terça-feira, abril 23, 2024
DESTAQUES

REGIÃO: AUTORIDADES SE UNEM PARA COIBIR CRIMES EM AMBIENTE ESCOLAR.

IMG-20170609-WA0016Na manhã de quinta-feira (08/06) a Escola Municipal Padre Constantino Vieira localizada no povoado  Poço Verde município de Paraibano, promoveu uma reunião para discutir e tratar do Plano de Educação para o segundo semestre do ano de 2017.

A principal pauta da reunião foi debater a segurança e paz a serem desenvolvidos por toda a comunidade escolar, professores, pais de alunos, e responsáveis, no ambiente escolar.Uma das estratégias encontradas pela SEDUC de Paraibano foi estreitar laços com as autoridades competentes. A parceria tem resultado na diminuição de agressões, bullings e indisciplinas.

Também foi realizada palestra sobre a campanha de enfrentamento a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para a parceria nessa caminhada, a secretária municipal de educação de Paraibano, Doralina Coêlho, e a diretoria da escola convidaram o promotor de justiça de Paraibano Dr. Gustavo Pereira da Silva, o comandante do Destacamento da Polícia Militar em Paraibano Tenente Lívio, o Delegado da Polícia Civil João Marcelino, bem como os servidores do Conselho Tutelar, psicólogos do município, autoridades religiosas. Mesmo distante da  cidade, os participantes  não mediram esforços e compareceram ao evento. Os alunos acharam positiva a presença das autoridades.

Com. Lívio, Delegado ... e promotor Dr. Gustavo.
Com. Lívio, Delegado João Marcelino e Promotor Dr. Gustavo.

O promotor de justiça Dr. Gustavo Pereira fez uma explanação sobre o papel e a responsabilidade dos pais, o trabalho da promotoria, e as ações que vem desempenhando junto à sociedade paraibanense. O promotor falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sobre os crimes estabelecidos na lei do ECA, e frisou a importância da Campanha Faça Bonito, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, realizada no mês passado no município.

Dr. Gustavo destacou a relevância da participação da sociedade para coibir esse tipo de abuso, orientou como devem ser feitas e formalizadas as denúncias às autoridades.

IMG-20170609-WA0015O comandante da PM em Paraibano Tenente Lívio fez uma retrospectiva da atuação policial no município a partir da implantação da Ronda nas Escolas (realizadas nas escolas municípais e escolas estaduais, com realizações de palestras em salas de aulas e rondas no entorno) falou da Ronda Maria da Penha (voltada às mulheres vítimas de violência doméstica e com medidas protetivas), informou sobre o Policiamento com Motocicletas, da interação e parceria com as associações e também com diversos órgãos em Paraibano.

Essa aproximação com a sociedade tem surtido efeito no combate ao crime. O tenente Lívio disponibilizou os novos números telefônicos da Polícia Militar (98238-6798 e 98450-0454) inclusive com whatsapp e afirmou que as denúncias são apuradas e a informação resguardada para dar proteção a quem ajuda a polícia nessas colaborações.

Dr. João Marcelino, delegado do município, destacou o trabalho desenvolvido pela Policia Civil, o fortalecimento das instituições que se uniram ainda mais e estão trabalhando em ações conjuntas (PM, PC, MP, Judiciário e Conselho Tutelar). Falou da conclusão de inquéritos relacionados a crimes de violência, e suas elucidações, e comentou que diuturnamente as forças de segurança pública trabalham incansavelmente para prestar o melhor serviço à população.

Todos os participantes da reunião fizeram explanações relevantes, a exemplo do Pastor Carlos Henrique da Igreja Batista Getsêmani de Paraibano.

SEGURANÇA: O TRABALHO NÃO PÁRA

Ainda no dia 08/06/2017, o Comandante da 6° Companhia Independente da Polícia Militar, Tenente-Coronel Emerson Bezerra da Silva e o delegado Regional da Polícia Civil Francisco Taveira, estiveram no Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos, localizado na cidade de São João dos Patos-MA, participando da implantação do Conselho Escolar de Políticas sobre Drogas, conforme estabelece a Lei Estadual n° 10.302, de 1° de setembro de 2015.

Tenente Coronel Emerson Bezerra em São J. dos Patos.
Tenente Coronel Emerson Bezerra em São J. dos Patos.

O Comandante da 6° CI da PM, Tenente-Coronel Emerson Bezerra informou ao site que essas ações fazem parte do policiamento comunitário e visam está mais próximo da sociedade, buscando realizar um policiamento mais preventivo.

Em relação a Ronda na Escola o tenente coronel disse que o objetivo além de dar segurança é prevenir os crimes em ambiente escolar e no seu entorno, principalmente no combate às drogas.

Além de Paraibano essas ações estão sendo desenvolvidos em todos nos municípios que compõem a 6ª CIPM, que são: São João dos Patos, Pastos Bons, Passagem Franca, Nova Iorque, Sucupira do Riachão, Benedito Leite, São Domingos do Azeitão, Lagoa do Mato, São Francisco do Maranhão e Barão de Grajaú.

acor3
Alunos e autoridades em Escola de São João dos Patos.
IMG-20170609-WA0017
Escola no Povoado Poço Verde -Paraibano.
IMG-20170609-WA0019
Pastor Carlos Henrique na escola do Poço Verde.

IMG-20170609-WA0014

acor2
Tenente Coronel Emersom Bezerra, Delegado Regional Francisco Taveira e professores em São. J. dos Patos.
acor1
Ten. Cor. Emerso e Professora Delzuite