sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEIA ENFERMEIRA E PADRE COM TÍTULO DE CIDADÃO.

Enf. Francijany, Ver. Lucimar Sá, Padre Iran e Ver. Dênis

A Câmara Municipal de Paraibano homenageou,  na manhã desta sexta-feira (15) a enfermeira Francijany Revil e o padre Iran Brito concedendo a ambos o Título de Cidadã e Cidadão Paraibanense. As honrarias foram propostas pela vereadora Lucimar Sá (SD) e pelo vereador Dênis Nascimento (PMN) e aprovadas, por unanimidade, pelos demais parlamentares.

As homenagens fizeram parte da sessão solene de encerramento dos trabalhos do Legislativo no ano de 2017. A cerimonialista Ana Teresa Fernandes conduziu o evento.

A presidente da Câmara Municipal, Elisângela Teixeira abriu a sessão que contou com a presença de dez vereadores e registrou a ausência da vereadora Dênia Sá por motivos justificados. Autoridades, secretários e coordenadores, professores, estudantes, familiares e amigos dos homenageados prestigiaram a solenidade. O vice-prefeito de Paraibano, Francisco Noleto, esteve presente e foi muito elogiado pelos vereadores, pela frequência com que participa das reuniões ordinárias da Câmara Municipal e de eventos públicos. Também presente a  Gestora Regional de Educação Geralda Alves, a articuladora do Selo UNICEFE no município Césia Margarethe e o diretor de juventude da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer Caio Martins.

Vereadores: Dênis, Lucimar, Ricardo Campos, Elisângela, Nilton e vice-prefeito Francisco Noleto.

Após a execução dos Hinos Nacional e Municipal, foram lidas as biografias dos homenageados, sendo o primeiro título entregue à enfermeira Maria Francijany de Carvalho Revil Santana, natural de Pedreiras-MA. formada pela UFMA em 2000, com trabalhos prestados em Arame, Pedreiras, Igarapé Grande e chegando a Paraibano em 2008 a convite da ex-prefeita Aparecida Furtado e sendo aprovada em concurso público municipal em 2009/2010 na gestão do ex-prefeito Sebastião Pereira. Em 2018 a enfermeira completará 10 anos no município, onde desenvolveu relevantes serviços na área da saúde, o que levou a vereadora Lucimar Sá a ser propositora do Título de Cidadã Paraibanense para Francijany Revil, por meio do Decreto Legislativo Nº 03/2017.

Margarida, ver. Lucimar, Francijany e prof. Simonia.

Para a enfermeira Francijany Revil em suas palavras “Hoje é um dia muito importante na minha vida por estar recebendo esse Título de Cidadã Paraibanense, como foi dito nas frases que sigo ‘Deus é meu refúgio e minha fortaleza para que eu possa amar ao próximo como a mim mesma, ano que vem vai fazer uma década em que vivo em Paraibano e espero permanecer aqui por muitos anos, prestando um serviço de qualidade para a população” disse a enfermeira agradecendo aos vereadores e em seguida a amiga vereadora Lucimar Sá.

O vereador Dênis Nascimento (PMN) por meio do Decreto Legislativo 04/2017 foi o propositor do Título de Cidadão Paraibanense  ao padre Iran Gomes Brito, natural de Mirador-MA, formado em filosofia e teologia (BH) sendo ordenado sacerdote em julho de 2013 e  assumindo a paróquia N. Sra. Do Perpétuo Socorro em Paraibano no dia 21/12/2013. Conforme o parlamentar em suas palavras o que o norteou a propor o título ao pároco além dos trabalhos de relevância para a paz, a fé e a união das famílias do município é a alegria de saber que esses valores foram reconhecidos e são aplicados por muitas pessoas de Paraibano. O vereador Dênis Nascimento foi elogiado pelo vereador Ricardo Campos, pela indicação, mostrando a união entre as religiões. Dênis Nascimento assim como a vereadora Dênia Sá são evangélicos. Para o vereador Ricardo Campos, foi ético o gesto do colega Dênis por mostrar o respeito se deve ter com todas as religiões e acima de tudo valorizar as pessoas que fazem o bem e que portanto devem ser reconhecidas, não importando o credo.

D. Graça, Ver. Denis, Padre Iran, prof. Domingas e Jacyrene

O padre Iran Brito agradeceu a homenagem e disse que é um momento especial e muito bonito em sua vida, porque se sente muito bem e feliz em estar em Paraibano, mas revelou “O que me custa um pouco deixá-la (a cidade)…mas a missão é da igreja, que é maior que eu, e tem o querer da igreja de ser mais significativo, mais importante do que o meu querer, de tal maneira que a gente deixa de viver pra nós mesmos e assumimos o querer da igreja” declarou padre Iran Brito informando que sua última missa no município será no dia 31 de dezembro deste ano, quando um novo padre assumirá a paróquia “Não sei porque diante de tantos padres o Bispo me quer como formador dos próximos padres, e estarei indo a São Luís para ser reitor do seminário com esse desafio, por isso peço orações, por que estar na paróquia com vocês é fácil, difícil é formar padres, segundo o coração de Deus” disse o pároco Iran Brito que fez uma retrospectiva de seu trabalho diante da paróquia de Paraibano, pediu desculpas por aqueles que não entenderam seu trabalho e agradeceu ao vereador Dênis Nascimento e a todos os vereadores pela sensibilidade e delicadeza por lhe ter conferido o Título de Cidadão Paraibanense “Eu espero ter contribuído de fato com o crescimento da fé, sobretudo na fé, pois foi exatamente para isso que Deus me enviou”.

Também foram entregues certificados do curso de informática oferecido pela Câmara Municipal,  para jovens que concluíram o referido curso ministrado pelos instrutores Ronan Felipe Sá e Carla Beatriz Silva.

Os vereadores Ricardo Xavier, Nilton Pereira, Ricardo Campos, Francisco Leite (Tico), Murilo Ribeiro, João Marcelo e Ana Célia e Lucimar Sá usaram a tribuna da Câmara para se pronunciarem, elogiando e destacando os homenageados pelo Título de Cidadão Paraibanense.

Ver. Ricardo Campos
Ricardo Xavier

Além de mostrar os seus trabalhos os vereadores, reclamaram muito sobre a frequência das pessoas ou a falta das mesmas, nas reuniões da Câmara. Outra crítica foi sobre a falta de valorização aos parlamentares, inclusive da administração municipal.

Para a vereadora Ana Célia, os vereadores votaram vários projetos durante o ano de 2017 e que deveria ter muitas pessoas prestigiando a reunião para saber do real trabalho de cada parlamentar; “Nesse momento das homenagens, seria para esta casa estar cheia, era para nós neste dia de hoje estarmos recebendo pelo menos uma homenagem do senhor prefeito, afinal somos também representantes do povo e colaboramos no desenvolvimento do município….

Ver. Nilton Pereira
Ver. Ana Célia

Então como político e representante do povo, jamais podemos deixar de participar das coisas importantes para nossa cidade… é por isso que sentimos a falta do prefeito e de seus secretários nas sessões…” desabafou a vereadora Ana Célia.

O vereador João Marcelo foi mais enfático ao falar da relação entre os dois poderes municipais: “ …Falta um pouco mais de consideração e respeito para com o Poder Legislativo de Paraibano, muitas das vezes o vereador não recebe o devido tratamento por parte do secretariado e também por parte da administração pública municipal, somos representantes do povo, então tem que se afinar o tratamento com os

Ver. João Marcelo

servidores públicos, evitar fazer ações a canetadas para depois tentar resolver o problema, não é assim que as coisas funcionam” criticou João Marcelo, acrescentando que a  Câmara de Vereadores é atuante e busca resolver as questões que realmente digam respeito ao povo de Paraibano. O vereador fez um relato da sua atuação no seu primeiro ano de mandato, onde informou que apresentou três (03) propostas de leis, diversos requerimentos e indicações a exemplo da problemática da agência do Banco do Brasil, da situação do trânsito e da falta de um prédio para a delegacia do município, e de questões relacionadas a iluminação pública, limpeza urbana, água e reparos em ruas e estradas: “Todas apresentadas através de requerimentos e indicações, a maioria atendida pelo prefeito Zé Hélio’ afirmou João Marcelo.

Ver. Murilo Ribeiro

A vereadora Lucimar Sá em seu pronunciamento também cobrou maior participação das pessoas nas reuniões da Câmara até mesmo para conversar com os parlamentares e tirar dúvidas, além de ficar conhecendo quem realmente está trabalhando pelo povo.

Murilo Ribeiro comentou da experiência de ser vereador e que não é fácil e só sabe quem está dentro: “Existem as críticas daqueles que estão fora da realidade do nosso dia a dia, do nosso trabalho, esse ano foi de muita luta, estivemos dia a dia conversando com o povo, toda semana trazendo suas reivindicações, e estamos de parabéns porque aqui existe união”

Ver. Francisco Leite

O vereador Francisco Leite falou dos seus projetos exemplificando o de Projeto de Lei que obriga a Prefeitura a utilizar as cores do município em obras, prédios e patrimônios públicos evitando o gasto de dinheiro com cores partidárias dos prefeitos eleitos… lembrou de seu trabalho quanto a resolução de poços artesianos.

O vereador Ricardo Campos, Ricardo do Xavier e Nilton Pereira também destacaram suas atuações, enumerando seus feitos e destacando a importância do papel do vereador no desenvolvimento da cidade.

Todos os vereadores em seus pronunciamentos desejaram um feliz Natal e um próspero ano novo.

Abaixo foto da presidente da Câmara Municipal, vereadora Elisângela Teixeira e mais fotos do evento: