quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUES

MORREU HÁ UMA SEMANA O CRIADOR DA VAQUEJADA DE PARAIBANO.

IMG-20170602-WA0029SEU JOÃO FALECEU DEVIDO À PROBLEMAS DE SAÚDE.

Na tarde desta sexta-feira (02/06) na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Paraibano, será celebrada missa de 7º dia do falecimento do senhor João Silvestra da Silva, conhecido como Véi João do Pé-de-Serra, ele foi o fundador da Vaquejada de Paraibano.

João Silvestre era natural do povoado Barriguda, município de Riacho das Almas no agreste Pernambucano, nasceu na década de 30 e é oriundo de família numerosa (16 irmãos, 120 netos e 50 bisnetos).

Devido a seca que assolava o agreste nordestino, e tendo como profissão ser vaqueiro (mas um vaqueiro estiloso, pois usava terno de linho para pegar boi na caatinga) foi convidado por um piauiense para vir cuidar de uma fazenda, alí conheceu e casou-se com Teresinha Edvirgens com quem teve 11 filhos, 22 netos e 13 bisnetos.

No estado das carnaúbas, recebeu convite  para vir para a terra dos babaçuiais, mas precisamente na Fazenda Pé de Serra povoado na divisa dos municípios de Paraibano com Colinas. O ano foi em 1975. Na nova morada cerca de 70 familias receberam o pernambucano e a família Silvestre. De bom coração e muito acolhedor, João Silvestre apoiou muitas pessoas humildes que iam ao local para botar roças: “Ele nunca cobrou nada das colheitas, principalmente das mulheres, ele foi um grande defensor das mulheres, numa época em que os homens eram machões” disse ao site a senhora Luzia da Vitória, lavradora “As farinhadas na fazenda Pé de Serra era a mais comemoradas na região, e pela primeira vez vi um churrasco onde se assava a banda de um boi inteiro duma vez, ele trouxe os gaúchos para assar, era muita fartura, seu João sempre foi muito bom para todos” revelou Luzia.

IMG-20170602-WA0030Em fevereiro de 1981, no casamento de seu filho Geraldo, realizou a primeira vaquejada da região. A cultura que começara como corrida de cavalo pé duro, na estrada do Riacho do Meio, ganhava com seu João Silvestre novas formas e modelos, igual a que ele via, quando era jovem no Pernambuco, .

Em 1985 a convite do então prefeito de Paraibano Ari Furtado, a vaquejada do Pé de Serra, ganhou melhor estrutura e foi trazida para a cidade, transformando-se na Vaquejada de Paraibano, hoje uma das maiores do Brasil.

Seu João Silvestre, o Véi João do Pé-de-Serra, viveu 42 anos em Paraibano, conquistou muitos amigos, deixa à sua família uma herança de respeito, caridade, honestidade, simplicidade além de generosidade, partilha,  e o legado de ter criado a maior Vaquejada do Maranhão.

É mais um dos muitos nordestinos que vieram na década de 30 do agreste para ajudar a fundar a cidade e a cultura de Paraibano. À seu João e família fica os agradecimentos dos paraibanenses.

IMG-20170602-WA0027 IMG-20170602-WA0031