quinta-feira, março 28, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: NESTE SÁBADO (16) DIA “D” DE MULTIVACINAÇÃO.

vacina2Postos de saúde abriram neste sábado (16) para atualizar vacinas de crianças e adolescentes. Serão oferecidas doses de 19 vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

Em Paraibano todos os Postos de Saúde da Família (PSF) estão abertos e vacinando.

Para a zona rural o dia “D” está previsto para o decorrer da próxima semana. Adolescente também estão sendo vacinados em Paraibano.

IMG-20170916-WA0130Com foco em pessoas de até 15 anos, a campanha é aberta a todos os brasileiros e visa orientar a população sobre a importância de se vacinar.

As vacinas serão aplicadas para quem apresentar o Cartão de Vacinação.

vacin5IMG-20170916-WA0142A campanha de atualização da caderneta de vacinação, iniciada em 11 de setembro, tem o Dia D neste sábado (16/9) — data nacional definida pelo Ministério de Saúde.

Até o dia 22, estarão disponíveis nos postos de saúde 13 vacinas para crianças até nove anos e oito para adolescentes de 10 a 15 anos.

Além deste sábado crianças e adolescentes devem comparecer aos postos de vacinação até 22 de setembro para colocar em dia a sua imunização.

Esse é o período da Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, lançada pelo ministro Ricardo Barros, em Brasília. Neste ano, serão convocados mais de 47 milhões de crianças menores de cinco anos, crianças de nove anos e também adolescentes de 10 a 15 anos incompletos para atualizarem o calendário vacinal. Mais da metade (53%) desse público já deveriam estar com o seu calendário de vacinação completo e o Ministério alerta sobre os riscos da baixa cobertura vacinal.

vacn6 A campanha Nacional de Multivacinação pretende atualizar a caderneta de vacinas de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos em todo o Brasil.

Para atender a população e colocar as doses em dia, 36 mil postos de saúde estarão abertos em todo o País. Serão oferecidas doses de 19 vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, como hepatites A e B, poliomielite, meningocócica e tríplice viral.

vacina1A estimativa do Ministério da Saúde é de que 53% do público-alvo estejam com a vacinação atrasada. Além do envio de 143,9 milhões de doses de vacina de rotina, o Ministério da Saúde ainda distribuiu 14,8 milhões de doses extras de 15 vacinas para a campanha.

Documentação

As vacinas serão aplicadas para quem apresentar o Cartão de Vacinação. Só assim os profissionais podem verificar se a dose já foi ou não ministrada e registrar as novas aplicações.

Atendimentos

Os postos abriram as 8h e os atendimentos vão até às 17h. A campanha vai até o próximo dia 22.

IMG-20170916-WA0113O SUS oferece todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o investimento de R$ 3,9 bilhões por ano.

Em Paraibano a secretária municipal de saúde Rosilene Guerra está indo em todos os locais de vacinação agradecendo as equipes de profissionais e parabenizando aos pais que levam seus filhos para essa ação de saúde. Para a secretária o apoio do prefeito Zé Hélio tem sido fundamental, para que a campanha transcorra de forma mais saudável.

A coordenadora municipal de imunização Jascilany Carvalho esteve em uma emissora de rádio local falando da campanha e convocando os pais sobre a importância da vacinação aos filhos. Para Jascilany “Vacinar além de tudo é um ato de amor” afirmou ao site.

Outra profissional que deu total apoio à campanha foi a diretora do hospital municipal, Gleice Martins.

Mas todo o sucesso deve-se principalmente aos técnicos de enfermagem e de vacina, às incansáveis Agentes Comunitárias de Saúde, às enfermeiras e todo o pessoal de apoio técnico, como serviços diversos, digitadores, entre outros profissionais que fazem da saúde de Paraibano, um exemplo de dedicação e amor ao próximo.

IMG-20170916-WA0132

IMG-20170916-WA0141