sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO:QUEBRANDO O SILÊNCIO.

tapa-revista-2-port.-145x190DSC_0026No sábado (26) na Igreja Adventista do Sétimo Dia em Paraibano, foi realizada palestra sobre Violência e Abuso Sexual. A palestra foi voltada para a comunidade, abordando vários aspectos relacionados ao abuso sexual. Wesley Alves Diretor do Ministério Jovem da Igreja, Weslayna Larissa  desbravadora, Deusina Pereira  diretora do Ministério da Mulher, soldado F.Chagas e soldado Mendes da PM, Samanda Barbosa assistente social e Missleine enfermeira, estiveram no evento, que aconteceu à noite.

Wesley
Wesley

O jovem Wesley Alves abriu o evento com louvores, agradecimentos e apresentou uma equipe da igreja que fez a dramatização mostrando personagens mulheres que sofreram violências domésticas, uma senhora atuando no papel de autoridade fazia perguntas sobre o motivo das agressões e tendo como respostas desculpas, medo, ou silêncio. As situações encenadas, são retratos fieis da realidade vivida em muitos lares, ruas, etc. e que tem  livrados muitos  agressores dos crimes. O tema da peça teatral foi explorado pelos palestrantes.

Samanda Barbosa na sua palestra disse que a questão da violência é responsabilidade de todos, que deve ser compartilhado os esforços para combater esse tipo de crime: “A violência do vizinho que sofre diariamente é também de nossa responsabilidade, devemos denunciar, não podemos ficar equivocados achando que a violência é natural como boa parte da sociedade banaliza hoje” afirmou a assistente social. Durante sua palestra Samanda mostrou questões a serem debatidas e como identificar tipos de abusos sexuais em vários lugares, incluindo os lares. Elogiou o projeto

Samanda, As. Social.
Samanda, As. Social.

IMG-20170827-WA0029quebrando o silêncio: “É muito importante principalmente pelo cunho social e da responsabilidade compartilhada que deve ser divulgado em escolas, igrejas, locais públicos. É um projeto belíssimo com objetivos que vem de encontro com nossa realidade em que a sociedade finge não ver”. Em seguida a assistente social de Paraibano, explanou várias situações de violência contra crianças, mulheres e idosos, disse que a sociedade deve desmistificar a cultura da violência através de palestras e debates de forma contínua. Ao final passou um vídeo sobre o tema.

Os policiais, soldado F. Chagas e o soldado Mendes, agradeceram ao comandante do 6ª CI da Polícia Independente do Maranhão, Tenente Coronel Emerson Bezerra e ao tenente Lívio comandante do Destacamento da Psssssolícia Militar em Paraibano. Falaram do trabalho da PM no município, dos índices de violência doméstica, dos atendimentos e prevenções. O soldado F. Chagas fez um resumo da Lei Maria da Penha, contou o histórico da lei e pediu que as pessoas denunciassem casos de violências. O soldado Mendes disponibilizou o telefone da PM local e afirmou que com a participação da sociedade o trabalho surte mais efeito.

Enfermeira Missgleice
Enfermeira Missgleice

A enfermeira Missgleice, falou que o número de violência tem aumentado e enfatizou que o Projeto Quebrando o Silêncio é importante pois incentiva a não ficarmos calados diante de crimes que muitas das vezes acontecem bem próximos de nós mesmos. A enfermeira trouxe a palestra: “Traumas da Violência, Caminhos para superação” e através de Datashow discorreu sobre o tema. Missgleice lembrou da passagem bíblica de Mateus, Cap. 7 vers. 12: “Devemos fazer aos outros, o que também queremos receber” e finalizou com a mensagem de jesus “Vinde a mim todos aqueles que estão sofrendo”.

Ao final foram entregues revistas e panfletos referentes ao projeto e oferecido um lanche. O Grupo de Desbravadores da igreja esteve apoiando a palestra.

O grupo tem sido reconhecido na cidade pelo envolvimento em projetos sociais.

DSC_0015

Histórico do Projeto

Slider_PC_AntesQueSejaTarde1Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.

Todos os dias a mídia apresenta um quadro de violência assustador. Crianças, mulheres e idosos são as principais vítimas, Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência responde por aproximadamente 7% de todas as mortes de mulheres entre 15 e 44 anos no mundo. Em alguns países, até 69% das mulheres relatam terem sido agredidas fisicamente e até 47% declaram que sua primeira relação sexual foi forçada. Por isso, o projeto tem como objetivo prevenir e combater a violência contra crianças, mulheres e idosos, além de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes, quebrando assim o ciclo de violência. A violência doméstica é nutrida pela ignorância. Assim, para combater esse mal é preciso trazê-lo a público, examiná-lo e dar a solução necessária. Os cidadãos em geral devem se tornar parte dessa solução e o primeiro passo é a prevenção, procurando alcançar todas as faixas etárias.

Desbravadora
Desbravadora Weslayna Larissa

Objetivos

Conscientizar a população em geral, em particular as crianças, mulheres e idosos sobre a importância de pôr um basta à violência, através do ensino de regras simples e eficazes de prevenção e sobrevivência ao abuso.

Orientar as famílias, pais e filhos, educadores e alunos sobre o assunto, levando esclarecimento quanto a seus direitos e alertando quanto à necessidade de quebrar o silêncio e buscar junto aos órgãos competentes o apoio necessário.

Promover a paz para um mundo melhor por meio da distribuição de panfletos, revistas e palestras, formando um padrão cultural de que a violência na família é inaceitável.

Resgatar os valores cristãos do amor e respeito ao próximo, fortalecendo as famílias, que é facilitadora da interiorização de valores. Coibir abusadores.

Justificativa

QuebrandoSilencio4Muito se tem falado de violência doméstica ultimamente. O governo, ONGs, instituições religiosas e empresas privadas estão se unindo para pôr fim a esse mal que assola a sociedade em todos os níveis. Notícias aterradoras têm deixado o mundo em comoção. Dentro e fora do Brasil, imagens da mídia chocam a população.

O abuso infantil, a violência contra a mulher e o abuso ao idoso abrangem grande parte da violência familiar e ocorrem justamente no lugar em que as pessoas deveriam se sentir mais seguras – seu próprio lar.

Proposta

A Campanha “Quebrando o Silêncio” tem o intuito de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes, quebrando assim o ciclo da violência.

Mobilizar autoridades, educadores e educandos, pais e filhos a fim de sensibilizá-los acerca da problemática apresentada.

IMG-20170826-WA0087Passeatas: A campanha promove passeatas para distribuição de folhetos e revistas visando à informação e a conscientização da comunidade.

Palestras: Palestras são ministradas em colégios para pais professores e alunos com o intuito de alertar os mesmos a importância de quebrar o silêncio.

Ações Comunitárias: Ações comunitárias com apresentações musicais, teatrais e seminários são realizadas em praças, auditórios, shoppings e estádios.

Reportagem e fotos: Léo Lasan com conteúdos da internet.