sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: CÂMARA MUNICIPAL FAZ REUNIÃO E É ELOGIADA POR PROFESSORA.

Foto:Leo Lasan
Foto:Leo Lasan

Na última sessão plenária da Câmara Municipal de Paraibano, realizada na noite de segunda-feira (15) presidida pelo vereador Ricardo Campos (PEN) em substituição a presidente Elizangela Teixeira (PSB) que estava com o filho doente, foi apresentado sete indicações e dois projetos de lei. Um deles sobre o polêmico Estatuto do Magistério no município.
O vereador João Marcelo (PSDB) fez quatro indicações, a vereadora Lucimar Sá (SD) uma indicação e o vereador Murilo Ribeiro (PSL) outra.
O vereador Ricardo Campos (PEN) apresentou o Projeto de Lei Nº 001/2017 que dispões aos desempregados 20% das vagas ofertadas em processos seletivos para provimentos de cargos temporários no âmbito da administração pública municipal de quaisquer dos poderes, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista pelo município de Paraibano.
Também foi encaminhado à Câmara Municipal ofício de Nº 3001.0405-0007/2017 do Poder Executivo, Projeto de Lei que revoga o artigo nº 50 da Lei Municipal nº 04/2009 de 06 de Abril de 2009, que trata do Estatuto do Magistério do município de Paraibano, Maranhão e dá outras providências, para a análise dos vereadores.

Vereador João Marcelo.
Vereador João Marcelo.

O então presidente Ricardo Campos justificou que o Projeto que trata do Estatuto do Magistério, não poderia ser votado naquele momento devido à posição do Sindicato Municipal dos Professores não ter feito Plenária com os associados para esclarecimentos, Ricardo Campos sugeriu que o Sindicato dos Professores promova uma Plenária com os professores e junto esteja os vereadores, o advogado do sindicato e advogado da prefeitura, contador e se possível o promotor para que seja bem explicado o projeto e o resultado seja positivo para todos.
Sobre as indicações dos vereadores, João Marcelo (PSDB) fez quatro, sendo que a de Nº 008/2017 requisita do Poder Executivo, uma solução para o esgoto a céu aberto existente ao lado da Escola Municipal Darcy Furtado Brito no Residencial João Furtado. O vereador justificou que a indicação visa atender a vários pedidos de moradores e de pais de alunos, pois no local exala mau cheiro além do que no ambiente podem surgir focos de doenças, muitas delas provocadas pelo  mosquito aedes aegipty transmissor da dengue. Para o vereador no local há a necessidade de um trabalho de limpeza esgoto. Na indicação de Nº 009/2017 solicita a capina das gramas e podas das árvores das praças: Guilhermino Brito, São Sebastião, Manoel Cristino e Henrique Dias. A questão da iluminação pública já registrada na Indicação Nº 010, onde João Marcelo relembrou que em outras reuniões já registrou o problema de iluminação pública. Dessa vez o vereador pediu que fosse restabelecida a energia pública do bairro Residencial que conforme o parlamentar se encontra parcialmente às escuras. João Marcelo disse que foi convidado por moradores das ruas Socorro Silva, Carlos César, Moacir Furtado, Eusébia Dias Carneiro, Aldo Ferro, Castor Araújo, Rua da Paz e Rua Professora Marlene e constatou que realmente essas ruas não possuem iluminação e às escuras colocam moradores em risco, principalmente alunos e alunas que estudam à noite e tem que voltar para suas residências.
Em relação às ruas de Paraibano, o vereador João Marcelo, frisou a situação de perigo com a alta velocidade empregada por alguns motoristas, o que pode acarretar em acidentes graves, para isso a Indicação de Nº 011, solicita do Poder Executivo ou secretaria competente que seja colocado ao longo da Rua do Sol de um a dois redutores de velocidade (quebra-molas).

Vereador Murilo
Vereador Murilo

O vereador Murilo Ribeiro (PSL) através da Indicação 001/2017, pediu que ao Poder Executivo que seja feito o conserto de uma ponte no Povoado Cantigueiro. O vereador justificou que no local citado não passa ônibus escolar, e muitos se arriscam ao passar com motos. A indicação tem por interesse dos moradores facilitar a locomoção e trazer segurança principalmente para visitantes ou pessoas alheias ao problema, o que pode colocar suas vidas em risco. Por se tratar de uma propositura de suma importância para o município, o vereador Murilo pediu a aprovação da indicação pelos colegas parlamentares no que foi Aprovado por todos.

Ver. Lucimar Sá
Ver. Lucimar Sá

A vereadora Lucimar Sá da Silva (SD) através da Indicação de Nº 0010/2017 solicita a recuperação do calçamento de vários trechos da Travessa 2 de Julho com Rua Bandeirantes no bairro Vila Aparecida. A vereadora justifica o pedido em atender aos moradores que transitam a pé ou em veículos por esse local e reclamam da situação quase intrafegável.

Ver. Tico Leite.
Ver. Tico Leite.

No grande expediente a palavra foi facultada e o líder do governo na Câmara, vereador Tico Leite (PCdoB) apoiou o Projeto de Lei que trata do Estatuto do Magistério e que propõe entre outras medidas a redução da jornada de trabalho do professorem 1/3 da sua carga horária. Tico Leite também lembrou a situação em que podem ficar as prefeituras pela questão das muitas contratações, ocasionada pela redução da jornada de trabalho dos professores, o que pode elevar às despesas comprometidas à saúde financeira do FUNDEB. Mas o vereador disse que o que for bom para os professores apoia a causa da categoria, a quem considerou como a mais importante de todas as profissões.
Tico Leite informou durante sua fala que sexta-feira (19) seria o ultimo prazo para a ex-prefeita de Paraibano Aparecida Furtado enviar a prestação de contas do ano de 2007 e que foi devolvida pelo Tribunal de Contas e que com isso os vereadores poderão aprovar ou reprovaras contas e devolver para o Tribunal de contas. 

Vereadora Ana Célia
Vereadora Ana Célia

A vereadora Ana Célia (PTB) destacou a classe dos professores por lutarem por seus direitos, elogiou as Agentes Comunitárias de Saúde a quem considerou outra classe muito importante e pediu à população que tenham mais confiança no trabalho dos vereadores e esclareceu que a decisão de não votar o Projeto do Estatuto do Magistério naquela noite, foi uma decisão unânime entre os onze vereadores por entender que o projeto precisa de mais esclarecimentos por parte do sindicato da categoria.

Ver. Dênis
Ver. Dênis Nascimento

Dênis Nascimento (PMN) destacou a Caminhada da Paz contra a Violência, lembrou e pediu uma salva de palmas para o professor Ivanildo Ferreira vítima da violência no município, e afirmou que “Além de segurança, Paraibano precisa de Deus no coração de todos”. O vereador parabenizou a enfermeira Francijany Revil pelo trabalho a frente do PSF do centro e destacou a ação de prevenção à saúde desenvolvida pela equipe de saúde da família coordenada pela enfermeira: “Uma belíssima iniciativa da equipe em proporcionar mais saúde por meio da ação Academia ao Ar Livre realizada por você e profissionais” disse o vereador à profissionais que estavam na Câmara Municipal.
O vereador Ricardo Xavier (PT) afirmou que jamais votaria em um

Ver. Ricardo Xavier
Ver. Ricardo Xavier

projeto sem ter certeza do que está fazendo. O vereador se referia ao Projeto do Estatuto do Magistério e pontou que os vereadores irão averiguar e votar depois que for realizada uma assembleia entre o sindicato e a categoria. Também destacou a Caminhada da Paz.

Ver. Dênia Sá
Ver. Dênia Sá

Dênia Sá (PTN) destacou o trabalho da secretaria municipal de saúde desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde–UBS. Para a vereadora os novos atendimentos em ortopedia, ginecologia, ultrassonografia, nutrição, fisioterapia e educação física, vêm melhorar o quadro da saúde que anteriormente não estava sendo atendido: “Então, a população de nosso município só tem a ganhar com esses atendimentos, e devemos reconhecer que o prefeito junto com os vereadores está buscando muito mais para esse setor, a saúde, que era uma das maiores reclamações de nosso povo, está mudando para melhor” destacou Dênia.
“As coisas aqui na Câmara estão andando, estamos agindo com muita cautela e responsabilidade, não votamos mais como antigamente, só abaixando e gesticulando com a cabeça, agora as coisas são analisadas, aqui atualmente existem comissões funcionando, o que era inédito nesta casa do povo, estamos trabalhando sim e o povo está vendo, por isso a cada sessão essa casa é cheia de cidadãos e cidadãs que vem fiscalizar ou apoiar nosso trabalho e é para isso que fomos votados” Ressaltou o vereador João Marcelo. Ao falar sobre o Dias das Mães, o amarcpúblico presente aplaudiu efusivamente o parlamentar por lembrar da data: “Quem ainda tem sua mãe viva, que valorize, pois ela é a pessoa mais importante na sua vida” disse João Marcelo e parabenizou em especial sua mãe Deonice Furtado e também a sua esposa Juliana fazendo uma declaração de amor. Elogiou a população de Paraibano por promover de forma pacífica a Caminhada da Paz, homenageou o professor Ivanildo Ferreira e se solidarizou com a família do mesmo: “Que a mãe e a família Marão receba nossas condolências neste momento de muita dor, sabemos do tamanho do sofrimento e pedimos a Deus que dê conforto a todos” pediu o vereador.
João Marcelo frisou o trabalho da polícia em desvendar o crime: “Mesmo com toda a limitação, dificuldade, falta de aparelhamento do Estado, devemos reconhecer o trabalho da Polícia Civil, do DPM, dos delegados e felicitá-los pela elucidação desse crime em menos de dez dias. Estão de parabéns todas as instituições, o jovem delegado de Paraibano, que sei é um homem comprometido com a segurança da cidade. Também parabenizar ao prefeito Zé Hélio que tem dado apoio e a contrapartida para que as polícias desenvolvam um trabalho a contento… Ainda existem outros crimes pendentes, sabemos disso, mas todos precisam acreditar nas polícias e colaborar, para que eles com o apoio de todos elucidem esses casos” disse João Marcelo.

A professora Socorro Ribeiro, que estava no plenário da Câmara pediu permissão e elogiou os vereadores. Para ela os atuais vereadores estão de parabéns pelo trabalho. Socorro Ribeiro disse que é muito bonito ver os representantes do povo exercendo o real papel a quem foram confiados pelos eleitores: “A gente chegar aqui na Casa do Povo e ver e ouvir propostas é muito bonito. Digo isso por que participei de outras reuniões e não havia essa unidade, não falavam a mesma língua e isso dificultava as pessoas a permanecerem aqui. Muitos não davam importância pois não eram representados pelo vereador em quem votaram e que durante quatro anos não fez jus ao mandato e portanto perdia a confiança do povo. Agora percebo com essa nova Câmara que vocês estão representando de forma autêntica o papel que lhes foi confiado pelos eleitores. Por isso muito obrigado”.

Ricardo Campos
Ricardo Campos

O vereador Ricardo Campos (PEN) agradeceu as palavras da professora e disse que em nome dos colegas se sentia honrado. O vereador ocupou a tribuna para falar das reuniões que houve na Câmara, a exemplo do encontro para elaboração do Plano  Municipal de Saneamento Básico, Reunião para Empreendedorismo pelo SEBRAE, e afirmou que a Câmara está totalmente diferente, que atualmente os vereadores pensam, estudam, analisam e tomam decisões democráticas. Agradeceu pela votação de projeto de sua autoria e disse que como professor vai lutar para que o Projeto do Estatuto do Magistério seja aprovado na Câmara: “ Quero deixar bem claro que a minha profissão é de professor, eu escolhi essa profissão, profissão em que está inserido minha família, como minha mãe, irmão e parentes… Então jamais estaria aqui contra a minha classe, por que quatro anos passa rápido, enquanto que a profissão de professor é para o resto da vida”. Disse Ricardo Campos ao final da Reunião da Câmara Municipal.

Cobertura Léo Lasan