quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: 1ª PLENÁRIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

DSC_0088A Prefeitura de Paraibano, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na tarde desta quinta-feira (16/11) a 1ª Plenária de Segurança Alimentar e Nutricional de Paraibano, com o tema: Comida de Verdade no Campo e na Cidade.

O objetivo principal da Plenária foi avaliar o que foi feito, observar o que está avançando e o que ainda precisa melhorar, para poder lançar as estratégias necessárias, e desenvolver a política de segurança alimentar no município.

O evento foi realizado na Câmara Municipal, e reuniu professores, conselheiros, agricultores, estudantes, associações, coordenadores e secretários municipais que participaram da plenária e do debate que visa construir o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Paraibano que o município ainda não tem.

DSC_0120Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos: Raílton Sousa, chefe de gabinete da Prefeitura de Paraibano que na ocasião representou o prefeito Zé Hélio; Caroline de Almeida secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Defesa Civil; Doralina Coelho, secretária mun. de educação; Célia Tavares Brasilino, secretária mun. de administração; Antônio Cardoso, representando a secretária de saúde Rosilene Guerra; Ferdinan Vieira, representando a secretaria de agricultura; Francisco Noleto presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Paraibano; Dr. Daniel Veloso secretário de assuntos jurídicos.

DSC_0086Também presentes ao evento a secretária municipal de meio ambiente e turismo Claudene Campos; o vereador João Marcelo: Césia Margarethe secretária adjunta de educação; Graça Campos sec. Adjunta de assistência social; Dahiane coordenadora do Coral Mãos que Falam; Inara Pereira As. Social; profissionais do Conselho Tutelar e Jakson Reis cerimonialista do evento.

O Coral “Mãos que falam” composto por pessoas mudas e surdas interpretaram em Libra a música “Quando eu Chorar” da Cantora Bruna Carla e também os hinos nacional e municipal.

DSC_0100Railton de Sousa representando o prefeito José Hélio Pereira, falou sobre a importância do evento para o município. A Secretária Municipal de Assistência Social Caroline de Almeida Coimbra Pereira Veloso, disse que é importante que o município se engaje no Sistema de Segurança Alimentar (SISAN), nas políticas propostas pelo Governo Federal, para que o município possa ter acesso aos benefícios que são necessários também na área de alimentação. A secretária de assistência social esclareceu que para isso é necessário que o município esteja legalizado na política de Segurança Alimentar com um conselho (CAISAN), com um Plano e o sistema como um todo, formado e legalizado  afim de ter acesso as políticas que venham trazer benefícios à sociedade. Caroline ressaltou que o alimento produzido na zona rural possa ser servido na cidade, saindo um pouco dos enlatados, dos alimentos que têm conservantes; “Sabemos que fazem mal à saúde” destacou Caroline Veloso. ela destacou o trabalho da Prefeitura nas áreas de assistência social, educação, agricultura e elogiou o empenho de todos nesse processo de melhorar a qualidade de vida da população.

DSC_0105.JPGc
Caroline Almeida

A Secretária de Educação, Doralina Coelho, enfatizou a importância da Plenária principalmente para a Educação no que se refere à merenda escolar. Para o advogado Daniel Furtado Veloso, Secretário de Assuntos Jurídicos, a plenária é uma prova da vontade do diálogo e da união com o povo. Para Daniel a discussão sobre Segurança Alimentar e Nutricional é fundamental  porque existe dois problemas para administrar: primeiro as pessoas que estão na extrema pobreza, que não têm as três refeições diárias, o outro é o atual Presidente da República que deseja extinguir as Secretarias de Assistência Social cortando verbas e acabando com programas de grande importância dentro dos municípios.

A palestrante Ana Caroline Leite (nutricionista do município) afirmou que comida de verdade é aquela que em vez de você desembalar, você descasca, em referência aos produtos naturais e os industrializados:“Até meados do século passado, a principal doença relacionada à comida no mundo era a desnutrição. Milhões de pessoas, inclusive no Brasil, não tinham o que comer. Essa realidade, infelizmente, ainda existe. Mas foi ultrapassada por outro problema: a obesidade”pontuou a nutricionista durante sua palestra.

Ana Caroline
Ana Caroline

Ana Caroline destacou os alimentos que são produzidos no município, a exemplo da abóbora, o pepino, o mamão, o arroz, considerando-os  de excelente qualidade: “ São alimentos produzidos aqui pelos agricultores familiares, trazendo renda e principalmente saúde” falou Ana Caroline.  O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi explanado pela nutricionista que esclareceu sobre merenda escolar, burocracia para se implantar programas de políticas de segurança alimentar no Brasil. Elogiou o sistema de merenda escolar em Paraibano e o apoio do prefeito e do secretário de finanças do município. Ana Caroline finalizou sua palestra com a frase “DESEMBALE MENOS E DESCASQUE MAIS”.

Continuando com a Plenária foi convidado o Coordenador da Vigilância Sanitária, Elinaldo Lopes que também fez uma explanação sobre as ações do órgão de fiscalização e prevenção permanente de defesa e proteção de saúde.

DSC_0115Foram convidados os Secretários de Assistência Social, Educação, Saúde e Agricultura para analisarem as propostas que foram aprovadas na Conferência de Segurança Alimentar que aconteceu no município no ano de 2015. Muitas dessas propostas ficaram só no papel e houve novos compromissos de se alcançar as metas pendentes, veja abaixo.

 

EIXO I

Garantir alimentação saudável na merenda da pré-escola;

Implantar a “Cartilha de Alimentação Saudável”;

Implantar Canteiros nas UBS e Escolas; Capacitar profissionais envolvidos com a segurança alimentar;

Promover oficinas sobre segurança alimentar para as famílias;

Garantir o funcionamento do Matadouro municipal;

·         EIXO II

Criar cisternas da água das chuvas;

Promover campanhas de não uso de agrotóxicos;       

     EIXO III

Capacitar CONSEA e implantar CAE;

Instalar CAISAN municipal;

Elaborar Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional;

Criar rede de capacitação para a importância do SISAN;

Realizada a eleição para votação de dois representantes a participar da Reunião Regional em São Luís no próximo mês. Foram eleitos:

Titular = Caroline de Almeida Coimbra Pereira Veloso;DSC_0160

Titular = Caroline de Almeida Coimbra Pereira Veloso: Titular = Mariana de Sousa;

Suplente = Markeane Araujo de Aguiar; Suplente = Francisca Márcia Pereira Costa.

ABAIXO MAIS FOTOS DA PLENÁRIA:

DSC_0152

DSC_0093

DSC_0099

DSC_0104

DSC_0143

DSC_0137

DSC_0150

plen3

JE A