sábado, abril 20, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: Prefeitura promove ações do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

DSC_0031Na manhã desta quarta-feira (21/06), a Prefeitura de Paraibano, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Defesa Civil apresentou as ações direcionadas ao enfrentamento das situações de trabalho infantil. Durante o mês houve Palestras em escolas, nas unidades do CRAS e CREAS, etc. Nesta quarta-feira (21) realizou-se uma Blitz de Conscientização em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de junho). O evento teve por objetivo mostrar a necessidade de fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência.

A manifestação foi realizada na Av. 1º de Maio (BR 132) próximo à secretaria. Crianças de escolas municipais e que fazem parte de programas sociais, se concentraram em frente a uma barraca instalada próxima a uma lombada em frente ao Posto São Francisco centro da cidade. Com cartazes, apitos e cataventos (símbolo da luta contra o trabalho infantil) os participantes da mobilização pediam paradas a motoristas e pedestres e entregavam folhetos com mensagens sobre a prevenção e erradicação do trabalho infantil.

DSC_0021Profissionais de entidades como Conselho Tutelar, Igreja Adventista, Igreja Assembleia de Deus, Secretaria Municipais de Assistência Social, Educação, Juventude Esporte e Lazer, Meio Ambiente, da Mulher, Equipes do CRAS I e II, do CREAS, do Serviço de Convivência e alunos e professores, bem como advogados, e vereadores, marcaram presença na manifestação e deram depoimentos de apoio.

Raílton Sousa chefe de gabinete do prefeito de Paraibano Zé Hélio e o cabo J. Filho da Polícia Militar acompanharam as ações do evento.

A secretária municipal de Assistência Social Caroline de Almeida C.P. Veloso falou da importância da data, o psicólogo do CREAS Aluízio afirmou que todos os dias é preciso enfatizar a proteção às crianças e adolescentes e destacou quais são os tipos de trabalho infantil que configura crimes, informou sobre a rede de proteção a infância e juventude e as ações que estão sendo desenvolvidas em Paraibano como as campanhas, Faça Bonito, Dia de Luta contra o Trabalho Infantil e Diga Não à Violência Contra a Mulher que será comemorado em outubro, entre outras ações.

Conselho Tutelar
Conselho Tutelar

Geysa Thayná, do Conselho Tutelar em Paraibano falou que deve  haver maior preocupação por parte de todos em erradicar o trabalho infantil, para que as crianças possam frequentar à escola, possam brincar: “Só a união contra esse crime do trabalho infantil, pode proporcionar às crianças a beleza da infância que é feita de sonhos e alegrias” pontuou Geysa.

Para o representante da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer, Caio Martins, as crianças e jovens devem ter seus direitos garantidos para que se sintam protegidos na sua integridade e tenham as oportunidades de prepararem um futuro melhor.

Raílton Sousa chefe de gabinete, representando o prefeito Zé Hélio, disse que a administração municipal apoia todas as iniciativas e ações que venham à contribuir para uma infância saudável e feliz.

A mobilização foi positiva, conforme destacou o vereador João Marcelo (PSDB) pois conscientiza os adultos sobre a importância de se ter crianças felizes e com seus direitos garantidos, frequentando a escola e tendo uma vida digna.

DSC_0168

ORIGEM

O trabalho infantil é um caso de violação dos direitos humanos da criança e do adolescente e que se faz presente na história mundial e brasileira, fruto da cultura existente no seio da sociedade que valoriza o trabalho como forma de educar sem levar em consideração os prejuízos que isso possa causar ao desenvolvimento da criança e do adolescente. Soma-se a isso a falsa visão de que o trabalho precoce prepara a criança para o futuro e a torna mais responsável, além da dificuldade financeira de muitas famílias que contam com a participação dos filhos no orçamento familiar.

Para chamar a atenção de governos e sociedade para o tema, a Organização Internacional do Trabalho – OIT, instituiu Dia 12 de junho Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data foi definida para marcar o 12 de junho de 2001, quando foi feita a leitura sobre o tema na Conferência do Trabalho que ocorre todos os anos em Genebra, na Suíça. No Brasil, a data passou há valer seis anos depois com a lei 11.542, de 12 de novembro de 2007.

TRISTE REALIDADE

Segundo o Ministério do Trabalho, 46.984 ações de fiscalização no Brasil retiraram 63.846 crianças e adolescentes da situação do trabalho infantil entre 2006 e 2015.

Segundo o site http://www.prt16.mpt.mp.br/ O Estado Maranhão ocupa 2º lugar em trabalho infantil.

Abaixo fotos da manifestação em Paraibano.

at1 at3 at4 at5 at6 at7 at8 at9

at10

DSC_0201