terça-feira, abril 23, 2024
DESTAQUES

PROCON MÓVEL e VIVA ATENDE EM PARAIBANO,  NESTA SEGUNDA DIA 7 ATÉ QUARTA-FEIRA DIA 9.

O LOCAL DE ATENDIMENTO SERÁ NA ESCOLA ADONIAS LACERDA – VILA APARECIDA.

vvEntre os dias 7 e 9 de agosto, o Procon Móvel vai estar disponibilizando os serviços da cidadania em Paraibano.

A ação faz parte do programa de descentralização dos serviços que o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e do Consumidor (Procon/MA) tem realizado em todo o Estado.

De 7 a 9, o atendimento acontece na Escola Adonias Lacerda, Rua Bandeirantes s/n, Vila Aparecida, em Paraibano.

O acesso à documentação básica para o consumidor maranhense é um dos pontos mais importantes do PROCON Móvel, analisa o presidente do PROCON/MA e do VIVA, Duarte Júnior. “A cada nova edição, as ações das unidades móveis são aperfeiçoadas, garantindo mais comodidade, facilidade e acessibilidade no atendimento, deixando eles ainda mais próximo de toda a população maranhense”, disse o presidente.

logo-secretaria-vivaOs cidadãos terão acesso à emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços on-line. A formalização de denúncias contra empresas e a orientação de consumidores e fornecedores, também, poderão ser realizadas.

PRIORIDADE-368x140Para acessar os serviços do VIVA, o cidadão deve estar com os documentos originais. Para solicitar o RG, é necessário apresentar a original da certidão de nascimento ou certidão de casamento – a emissão da 1ª via do documento é gratuita. A taxa para 2ª via custa R$ 32,83, mas pode ser gratuita caso o cidadão apresente boletim de ocorrência provando roubo ou furto, ou comprovante de cadastro no CadÚnico do Governo Federal, como o cartão Bolsa Família.

No caso do CPF, o solicitante deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento. A inscrição é gratuita, assim como a segunda via. Vale lembrar que, para menores de idade, é indispensável o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Para formalizar denúncias contra serviços e empresas privadas, o consumidor deve estar de posse de original e cópia dos seus documentos, além de portar, também, os comprovantes da denúncia (como faturas, contratos, notas fiscais e números de protocolo).

O chefe de gabinete da Prefeitura de Paraibano, Raílton Sousa, confirmou ao site Paraibanonews a vinda do VIVA  na tarde deste sábado.

O VIVA CIDADÃO  utilizará algumas dependências (salas) do prédio da escola Adonias Lacerda. Segundo informou Railton Sousa o VIVA não vai utilizar  carreta móvel e sim as depepências da escola.

O QUÊ: PROCON E VIVA

ONDE: ESCOLA ADONIAS LACERDA – PARAIBANO

QUANDO: DIAS 07, 08 e 09  DE AGOSTO.

DSC_0024