sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: PROERD INICIA AULAS NO MUNICÍPIO.

As escolas de Paraibano que estão inseridas no Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, e que tem o 5º Ano, começaram a receber as aulas do programa.

Pastor Vanderlei, F. Alves, Jean Lima, prefito Zé Hélio Césia e vereadora Dênia Sá.
Pastor Vanderlei, Sargentos F. Alves, Jean Lima, prefeito Zé Hélio, prof. Césia e vereadora Dênia Sá, na recepção dos instrutores do PROERD.

Na semana passada o prefeito Zé Hélio recebeu a equipe do programa e depois houve apresentação do PROERD nas escolas.

Nesta terça-feira (19) os alunos do 5º ano das escolas municipais Sarney Costa e Henrique Dias tiveram as primeiras aulas com os instrutores do programa, Sargento Jean da Costa Lima e Sargento F. Alves. Pela manhã as aulas foram ministradas na Escola Sarney Costa, por F. Alves. As turmas contempladas foram das professoras Francisca Oliveira e Maria Antonieta.  À tarde na sala da professora Sandra.  A escola Sarney Costa tem como diretora a professora Francisca Elza.

A tarde foi à vez da escola Henrique Dias, na turma da professora Sandra. Direção escolar de Jeane Maria.

proer2A Escola Municipal João Paraibano, recebeu na manhã desta quarta-feira 20 de setembro, o instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, sargento Jean Lima. As turmas das professoras Lidiane Ferreira e Regilane tiveram a oportunidade de conhecer o manual e aula de Jean. A direção da escola é de Raydamara. A assistente social e parceira do PROERD Talita Noleto e a coordenadora do CREAS, Suany Neres Vanderlei Ladeira se apresentaram durante as aulas.

A tarde o PROERD estará presente nas salas de aulas das escolas Januário Dias (Marajá), Darcy furtado (Residencial) e Antonio de Brito.

Conforme o cronograma do PROERD no município, esta semana terá ainda aulas nas escolas do Poço Verde e Zélia da Cruz (Vila Aparecida).

PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano ‘Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E”. surgido em 1983.

No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

Prof. Lidiane, Sarg. Jean e diretora Raydamara
Prof. Lidiane, Sarg. Jean e diretora Raydamara

É um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção as drogas e a violência na sala de aula de escolas do Ensino Fundamental.

Para que a  escola participe é necessário que seja firmado um convênio com a Prefeitura. Na região do sertão maranhense, já existem vários municípios que aderiram ao PROERD. Em Paraibano é a primeira vez, e o comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente coronel Emerson Bezerra, é um dos principais responsáveis pela implantação do PROERD no município. A secretária municipal de educação de Paraibano Doralina Coelho e a secretária adjunta Césia Margarete tem contado com total apoio do prefeito Zé Hélio, das escolas e dos parceiros como CREAS e Secretaria Municipais.

Abaixo Fotos do PROERD EM PARAIBANO.

DSC_0006

DSC_0027

proer3

proer4

proer5

proer 1