sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUES

PATOENSE PARTICIPOU DE MARATONA NA HOLANDA.

andrssHá 15 dias fiz uma postagem sobre uma jovem patoense que estava em Amsterdam-Holanda. O título chamava a atenção pelo complemento da beleza das fotos. A matéria que prometia revelar o segredo da “modelo” foi acessada por centenas de internautas. Só agora é possível revelar quem é Andressa Noleto (o motivo da demora foi porque a jovem retornou a São João dos Patos uma semana depois, devido a mudança do clima da Europa ao Maranhão, gripou e somente na semana passada pode conceder a entrevista ao Paraibanonews).

Mas antes da entrevista, vamos informar que Andressa Noleto ainda não é modelo, e sim uma professora de educação física, proprietária da academia Stúdio Zero99 em São João dos Patos, e que do interior do Maranhão conseguiu participar de uma das mais famosas maratonas de ruas da Europa, a TCS Amsterdam Marathon, que acontece na Holanda desde 1975, e reúne atletas profissionais e amadores de todo o mundo. Mas como Andressa Noleto chegou lá? Veja nas palavras da própria educadora física, nessa entrevista exclusiva ao jornalista Léo Lasan:

 

20171024_155242.jpgaaaPARAIBANONEWS: Você saiu de um pequeno município do Maranhão para participar de uma das maiores maratonas do mundo…  ou seja, muitas pessoas não lhe conhecem… Por favor se identifique aos nossos leitores…

Andressa: Então! Meu nome é Andressa Noleto, tenho 28 anos, sou profissional de educação física desde 2012, especialista em atividade física e saúde, gestão em treinamento desportivo, e professora da rede municipal de ensino de São João dos Patos, e também da rede privada de ensino em nível superior. Trabalho ainda como ‘personal’ e sou proprietária do Studio Zero99 pura vida.

PARAIBANONEWS: Quando você começou a praticar esse esporte? Você é uma atleta profissional ?

Andressa: Não. Apenas atleta amadora. Em agosto de 2016 iniciei minha paixão por corrida, confesso que nunca fui amante do atletismo, mas hoje é uma das minhas paixões. Depois da minha primeira participação ativa em corrida de rua, venho me envolvendo adres2a cada dia mais e participo sempre que possível das competições próximas a mim.

PARAIBANONEWS: Como você fez para participar da Maratona de Amsterdam-Holanda?

Andressa: Em dezembro de 2016 surgiu a possibilidade de participação na Maratona de Amsterdam junto aos alunos da academia zero86Teresina, coordenado pelo Ultraman Daniel França, na oportunidade realizei a minha inscrição (via internet) e durante esse ano de 2017 trabalhei físico e psicologicamente a fim de realizar a prova de forma bem sucedida. Planejamos para irmos à Holanda dias antes da prova para adaptação ao clima, alimentação e outros detalhes que poderiam influenciar no resultado.

Foto arquivo:Andressa.
Foto arquivo:Andressa.

PARAIBANONEWS: Fale um pouco como é essa maratona?

Andressa: A corrida é um verdadeiro passeio pelos pontos turísticos da cidade, as pessoas que não participam ativamente da corrida dão sua contribuição aos atletas em nível de incentivo durante a passagem pelas ruas. Um ponto que chamou a atenção foi a animação de bandas, DJS durante o percurso animam os atletas e de fato nos dava um certo gás para continuar a corrida.

PARAIBANONEWS: Qual a sua emoção ao participar de um evento internacional?

Andressa: Para mim, participar da maratona de Amsterdam foi um desafio pessoal, concluí a prova percorrendo abaixo de 6 minutos por km. Não sou e nem tenho pretensão de ser uma atleta profissional, corrida para mim é superação e a cada km percorrido é mais uma realização.

andres3PARAIBANONEWS: Evidentemente você vivenciou outras culturas, em um país de primeiro mundo, conte-nos sobre essa sua experiência?

Andressa: Conhecer outros países, vivenciar novas culturas, línguas distintas, a educação, gentileza e organização da população de Amsterdam, tudo isso me deixou encantada. Desejo voltar e participar de outras maratonas, a primeira experiência foi maravilhosa, quero que meus alunos também vivenciem essa experiência e vamos em frente, 2018 guarda grandes surpresas para os alunos da Zero99 pura vida.

PARA ENTENDER:

Todos os anos, no mês de outubro, Amsterdam se transforma para receber a maior corrida de rua da Holanda. A Maratona é um evento tradicional que os participantes podem escolher entre o percurso completo, de 42km, a meia-maratona, de 21km ou a rota TSC, de 8km. Crianças também podem participar da maratona, há uma competição exclusiva para elas que sai do Estádio Olímpico (ponto de partida e chegada das maratonas para adultos) e vai até a Museumplein, finalizando com atividades voltadas ao público infantil.

tcsUm grande diferencial da Maratona de Amsterdam é o percurso, que passa por pontos turísticos da cidade, como o curso do Rio Amstel, o Vondelpark, a Museumplein e pelas belíssimas pontes sobre os canais. Moradores da cidade e muitos turistas acompanham os corredores, torcendo e festejando. Ao longo de todo o percurso, há pontos com apresentações musicais, animando ainda mais os corredores e espectadores.

tvuitzending744x456-712x435Em 2017 o vencedor da TCS Amsterdam Marathon foi o queniano Lawrence Cherono, que marcou um novo histórico de 2.05.09. O queniano foi o primeiro a cruzar a linha de chegada no Estádio Olímpico de  Amsterdã. Entre as mulheres corredores, Tadelech Bekele comemorou a vitória com a melhor marca pessoal de 2.21.54. A etnio Tadelech Bekele, disse no final que teve problemas de estômago, que teve que dar tempo nos últimos cinco quilômetros. No entanto, ela ficou muito feliz com a vitória.

A TCS Amsterdam Marathon, este ano recebeu 44.643 participantes no Estádio Olímpico de Amsterdã nas várias corridas (TCS Marathon, Mizuno Half Marathon, TCS 8 km e corrida infantil). Com um recorde de 127 nacionalidades presentes. A corrida foi transmitida ao vivo para 190 países.

Para informações acesse:www.tcsamsterdammarathon.nl