sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: VEREADORES FAZEM OBSERVAÇÕES SOBRE A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

cam-21-8aA Câmara Municipal de Paraibano realizou na segunda-feira passada (21) Sessão Ordinária onde foram colocados o Requerimento do Projeto de Lei 003/2017 de autoria da vereadora Lucimar Sá (SD) que dispõe sobre alterações da Lei 20/2007 no seu artigo 1º e 3º por contrariar a Lei de Responsabilidade Fiscal no seu art. 16 e 37 da constituição Federal. Também houve indicação Projeto de Lei 08/2017 de autoria de João Marcelo (PSDB) pedindo dois quebra-molas na Avenida 6 do bairro Vila Leão. Colocado em votação o Requerimento foi aprovado por todos no pequeno expediente, que não houve discursos.

No grande expediente o vereador João Marcelo (PSDB) justificou a ausência dos colegas Murilo Ribeiro (PSL), Ricardo Xavier (PT) e Lucimar Sá (SD). Vereador João Marcelo lembrou e pediu resposta por parte do Poder Executivo aos ofícios de números 06 e 07 relativos a recuperação e restauração de um “cruzeiro” (cruz) no cemitério local, e de quebra molas ao longo da Rua do Sol, e informou que irá pedir o calçamento de um trecho de rua no Bairro Vila Aparecida. Para o vereador do PSDB os problemas de iluminação e limpeza ainda persistem na cidade e exemplificou as ruas Lizandra na Vila Maurício e Rua do Campo.

camjJoão Marcelo informou que os vereadores alinhados ao governo municipal, estiveram em reunião com o prefeito de Paraibano Zé Hélio, repassaram as dificuldades pelas quais vem passando o município, e relatou que foram cobradas soluções para as questões relativas a água, principalmente dos poços na zona rural,  e tiveram como resposta do prefeito que foi comprado cinco novas bombas, algumas já instaladas, e que  também chegou ao município uma máquina para perfuração de dois poços artesianos um no povoado Riacho do Mato e outro no Povoado Adão Campo (Macacos). O vereador disse que em relação às bombas, os moradores devem ter mais cuidado com as mesmas e saber utilizá-las, porque conforme João Marcelo, uma bomba colocada foi usada de forma ininterrupta e já queimou em menos de uma semana. O vereador disse que em relação a um poço já perfurado e sem uso no povoado Adão Campo, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF – órgão federal (também com sede em São Luis) responsável pelo poço, despachou o prefeito e disse que não tem mais recursos para terminar a obra. Mas o prefeito pediu ao secretário estadual de agricultura familiar Adelmo Soares que  conseguiu os dois poços para Paraibano.

O vereador disse que o setor da saúde foi cobrado na reunião com o prefeito e que o mesmo informou que tudo que pode ser feito conforme os recursos que são repassados ao município para a saúde estão sendo aplicado, inclusive destinando recursos próprios municipais. João Marcelo pontuou a questão do Matadouro Público: “Esse problema do novo matadouro municipal está demorando há mais de oito anos, passou por duas gestões e nada foi feito para solucionar”, o vereador disse que existe um laudo técnico feito pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária -AGED – em que detalha várias irregularidades e que Dr. Daniel, advogado procurador do município, entregou ao prefeito que acionou a justiça e que as autoridades responsáveis serão responsabilizadas: “O que todos nós queremos é a solução para essa questão do matadouro Público Municipal’ afirmou o vereador João Marcelo “Nós, os onze vereadores em comum acordo, estamos convocando para uma audiência pública, o dono da empresa que ganhou a licitação para o Matadouro, os representantes da AGED, advogados, para se posicionarem para resolver a questão e solicitar a presença do promotor de justiça para dar uma solução no caso desse matadouro que já perdura por todos esses anos e não se resolve…Queremos saber para onde foi o dinheiro, se foram repassado todo o dinheiro, se está travado e o que é que está faltando para que o Matadouro Público Municipal seja entregue adequadamente” finalizou João Marcelo.

cam caA vereadora Ana Célia (PTB) em seu discurso na tribuna falou sobre o novo Matadouro Público Municipal. Para Célia é uma situação que a deixa preocupada, porque conhece o matadouro antigo e o novo que segundo a vereadora está todo equipado, pronto para funcionar e não está funcionando. A vereadora informou que conversou com o advogado Dr. Daniel Furtado (secretário de assuntos jurídicos da prefeitura de Paraibano) e pediu orientação de como os vereadores devem proceder. Célia disse também que já entrou em contato com o dono da empresa que ganhou a licitação para construção do matadouro, enviou ofício para a AGED e enviou ofício para a Prefeitura e enviará aos colegas vereadores. Ana Célia falou que está marcando uma audiência pública para segunda-feira dia 28 às 10 horas da manhã para que se chegue a uma solução quanto ao novo Matadouro. “Porque colocar a culpa nos ex-prefeito(a)s e inclusive no atual não resolve a situação… Para chegarmos à solução desse problema devemos nos unir” destacou Célia, que ainda falou do setor da saúde, sobre a água,  sobre obras: “ Gostaria que o Poder Executivo, ouvisse e executasse meus pedidos, com um calçamento em um beco próximo a Rua Santo Antônio e dois quebra-molas na Rua Boa Vista próximos as escolas, e o conserto da bomba do poço do povoado Riacho do Meio” solicitou a vereadora Ana Célia que denunciou a falta de responsabilidade de profissionais no Hospital Municipal de Paraibano, a reclamação da vereadora é a respeito de informações  sobre atendimento a uma criança, que foi medicada com soro fisiológico com data vencida e denunciada pela mãe em redes sociais: “Então, é uma situação gravíssima, é preciso que a administração contrate pessoas com experiência, com responsabilidade para evitar situações que poderão ser trágicas” concluiu a vereadora.

cam dO vereador Dênis Nascimento (PMN) foi duro com a administração e chegou a dizer que a atual gestão municipal está mais perdida que cego em tiroteio: “Nunca se viu, em menos de oito meses passarem por três secretários de saúde em uma gestão de Paraibano… A gente não sabe se o problema é dos secretários ou da gestão… Nunca se viu, o que vem acontecendo em nossa cidade, médico sendo agredido, profissionais entregando os cargos, entre outros problemas” manifestou Dênis e foi enfático ao reclamar: “ Duas crianças internadas no Hospital Municipal foram medicadas com soro fisiológico com data vencida, já pensou se acontece o pior com essas crianças, isso é muito grave! É um caso a se refletir!” ressaltou o vereador. Dênis informou que colocou indicações solicitando limpezas de ruas, praças, também sobre abastecimento de água na zona rural e no final do bairro Marajá. Para Dênis Nascimento a administração municipal deve trabalhar voltada para todos, ter um olhar mais humanizado, e pediu proteção a Deus para olhar por todos do município.

cam rRicardo Campos (PEN) durante sua fala na tribuna informou que a Prefeitura de Paraibano, tem instalado algumas lixeiras, explicou que o município só tem um carro pipa do PAC e que fica impossível atender todos do município ao mesmo tempo, frisou que existe uma agenda de serviços tanto para a limpeza publica como para abastecimento de água pelo carro pipa: “Mas é impossível suprir com abastecimento de água todos os bairros, escolas, hospital, praças, zona rural… sabemos disso, não tem carros suficientes, o prefeito está tentando junto aos governos mais carros pipa, para a demanda é necessário no mínimo três carros desses, temos apenas um, então tem que haver compreensão” esclareceu Ricardo.

Esse problema de água se agrava ainda mais no período de seca, essa foi à observação do vereador Ricardo que informou que está indo a São Luís (na segunda-feira 21) para reunião com o presidente da CODEVASF onde tentará resolver o problema do poço do povoado Adão Campos que é de responsabilidade do órgão.

cam m

DSC_0018

DSC_0009

ACAN