quinta-feira, março 28, 2024
DESTAQUES

SÃO JOÃO DOS PATOS-MA: 6ª CI DA POLÍCIA MILITAR REALIZA FORMATURA DO PROERD.

DSC_0012A 6° Companhia Independente da Polícia Militar do Maranhão realizou na noite de quarta-feira(25) a formatura do Programa de Resistência às Drogas e a Violência- PROERD. O evento foi realizado na Praça de Eventos Júlio Cesar de Macedo, São João dos Patos, onde foram formados 525 alunos.

A prefeita do município, Gilvana Evangelista, o Comandante do Policiamento de Área do Interior, Coronel Edeilson Carvalho, Comandante da 6ª Companhia Independente, Tenente Coronel Emerson Bezerra, o Chefe de Gabinete da prefeitura, José Mário, a Secretária Municipal de Educação, Sheyla Cristina, Comandante da Companhia do Batalhão de Engenharia e Construção, Cap. Kécio Vasconcelos, chefe da AGERP, Dr. Quirino, Chefe da AGED, Drª. Waldivia, vereadores, gestores escolares, religiosos, professores, alunos e seus pais e parentes foram prestigiar a solenidade.DSC_0013

Os instrutores, Sargentos Jean Lima e Flávio Alves, responsáveis pelas aulas do curso durante três meses, receberam homenagens,  e agradecimentos principalmente dos alunos. Durante o período do curso do PROERD nas escolas foi exposto aos participantes, o perigo do envolvimento com as drogas, apresentando estratégias para que os alunos rejeitassem os mais variados tipos de drogas, evitassem a violência, e encontrassem formas de terem uma vida saudável.

Na solenidade de formatura desta quarta-feira (25) o diácono Itamar Rodrigues da Igreja Assembleia de Deus convidou  todos a refletirem sobre a leitura de Provérbios Cap. 1 Vers. 7 que versa sobre: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”.

DSC_0091.JPGaDSC_0080O tenente Rafael Lívio conduziu a Bandeira Nacional que foi homenageada com hinos nacional e municipal. Foi narrado um resumo histórico do PROERD informando também que  Programa foi implantado na cidade de São João dos Patos, em 2004. Com o evento desta quarta-feira (25)o PROERD completa a formação de mais de três mil alunos.

Durante o evento, alunos de escolas municipais e particulares foram representados por colegas, que receberam prêmios por três redações vencedoras cujo tema foi: “Como o PROERD lhe ajudará a ficar longe das drogas e da violência”. Jogadores campeões do torneio PROERD, o artilheiro e o melhor goleiro receberam medalhas e troféus. Alunas fizeram dramatizações e coral homenageando o Programa e os instrutores, sargentos Jean Lima e F. Alves.

A secretária municipal de educação Sheyla Cristina em discurso pediu aos alunos que levem por toda as suas vidas, o que foi trabalhado pelos instrutores do PROERD, e que digam não às drogas e à violência. Sheyla elogiou a prefeita do município e afirmou que o Programa teve Gilvana Evangelista como incentivadora.

DSC_0058Nas palavras da prefeita Gilvana Evangelista, o que depender para que o PROERD continue no município, pode contar com seu apoio: “Projetos como esse, o governo participativo jamais deixaria de abraçá-lo. Tudo o que nos fizer bem, vamos apoiar, pois é o bem que queremos para nossa cidade. No próximo ano estaremos presentes, podem contar conosco” ressaltou a prefeita, elogiando o tenente coronel Emerson Bezerra, aos instrutores Jean e F. Alves e a toda a Polícia Militar e profissionais que se dedicaram ao PROERD.

O Tenente Coronel Emerson Bezerra, coordenador geral do PROERD, agradeceu o apoio da prefeitura, das escolas, família e comunidade: “Esse é um momento ímpar na minha vida, junto com minha família, fico feliz em estar contribuindo de alguma forma para a melhoria de São João dos Patos, e também do engrandecimento da

Prefeita Gilvana
Prefeita Gilvana
Sheyla, aluno, e Ten. Cel. Emerson
Sheyla, aluno, e Ten. Cel. Emerson

instituição a qual pertenço, que é a Polícia Militar do Maranhão” revelou Emerson Bezerra que em seguida fez um narrativa da evolução da Polícia Militar no Brasil e na região, destacando o papel da prevenção e uso da inteligência como princípio para estar mais próxima da sociedade, debatendo, dialogando e levando orientações para crianças e jovens nas escolas, eventos e palestras.

O Tenente Coronel Emerson informou que somente com a união de todos os segmentos, sob os alicerces de um espírito coletivo, as drogas poderão ser combatidas com êxito. “Vamos trabalhar usando a mais eficiente arma que existe, a inteligência, e, é através dela que venceremos esse mal que destrói muitos jovens, e o PROERD esta fazendo sua parte”, esclareceu.

Após as apresentações culturais e entregas de certificados, o momento mais aguardado por todos, chegou à praça, o leão D.A.R.E. o personagem símbolo do Programa, as crianças não se contiveram nos seus lugares e correram para abraçar o personagem. Foi uma felicidade geral.

DSC_0261

ENTENDA
O PROERD é desenvolvido na 6ª Companhia Independente desde 2004 e já formou mais de 3 mil jovens. O programa vem sendo desenvolvido na Cidade de São João dos Patos, aprovado por toda comunidade escolar, onde segundo o Tenente Coronel Emerson Bezerra, a meta é formar turmas, ainda este ano nas cidades de Passagem Franca e Sucupira do Riachão/MA. Paraibano e Pastos Bons também foram contemplados com o Programa.

Abaixo fotos do evento;by Leo Lasan

pr1

pr10

pr2 pr3 pr4 pr5 pr6 pr7 pr8 pr9 pr10 pr11 pr12 pr13 pr14 pr15 pr16 pr17 pr18 pr20 pr21