sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: AGRITEC COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA COM PRESENÇA DO GOVERNADOR FLÁVIO DINO

PREFEITO ZÉ HÉLIO DÁ UMA FORÇA E TRABALHA NO LOCAL . ESTRUTURA DO EVENTO ESTÁ QUASE PRONTO.
DSC_0123A maior feira de Agritecnologia do Maranhão já está com as estruturas no Parque de Vaquejada quase prontas, com todos os estandes prontos, vitrines naturais, e funcionários continuam se desdobrando para entregar o espaço do evento até esta quarta-feira, completamente pronto para o grande evento que acontece nos dias 6 a 8 de abril dessa semana.

O prefeito Zé Hélio colocou a mão na massa literalmente nesta quinta-feira passada, quando em companhia do secretário adjunto de agricultura Dugero fizeram vistoria e ajudaram os funcionários a organizar o local.

IMG-20170402-WA0016Vários municípios do Sertão Maranhense estão com as equipes praticamente prontas e começam a desembarcar em Paraibano nesta quarta-feira.
O convite da feira já circula nas redes sociais e marca o início para as 8 horas desta quinta-feira (6). No mesmo dia de abertura o Governador do Maranhão Flávio Dino estará presente com diversos secretários estaduais e autoridades.
O Governo do Estado, por meio do Sistema SAF, que inclui órgãos como a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), prefeitura de Paraibano e os movimentos sociais (MIQCB, Fetraf-MA, Fetaema, Aconeruq, MST), realizarão a primeira Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), Território Sertão Maranhense, em Paraibano.
IMG-20170331-WA0050
A equipe da Prefeitura de Paraibano está trabalhando em parceria com as equipes do governo estadual desde o início do mês de março, onde foram realizadas diversas reuniões, lançamento da feira com a presença do secretário estadual de agricultura familiar Adelmo Soares e autoridades regionais, distribuição de sementes para agricultores,visitas a produtores na zona rural entre outras ações, cadastro para oficinas e benefícios. etc.
A Agritec integra um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado e tem o objetivo de levar conhecimento e acesso às novas tecnologias fáceis e de baixo custo aos agricultores familiares do Maranhão. Esta será a 10ª edição da feira, que em dois anos com a realização de nove Agritecs capacitaram 12.543 agricultores familiares e movimentaram mais de R$ 13 milhões em comercialização e contratos com instituições financeiras.
IMG-20170331-WA0074
Depois do trabalho na AGRITEC pausa para o almoço. Prefeito Zé Hélio e Dugero.

IMG-20170225-WA0020Este ano, serão realizadas cinco Agritecs nos municípios de Paraibano (território Sertão Maranhense), Barra do Corda (território Centro do Maranhão), Santa Luzia (território vale do Pindaré), Itapecuru Mirim (território Vale do Itapecuru) e Cururupu (território Baixada Ocidental).

Prefeitos e equipes de 26 municípios (incluindo os prefeitos do Sertão Maranhense) devem marcar presença na AGRITEC em Paraibano. Empresas como instituições bancárias, universidades, e produtores vão mostrar seus negócios, oficinas com cursos e muitos visitantes irão movimentar a cidade. A economia de Paraibano deve ter uma melhora com hospedagens, alimentação e lazer nestes três dias de AGRITEC. Mídia de diversos veículos do Estado virão fazer cobertura, levando o nome do município para o Brasil, como fez o Programa Globo Rural da TV Globo em rede nacional, na manhã deste domingo (02).
Agritec será realizada entre 6 e 8 de abril, no Parque de Vaquejada Antônio Pedro, em Paraibano/MA.
IMG-20170225-WA0013
20170402_085044
20170402_085852
20170402_085547