sábado, abril 27, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: FACIBRA FAZ SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL E SERVIÇO SOCIAL.

A Faculdade de Ciências Wenceslau Braz (FACIBRA), Polo de Paraibano realizou seminário nos dias 09 e 10 de dezembro,  sobre educação infantil (pedagogia) e serviço social, na Unidade Escolar Dr. Adonias Lacerda (Rua Bandeirantes, Vila Aparecida).

Estiveram presentes na banca avaliadora os professores Edson Costa (Pedagogia A), Maria da Guia Ribeiro (Pedagogia B), Tânia Maria Pereira (Pedagogia Concludentes), Simonia Maria da Cruz (Serviço Social) além da coordenadora do polo Audileide Barbosa Lima.

O objetivo do encontro foi mostrar as metodologias de vários pensadores da educação infantil, estratégias e práticas na educação infantil por meio de técnicas de dança, músicas, teatro, etc. Também houve demonstração da turma do curso de Serviço Social, que apresentou as políticas sociais e seus programas a exemplo do Minha Casa Minha Vida, BPC, Cadastro Único, Brasil Carinhoso, Id Jovem, Carteira do Idoso, entre outros.

Apresentaram-se nos dois dias as equipes turmas de Pedagogia e uma turma de Serviço Social.
Equipe 01 da turma de Pedagogia B
Equipe 04 da turma de Pedagogia A
Equipe 1 Serviço Social
Equipe 1 da turma Pedagogia Concluintes
Equipe 3 da turma Pedagogia B
Equipe 1 da turma Pedagogia A
No Domingo as Equipes; 03 Pedagogia Concluintes.
Equipe 4 turma de Pedagogia B
Equipe 3 turma Pedagogia A
Equipe 2 turma Pedagogia concluintes.
Equipe 2 turma de Pedagogia B
Equipe 2 da turma de Pedagogia A.

Os acadêmicos de Pedagogia optaram por mostrar a importância dos trabalhos de pensadores da educação infantil como a italiana Maria Montessori, a argentina Emília Ferreiro, o suíço Jean Piaget, entre outros.

A turma de Serviço Social ao final de sua apresentação mostrou um vídeo de ação da turma com moradores do Bairro Residencial em Paraibano., onde entre palestras, orientações foram distribuídas cestas básicas e brinquedos as famílias do bairro, onde existe muita carência e vulnerabilidade social, além de violência. A ação foi realizada no mês de novembro e teve a colaboração e participação de comerciantes, secretarias municipais, Policia Militar, Conselho Tutelar, igrejas e voluntários.

O Seminário da FACIBRA 2017 foi encerrado no domingo e conforme a coordenadora foi positivo: “O seminário levou todos os participantes a uma reflexão aprofundada dos temas propostos e expostos, a partir das apresentações em equipe. Também proporcionou o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, possibilitando ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos” explicou a coordenadora Audileide Barbosa Lima.

O Polo da FACIBRA  em Paraibano atualmente está com 03 turmas de pedagogia, 01 turma de serviço social, 02 turmas de pós-graduação e duas turmas de magistério.

O campo na área de formação e pós-graduação em educação em Paraibano é grande e carente e empresas estão chegando para abrir novas turmas em capacitação e novos cursos. Para o próximo ano a Prefeitura de Paraibano em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) estará implantando um polo na cidade onde irá ofertar vários cursos.