu-se deputado estadual, com reeleições sucessivas nos pleitos de 1994, 1998 e 2002.

Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 2008 com a maior votação da história de um prefeito daquela cidade.

Em 2014 retornou ao Parlamento Estadual maranhense, já consolidado e reconhecido como uma das mais influentes lideranças políticas do Maranhão. Em fevereiro de 2015, foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e reeleito, por unanimidade dos seus pares, para o exercício do biênio 2017/2018.

Consternados, os deputados estaduais para quem o Presidente Humberto se tornou uma unanimidade na política maranhense, lamentam o falecimento do deputado Humberto Coutinho, ao tempo em que se irmanam à dor da esposa, dra. Cleide Coutinho, dos seus filhos George e Georgia, da sua nora Juliane, irmãos, irmãs, familiares, amigos, correligionários e de toda a população de Caxias e do Maranhão, rogando a Deus conforto e força para superarem a perda deste grande lider.

AUTORIDADES LAMENTAM A MORTE DE HUMBERTO COUTINHO

Adelmo e esposa com Humberto Coutinho.  Foto internet

Em nota publicada nas redes sociais, Adelmo Soares, secretário de Estado da Agricultura Familiar lamentou a morte de Humberto Coutinho  a quem considera um exemplo de homem, profissional e político. Veja a nota:

“Um dia triste para o Maranhão. É com profundo pesar que eu, minha esposa Aureamelia Soares, e toda a nossa família, recebemos hoje a notícia da perda do nosso querido *Dr. Humberto Coutinho.*

Um homem que nos deixa um grande legado histórico, político e administrativo na cidade de Caxias e na política do estado. Dr. Humberto sempre teve conduta ilibada, íntegra, sempre em busca de desenvolver o estado do Maranhão.

Exemplo de homem, de profissional, político, administrador, Dr. Humberto construiu brilhante carreira política, como vereador e prefeito de Caxias; e também como deputado estadual, onde exercia, desde 2015, o cargo de Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Em 2005, fui convidado a fazer parte do grupo do Dr. Humberto Coutinho. Fui vereador e líder do governo na Câmara dos Vereadores de Caxias, enquanto ele era prefeito e também exerci o cargo de secretário municipal do Trabalho e economia Solidária, em seu segundo mandato de Prefeito. Essa experiência me proporcionou aprender várias coisas na minha vida; como a seriedade e o compromisso que um homem e um político devem ter.

Lamentamos profundamente a perda desse grande homem e amigo. O Maranhão sentirá muita falta do Dr. Humberto Coutinho. Prestamos nossa homenagem a esse grande maranhense. Meus sinceros sentimentos a sua família, e que Deus o receba com todo o carinho e ajude no conforto da perda desde grande homem”.

*Adelmo Soares, secretário de Estado da Agricultura Familiar.

O médico e ex-prefeito de Paraibano, José Rodrigues (Dr. Zequinha) republicou nota nas redes sociais. Dr. Zequinha era muito amigo de Humberto Coutinho e por diversas vezes foi cabo eleitoral em Paraibano de Humberto e da esposa Dra. Cleide Coutinho onde pediu votos para ambos em campanhas eleitorais para deputados estaduais.

Dr. Zequinha e equipe médica com Adelmo e Humberto Coutinho após cirurgia bem sucedida. Foto retirada da internet data postada 15/12/ 2015 http://portalsinalverde.com