sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: PROJETO JOVEM CIDADÃO MAIS INCLUSÃO É APRESENTADO PARA PESSOAS SURDAS

DSC_0005A Prefeitura de Paraibano por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer / Departamento de Políticas Publicas de Juventude, realizou na noite de quinta-feira (23/11) na Escola Municipal Dr. Adonias de Lacerda, aula inaugural do Projeto Jovem Cidadão “Mais Inclusão” para pessoas surdas da Associação De Pessoas com Deficiência de Paraibano.

A professora de Libras, Adahiane Feitosa disse durante o evento que o motivo foi para apresentar aos surdos o projeto e o Estatuto da Juventude: “Iremos ensinar a eles os direitos para que os mesmos busquem e se sintam respeitados” declarou.

Caio Martins
Caio Martins
Adahiane
Adahiane

Para o diretor do Departamento de Juventude da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer, Caio Martins, é uma honra proporcionar um projeto dessa importância no município: “Este é um momento único para os jovens surdos, oportunizar o acesso dos mesmos ao Estatuto da Juventude e terem aulas sobre eixos como educação, saúde, trabalho, cultura, proteção social, esporte e lazer, igualdade e direitos, entre outros. O prefeito Zé Hélio tem apoiado todas as ações que venha desenvolver as políticas para os jovens e é a nossa missão fazer com que essas políticas  públicas sejam aplicadas garantindo a melhoria da qualidade de vida da juventude de Paraibano” disse Caio Martins.

A professora Adahiana transmitiu através de linguagem de sinais, toda a programação e o vídeo sobre o Estatuto da Juventude. Foi distribuído cartilhas do Estatuto da Juventude.

A secretária municipal de meio ambiente e turismo, Claudene Campos destacou o momento e afirmou que agora os surdos e mudos do município de Paraibano tem espaço e oportunidade de adquirir conhecimentos sobre vários temas educacionais e de direitos. Se disponibilizou em colaborar nas aulas sobre meio ambiente e turismo.

Claudene Campos
Claudene Campos

Claudene disse que é um avanço para o município e considerou o projeto como exemplo positivo de muitos que ainda virão para benefício de todos.

Marcos Pereira
Marcos Pereira

O coordenador de educação do município, Marcos Pereira falou da dificuldade que muitos professores tem em sala de aula em relação as pessoas surdas, revelou que também usa aparelho auditivo e que faz parte da Associação de Pessoas com Deficiência de Paraibano. Professor Marcos, informou que o município tem uma estimativa de cinco mil pessoas com algum tipo de deficiência física e que é preciso avançar em políticas públicas que contemplem essa parcela da sociedade. Disse que apoia o projeto: “A educação é a única maneira de transformar o cidadão e oportuniza a sua liberdade” frisou “Pôs um país grande, não é aquele por suas riquezas naturais, mas sim pelas ideias que possui e se transformam em realidades” afirmou Marcos Pereira.

A inclusão das pessoas com deficiência no meio social, a valorização, o respeito, a ansiedade para serem reconhecidas, a vontade de ter alguém que os represente em todos os lugares, são sentimentos que os surdos anseiam diariamente, ressaltou Adahiane Feitosa, declarando que inclusive já foi criticada por ajudar os surdos a terem mais conhecimentos: “Já me disseram: Pôxa Dahiane! você tem todo esse DSC_0020conhecimento e fica dando de graça para os outros? e a minha resposta é: Não aplico de graça, pelo contrário recebo mais conhecimentos da parte deles,  a humildade, o carinho verdadeiro, isso ninguém paga nem tira” disse emocionada e completou ” E a maior riqueza para mim é ver o sonho deles que é a inclusão no meio social se realizando, e estamos conseguindo, ainda que seja como um trabalho de formiguinha”.

DSC_0051A professora Walquiria e Gilza são voluntárias no projeto de Libras e disseram que se sentem honradas em poder contribuir para a felicidade dos surdos: “Todo dia é uma aprendizagem, são conhecimentos mútuos e que serão multiplicados para nossos alunos surdos” disse Walquiria.

A jovem Thalyne que é surda pediu para fazer um depoimento (traduzido em libras pela professora Adahiane). Thalyne agradeceu a todos que estão ajudando, disse que os surdos são pessoas inteligentes, que quando chegou em Paraibano vindo de São Paulo há quatro anos, passou por muitas dificuldades por não ser entendida na linguagem de sinais, e que projetos que tragam mais conhecimentos é muito importante para os surdos e que faz muito bem na vida de todos, afirmou que são uma grande família que precisa de mais respeito, carinho e que isso os torna felizes”. Thalyne é casada com Rodrigues que também é surdo, tem dois filhos  (não surdos) e moram na Vila Leão em Paraibano.

Casal de surdos Rodrigues e Thayla
Casal de surdos Rodrigues e Thalyne

Caio Martins, diretor de juventude, disse que o projeto precisa da conscientização e apoio de todos, e agradeceu a secretaria municipal de educação e demais secretarias que irão apoiar, destacou o empenho da primeira-dama Dilma Lima e do prefeito Zé Hélio que tem se dedicado às pessoas com deficiência de forma inédita e positiva no município.

A Escola Municipal Dr. Adonias de Lacerda fica no Bairro Vila Aparecida, e foi escolhida devido a localização e estrutura para o curso, as aulas acontecerão nas noites de quintas-feiras.

O diretor adjunto da escola Rosivelton Santana, destacou que é uma honra ter a escola como parceira nesse projeto tão importante e parabenizou o diretor de juventude Caio Martins, ao assessor Play do Sertão da Secretaria de Juventude e a secretária de educação Doralina Coelho (que devido a outros compromissos não pode estar presente na aula inaugural).

Para Rosivelton Santana o apoio do prefeito Zé Hélio e das secretarias municipais é de fundamental importância para que o projeto tenha sucesso: “A participação de outros profissionais de forma voluntária vai fazer com que essas pessoas se sintam mais valorizadas, acredito que é o que eles mais desejam, se sentirem gente como a gente, indo a escola, a igrejas, a diversos eventos, serem vistas e respeitados em todos os lugares” manifestou Rosivelton ao site.

DSC_0006

DSC_0079

DSC_0018

DSC_0037

DSC_0039

DSC_0017

DSC_0035

DSC_0058

DSC_0067

DSC_0087

DSC_0095

DSC_0086

DSC_0027

DSC_0072