sábado, abril 20, 2024
DESTAQUES

Paraibano: Para jovens, Aulão do Enem foi positivo.

DSC_0025O sonho de ingressar em uma universidade levou mais de cem jovens paraibanenses ao auditório da Escola Dr. Adonias Lacerda neste sábado, 12 de agosto, para participar do Aulão do Enem.

Em Paraibano, o aulão contou com a participação dos professores Fernando Ferreira, Marinilde Almeida, Ana Almeida e Paixão Correia.

IMG-20170812-WA0038
Paixão Correia.

Paixão Correia , que coordenou a equipe em Paraibano, afirmou que: “O Aulão preparatório para o ENEM  tem uma importância singular, pois é uma oportunidade que o aluno tem para revisar o que aprendeu e que o conhecimento servirá para vida” Paixão destacou que em Paraibano foram maravilhosamente bem recebidos, elogiou a organização: “ A gente percebeu que os alunos estão felizes com nossa vinda e isso entusiasmou a todos nós” a professora que é formada em letras destacou que incentivos como esses motivam os jovens a acreditarem que são valorizados: “ Quando os jovens, como esses que estão aqui, com um brilho no olhar, são incentivados e veem que as coisas acontecem se conscientizam do seu valor e devem pensar: aqui em Paraibano, tem alguém que faz alguma coisa por mim, acreditam que eu posso competir em pé de igualdade com quem mora em qualquer lugar” explanou Paixão Correia. Para a coordenadora do Aulão, evento como esse sendo trazido para o município fomenta muitas coisas, cria nas autoridades e no público a expectativa de melhoramentos.

fran.
Francisca Muniz.

DSC_0072Caio Martins, diretor de Juventude da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer de Paraibano e um dos responsáveis pela vinda do ENEM à cidade ressaltou, que a juventude é carente de políticas públicas e que luta por conseguir trazer ao município essas políticas: “O que nos incentiva é olhar para cada jovem a força de continuar correndo atrás dos seus sonhos por um futuro melhor para si e sua família… Estamos também nos esforçando para realizar esses sonhos… Temos total apoio do prefeito Zé Hélio e quero dizer que a madrinha dessa luta em prol da nossa juventude é Francisca Muniz esposa do secretário de finanças Almiran Pereira, não poderia deixar de agradecer toda a dedicação que ela tem nos proporcionado, acreditando nesse trabalho” observou Caio.

Caio Martins (de branco)
Caio Martins (de branco)

Para o diretor de juventude da secretaria municipal de juventude, a emoção de ver tantos jovens mostrando vontade em buscar conhecimentos, emociona por saber que são passos como esses que transformam o caminho de uma geração: “ Quando uma juventude estar unida, não existem barreiras, a juventude é a base e alicerce na construção do futuro, por isso luto cada momento, por essa caminhada para a mudança e a educação é que muda um país” disse Caio Martins.

A secretária municipal de meio ambiente Claudene Campos fez a abertura do evento, que teve a presença da gestora regional de educação Geralda Alves, dos vereadores Ricardo Campos e Dênis Nascimento, da secretária adjunta de educação Césia Margarethe, secretária de assistência social Caroline Veloso.

IMG-20170815-WA0007Thayller Lucena de Sá, de 16 anos de idade, estudante do 2º ano de logística no IFMA, agradeceu a Caio Martins, ao prefeito Zé Hélio e ao governador Flávio Dino pela iniciativa e pela equipe de professores. “Acho que deveria ter mais vezes, a forma como os professores formulam as questões, de forma dinâmica, divertida ajuda à gente aprender com mais facilidade… Foi uma pena, meus colegas de turma não virem a esse Aulão…  Tanto o material, como os professores são muito bons. Quero parabenizar o governador, o prefeito Zé Hélio e o diretor de juventude Caio Martins por pensarem na juventude e nos incentivar rumo ao futuro. Obrigado a todos, o Aulão do Enem foi experiência maravilhosa… Da hora’’ observou Thayller.

Geralda Alves.
Geralda Alves.

A gestora regional de educação (URE) Geralda Alves da Costa, elogiou o governador do Maranhão e o secretário estadual de educação Felipe Camarão e informou que o governo lançou um projeto de ação o Mais IDEB que tem como meta melhorar os índices de educação no estado e que o Aulão vem de encontro a esse plano. Geralda lembrou que Flávio Dino governador do estado é professor e que o mesmo acredita na mudança através da educação, disse que os gestores das URES estão trabalhando dia e noite para alcançarem a meta estabelecida pelo Mais IDEB.

Elogiou o aulão em Paraibano e destacou o esforço da Prefeitura em também investir nos jovens e na educação.

Para o vereador Ricardo Campos, o Aulão em Paraibano é importante porque mostra que o município deixa de ser coadjuvante e passa a ter importância principal: “Sempre que vinham benefícios dessa natureza, era para outras cidades, com essa nova administração de Zé Hélio e sua equipe, e a gestora regional de educação, então! deixamos de ser coadjuvantes e estamos conseguindo trazer mais benefícios para Paraibano, a exemplo de hoje” pontuou Ricardo.

O vereador Dênis declarou que se sentia emocionado em ver tantos jovens com vontade de aprender: “Vejo no olhar de cada um o esforço e o desejo de ter conhecimento e um futuro melhor. Isso é possível através dos estudos e é isso que eles estão buscando… Sinto-me feliz em fazer parte dessa juventude e me disponibilizo a ajudá-los” propôs Dênis.

DSC_0010ppCriado em 2015 por iniciativa do Governo o Maranhão, o Aulão do Enem conta cada vez mais com a adesão dos estudantes. Durante as aulas são repassados os conteúdos das disciplinas do Enem.

O material para estudos é distribuído gratuitamente. As aulas acontecem sempre nos finais de semana e seguem até outubro, cada fim de semana em uma cidade diferente.

aenem ent.

DSC_0017

DSC_0035

DSC_0046

DSC_0059cc

DSC_0062ces

DSC_0082