quarta-feira, abril 24, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: ALUNOS CONHECEM REALIDADE AMBIENTAL DA CIDADE.

ecocO Centro de Ensino Epitácio Pessoa ( rede estadual de ensino) em Paraibano realizou uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMMATUR para defenderem o meio ambiente local.

No início desta semana (terça-feira 15) alunos da referida escola foram a campo para conhecer a realidade que está degradando alguns pontos da cidade, a exemplo do lixão e de nascentes.

Para a secretária municipal de meio ambiente Claudene Campos o objetivo principal da aula de campo, foi destacar e enfatizar aos alunos a percepção através de fatos reais vivenciadas na cidade de Paraibano, sobre a importância do ato de se educar para contribuir na preservação do meio ambiente, com visita “in loco” nas Nascente dos Quandus no bairro Substação e Nascente do bairro Lavanderia. Também dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos relacionados aos riscos ambientais que cercam o “Lixão” de Paraibano, bem como observar a área impactada pela disposição inadequada de Resíduos Sólidos, afirmou Claudene Campos que é engenheira ambiental e já trabalhou na SEMA.

ecoaParticiparam da visita os Professores: Ana Paula Ires, Cíntia, Valmir, Sabrina, Amaury , Valéria, Ana Raquel, Antônia Barros, Cláudio, Márcia Aleluia, Suzy, José Roberto e Ricardo Campos.

“Agradecemos a colaboração da Secretária Municipal de Educação Doralina Coêlho que disponibilizou os coletivos. Continuaremos nossas pesquisas e ações do projeto sobre essa temática que encerrará com uma Feira de Ciências em novembro. E esperamos toda a comunidade paraibanense para prestigiar o resultado das pesquisas dos estudantes” disse Claudene Campos.

Para o professor de Geografia Amaury Pereira: “A aula de campo constitui um importante elemento para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, permitindo aos alunos e professores irem além da simples exposição mecânica dos conteúdos em sala de aula, possibilitar a compreensão de uma realidade complexa a partir de um dado palpável, além de contribuir para enriquecer a disciplina e evidetemente os conhecimentos dos alunos na conscientização de um mundo mais sustentável” explicou o professor que é formado pela UEMA.

ec0bA aula de campo faz parte do projeto “Preservação do Meio Ambiente”, das disciplinas Geografia, Biologia, Física, Arte e Sociologia em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo com apoio logístico da Prefeitura de Paraibano.

Para Rosângela Rocha Sá a aula foi o máximo: “Não consigo descrever a Geografia física de outra forma a não ser através da visualização! Saudades da faculdade! Parabéns! Na minha humilde opinião o conhecimento empírico transcende o cientifico!” destacou a professora em comentário de facebook.

O Centro de Ensino epitácio Pessoa tem um dos melhores corpos docentes da região e se destaca pelo excelente trabalho em educação com  projetos premiados. Ex-alunos do Epitácio Pessoa se destacam em diversas áreas no Brasil, a exemplos na advocacia, medicina, engenharia, entre outras profissões. Todos os professores tem pós-graduação e alguns estão fazendo mestrado.

ecog

ec13