quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO; CÂMARA MUNICIPAL APROVA LOA E PPA 2018- 2021.

ORÇAMENTO ULTRAPASSA 65 MILHÕES.

20171106_192757Os vereadores de Paraibano votaram e aprovaram a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018 e o Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. As votações ocorreram durante sessão ordinária de segunda-feira (06-11) com início às 19:30h.  na Câmara Municipal.

O orçamento prevê R$ 65. 755, 271,20 para as ações do município. A Lei Orçamentária para 2018, oriunda do Projeto de Lei enviado pelo prefeito de Paraibano, Zé Hélio, à Câmara Municipal, e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Os parlamentares ainda aprovaram cinco indicações e dois requerimentos, além da votação dos dois projetos do executivo, a LOA e o PPA.  A presidente da Casa, Elizângela Teixeira abriu a reunião, colocando em votação os documentos que tiveram aprovação por todos os onze vereadores.

Vereadores Tico Leite, João Marcelo, Ricardo Xavier e Nilton Pereira
Vereadores Tico Leite, João Marcelo, Ricardo Xavier e Nilton Pereira

A indicação Nº 22/77 de autoria dos vereadores João Marcelo (PSDB) e Ricardo Xavier (PT) solicita que seja enviado pelo Poder Executivo ou secretaria competente uma máquina retroescavadeira para o povoado Terra Vermelha com a finalidade de limpar um açude, justificando que com a chegada do inverno o açude acumule mais água, haja vista no local não existe poço artesiano, a outra indicação (Nº 23/2017) do vereador João Marcelo refere-se as melhorias da Quadra Poliesportiva do bairro Marajá, conforme a justificativa o local está sem iluminação adequada, e os banheiros estão sem água e fechados, o que dificulta a prática do esporte na quadra. Também dos vereadores João Marcelo e Ricardo Xavier, o Requerimento Nº 04/2017 solicitando ao prefeito Zé Hélio a perfuração de um poço artesiano no Povoado Terra Vermelha, e o Requerimento Nº 05/2017 de autoria de João Marcelo pedindo ao Poder Executivo um poço artesiano no Povoado Sossego 2, a justificativa para os dois requerimentos são as mesmas,  atender aos pedidos dos moradores os quais alegam não existir poço perfurado no local. Nessas duas localidades existem mais de 80 pessoas necessitando de água mais próxima de seus lares.

Vereadora Ana Célia, vereador Dênis, vereadora Lucimar e vereador Murilo.
Vereadora Ana Célia, vereador Dênis, vereadora Lucimar e vereador Murilo.

O vereador Dênis Nascimento (PMN) entrou com a indicação nº 009/2017 solicitando que o Poder Executivo viabilize o restabelecimento da iluminação pública nas ruas: Boa Vista, Travessa José Lira, Avenida 1º de Maio e Rua Tiradentes.

Para a vereadora Lucimar Sá (Sol) os moradores do Povoado Varzinha precisam de um Mercado Público no local, pois em outro momento ali no povoado existia um mercadinho e que com o passar do tempo foi deteriorado, com essa indicação de Nº 0015/2017 a vereadora espera que o Poder Executivo atenda ao pedido que vem dos moradores por meio da parlamentar. Na Indicação Nº 0016/2017, Lucimar Sá pede ao Poder Executivo que viabilize a limpeza de dois açudes no Povoado Varzinha.

Ver. Ana Célia
Ver. Ana Célia

No grande expediente a vereadora Ana Célia (PTB) ressaltou a situação dessas famílias que passam pela necessidade de água principalmente na zona rural e pediu providências. Célia lembrou aos vereadores que há meses vem pedindo ao prefeito Zé Hélio uma solução para uma bomba do poço artesiano do povoado Riacho do Meio: “Acredito vereador Murilo, que vocês já estão me achando chata de tanto que peço essa solução”, assinalou a vereadora afirmando que todos da Câmara são cobrados por respostas positivas para os pedidos da população. Ana Célia disse que outro assunto que estava sendo discutido em todos os lugares era a questão dos salários de professores e de outros funcionários públicos municipais: “Eu sei o quanto fica difícil um professor ir dar aulas na escola todos os dias e no final do mês ter desconto no seu salário, sem justificativa, sem ninguém para explicar ou conversar” disse a vereadora “Eu não vou botar a culpa na secretária de educação, por que parece que estão fazendo muitas coisas sem a secretária de educação estar por dentro… então! No mês passado descontaram duzentos reais devido à questão do quinquênio… fizeram reunião e acertos com o sindicato e professores de que iriam repor o dinheiro em dezembro e todo mundo saiu da

Ver. João Marcelo
Ver. João Marcelo

reunião acreditando… quando é esse mês vem outra lapada! Outro desconto… Então gente? Isso aí não pode continuar acontecendo! Prefeito tenha pena desses profissionais… cumpra com o prometido, pois todos nós somos funcionários comprometidos com nosso trabalho !” declarou a vereadora Ana Célia, que ainda justificou sobre os dias letivos a serem cumpridos: “Ontem mesmo, uma pessoa que me admirava demais, me perguntou se tinha sido eu que tinha denunciado ao Promotor para ter aula até dezembro… logo eu, que sou funcionária pública também e trabalho em uma escola? Eu não estou aqui colocando culpa em ninguém, apenas dizendo que quem faz suas obrigações deve receber seu salário todo, direitinho! E se receber você não vai para o trabalho com mais ânimo?” interrogou a vereadora e completou falando que o desconto por menor que seja é muito para o momento em que o país passa por uma crise, falou sobre o seletivo que foi barrado pela justiça e insinuou que foi barrado apenas para alguns porque outros estavam sendo  chamados pela administração. Ana Célia parabenizou aos colegas pelas indicações e requerimentos.

Ver. Dênia Sá
Ver. Dênia Sá

A vereadora Dênia Sá (PTN) dedicou uma mensagem bíblica e disse que o mundo está passando por dificuldades, crises, violências: “Estamos vivendo dias difíceis e só mesmo Deus para nos libertar, por que a cada dia aumenta as dificuldades a ponto de a gente se perguntar o que será da futura geração?” Dênia informou que faz parte da comissão que analisou a LOA e a PPA e que são projetos importantes e que todos devem acompanhar e observar a aplicação dos recursos. A receita financeira para o ano de 2018 a 2021 para gestão do município de Paraibano está previsto um orçamento de R$ 65.755,271,20 (sessenta e cinco milhões setecentos e cinquenta e cinco mil, duzentos e setenta e um reais e vinte centavos), que foi explicado pelo vereador João Marcelo e vereadora Lucimar Sá que disse durante sua fala: “ Estão sendo votados dois projetos muito importantes, a programação dos próximos quatro anos, três da atual gestão municipal e um da próxima gestão, a LOA que é a

Ver. Lucimar Sá
Ver. Lucimar Sá

programação para 2018 está dentro do plano de quatro anos e é de grande responsabilidade do vereador votar e também acompanhar e fiscalizar o que realmente está acontecendo e se os recursos está sendo desenvolvido dentro do plano” explicou Lucimar, que também lembrou das suas duas indicações destacando que é preciso um olhar humanizado voltado para a zona rural e que parabeniza os colegas pelas indicações contemplando os moradores do interior: “Fico feliz quando ações são desenvolvidas também na zona rural” elogiou a vereadora, observando que esta população necessita de espaços de lazer como praças, campos e quadras, afim de se ocupar nos finais de semana, contribuindo com isso para a saúde. A vereadora parabenizou os profissionais da comunicação pelo Dia do Radialista (7 de Novembro).

Ver. Tico Leite
Ver. Tico Leite

O vereador Tico Leite (PCdoB) destacou a importância das indicações dos colegas vereadores e informou que irá conversar com o prefeito Zé Hélio para apressar as indicações. Tico Leite explicou que os valores de 65 milhões do Orçamento Financeiro previsto para 2018, não significa que o município vai receber no próximo ano: “Por exemplo, o orçamento do ano passado para este ano de 2017 foi de 45 milhões e não quer dizer que esse dinheiro veio… Esses valores é um orçamento que é colocado para que o prefeito possa planejar a sua gestão” pontuou o vereador Tico. Sobre a reforma do prédio do INSS em Paraibano, o vereador informou que uma equipe esteve no local fotografando e anotando detalhes e que futuramente o INSS de Paraibano estará sendo reformado.

Ver. Murilo
Ver. Murilo
20171106_201000.jpgxx
Ver. Ricardo Xavier

O vereador Ricardo Xavier (PT) agradeceu aos colegas pela votação na sua indicação e requerimento em conjunto com o vereador João Marcelo (PSDB).

O vereador Murilo Ribeiro disse que a crise que assola o país e principalmente os pequenos municípios um hora vai acabar e as coisas irão melhorar, pediu paciências aos moradores da Vila Aparecida que está sem água por problemas de canos furados  e disse que esteve no escritório da CAEMA em São João dos Patos e foi informado que técnicos e funcionários da empresa estão trabalhando em vários municípios para solucionar a situação do abastecimento de água e que Paraibano estará recebendo essa equipe para trocar os canos e resolver o problema da água.

Os discursos dos vereadores João Marcelo (PSDB) falando sobre a LOA e PPA, a fala do vereador Dênis Nascimento (PMN) criticando a administração a qual considerou como desastrosa e a resposta do vereador Ricardo Campos (PEN) o internauta acessa os áudios aqui postados.

20171106_203425

Discurso do Vereador Dênis Nascimento

20171106_203732

Discurso do Vereador Ricardo Campos

20171106_200353

Discurso Vereador João Marcelo.