sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO:CORPO DE PROFESSOR É SEPULTADO SOB PEDIDOS DE “JUSTIÇA”.

20170507_064720Foi sepultado na manhã deste domingo (7) no cemitério São Sebastião em Paraibano o corpo do professor Ivanildo Ferreira Costa (Manim Marão). O professor foi assassinado de forma hedionda na noite da última quinta-feira (4). Encontrado na tarde de sexta-feira(5) em um local ao lado de um lixão, amarrado a uma árvore. O crime abalou a pequena cidade, pela forma brutal como foi executado. O corpo foi encaminhado para a perícia na cidade de Timon ainda na sexta-feira e após procedimentos  retornou à Paraibano na tarde de ontem sábado (6). Durante os dois dias muitas pessoas foram visitar  e levar as condolências à família do professor.

Ivanildo Ferreira professor morto em Paraibano. foto:Leo Lasan
Ivanildo Ferreira professor morto em Paraibano. foto:Leo Lasan

Às seis horas deste domingo amigos, profissionais da educação, e população em geral acompanharam o cortejo da residência dos pais do professor até o cemitério local. Alunos do professor e colegas de trabalho a maioria vestindo roupas nas cores preta carregaram faixas com mensagens em homenagem a Ivanildo Ferreira. A secretária municipal de educação Doralina Coelho e a presidente do sindicato dos Professores de Paraibano Maria Aparecida (Cida), Geralda Alves da URE- São João dos Patos, vereadores e secretários municipais estiveram na caminhada.

O coordenador de educação do município Marco Aurélio Pereira, fez um discurso destacando o trabalho de Ivanildo, o profissionalismo e o comprometimento que o mesmo tinha pela educação. Durante sua fala Marco Aurélio pediu que todos se unissem para exigir mais segurança no município: “Precisamos acabar com a violência, o caminho é a educação e principalmente a justiça… é preciso que façamos uma corrente de solidariedade e exigir justiça, para que casos hediondos como esse e outros não aconteçam mais” disse o professor emocionado.

20170507_064600A turma de Serviço Social, onde Ivanildo foi professor e estava organizando a festa de formatura, carregava uma faixa com os dizeres: UM ADEUS AO MESTRE. “NEM TUDO O QUE SENTIMOS, PODEMOS FALAR”. A mensagem, segundo uma das formandas, é do próprio Ivanildo (Manim Marão) aos alunos durante reunião com a turma, quando os mesmos estavam discutindo a forma como seria a festa de formatura. A reunião já tinha encerrado quando alguém falou da questão da influência política, o professor estava saindo, mas voltou e disse aos alunos a frase: “Nem Tudo o Que Sentimos Podemos Falar”, foram as últimas palavras do mestre aos alunos, e que ficou marcada na faixa durante o cortejo.

20170507_065256Neste domingo em frente ao cemitério local, após a mensagem do coordenador Marcos, o corpo de Ivanildo Ferreira foi levado até o tumulo, onde sob muita emoção foi sepultado. Durante os momentos a palavra que mais se ouviu no local foi “Justiça”.

Grupos de whatsapp estão convocando internautas para fazer uma caminhada na cidade exigindo justiça e paz na cidade.

Alguns vereadores, a exemplo de João Marcelo, informaram ao site que nesta segunda-feira (8) irão fazer uma visita à delegacia de polícia para saber como estão sendo feitos  os trabalhos de investigação e se a Policia Civil já iniciou alguma linha de trabalho: “Queremos que este caso seja solucionado rápido em resposta ao anseio da sociedade que está revoltada e indignada com esse crime bárbaro” disse João Marcelo que além de vereador é advogado.

Manim em festa de formatura organizada por ele em 2016.
Manim em festa de formatura organizada por ele em 2016.

IVANILDO FERREIRA

Ivanildo Ferreira tinha por volta de 40 anos, desde criança tinha o dom de trabalhar com arte e cultura, inserido na religião desenvolveu trabalhos junto a pastorais do menor e da juventude da igreja católica, onde desenvolveu trabalhos culturais como a criação do Boizinho de Paraibano, foi professor e coordenador de oficinas no Projovem, PET, Mais Cultura, e em Festas Juninas, foi um excelente decorador e tinha uma empresa de eventos, suas decorações de festas ultrapassaram o município e era reconhecido na região pelo primor com que desenvolvia seu trabalho. O forte no talento de Manim, como era popularmente conhecido, era a organizações de Eventos Oficiais. Na educação municipal pertencia ao quadro de funcionários e se destacava pela forma interativa de ensinar. Na sociedade era uma pessoa admirada pela gentileza e educação. Exigente com o bom gosto e profissionalismo as vezes era confundido como rígido. Politizado, Manim, sempre esteve no meio das campanhas, seja ela eleitoreira ou de cunho social, a exemplo de campanhas de solidariedade.  Sempre alegre participava dos principais eventos da região como carnaval, festejos, etc. Ivanildo Manim deixa pais e irmãs e irmão, cunhados e cunhada e uma infinidade de amigos órfãos de sua alegria contagiante e da certeza que não se pode calar a felicidade e o amor pela violência. O Brasil, seja onde for que aconteça, clama por JUSTIÇA, por um País que mesmo solidário e alegre as vezes é encoberto por uma nuvem escura e passageira que tenta esconder pessoas que vivem nas sombras do mal… Mas sempre surge um novo dia e com ele surge a luz do amor, esse nobre sentimento que era o lema de Ivanildo que através do seu trabalho deixa o legado de coisas boas e nos  incentiva a progredirmos rumo o amor ao próximo.20170507_064835rumo ao bem, esse bem comum que era sua mensagem. 

20170507_064902

20170507_064912

20170507_064930

20170507_065214

20170507_065334

Para entender o caso da morte do professor acesse a internet:http://www.gilbertolima.com.br/2017/05/barbarie-em-paraibano-professor-e.html