sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUES

GOVERNO DO ESTADO LANÇA 10ª EDIÇÃO DA AGRITEC, NO MUNICÍPIO DE PARAIBANO

AUTORIDADES DE VÁRIOS MUNICÍPIOS ESTIVERAM PRESENTES E ELOGIARAM A ORGANIZAÇÃO DO LANÇAMENTO DA FEIRA.

Secretário de agricultura entre o prefeito Zé Hélio e Júlio César presidente da AGERP. foto:Leo Lasan.
Secretário de agricultura entre o prefeito Zé Hélio e Júlio César presidente da AGERP. Foto:Leo Lasan.

O Governo do Estado por meio do Sistema SAF (AGERP, ITERMA, SAF), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), prefeitura de Paraibano e os movimentos sociais (MIQCB, FETRAF-MA, FETAEMA, ACONERUQ, MST), lançou nesta sexta-feira (10), no Parque de Vaquejada Antonio Pedro em Paraibano a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) que será realizada nos dias 06 a 08 de abril, com a presença do governador do Estado Flávio Dino.

DSC_0134Nesta sexta-feira (10) o secretário de estado de agricultura familiar do Maranhão Adelmo Soares, veio a Paraibano, acompanhado do secretário adjunto de organização produtiva da SAF Sr. Chico Sales, do presidente da AGERP, Júlio César, da presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA) Sra. Margarthe Mendes e comitiva.

DSC_0071Prefeito de Paraibano Zé Hélio, recepcionou o prefeito  de Mirador José Ronildo (Roni), a prefeita de Sucupira do Norte Leila Rezende, vice-prefeito de Colinas João Haroldo, que também vieram prestigiar o lançamento da AGRITEC.

O secretário municipal de agricultura de Paraibano Sebastião Pereira e o adjunto Dugero, o chefe de gabinete da prefeitura de Paraibano Sr. Railton Sousa e Sr. Lindon Johnson, a presidente da Câmara de Vereadores de Paraibano Elizângela, os vereadores de Paraibano João Marcelo, Francisco Leite, Ricardo Xavier, Dênis Nascimento, Lucimar Sá, Dênia Sá, presidentes de sindicatos, profissionais da AGED na região, secretários municipais, agricultores, e técnicas de agropecuária formada pelo IFMA Pólo de Paraibano, o padre Iran Brito e pastor Carlos Henrique, entre outras autoridades estiveram no evento.

DSC_0017Presentes ainda o superintendente de articulação regional do Governo do Estado, Jardel Miranda, o gestor da AGERP Ednaldo Quirino, Geralda Alves representando a Unidade Regional de Educação-URE SJP-, Dr. Miguel Junior assessor de articulação política da superintendência de São João dos Patos.

A Polícia Militar em Paraibano deu total segurança ao evento. A imprensa regional esteve presente. Estudantes de cursos da área de agricultura, técnicos de AGEDs e público em geral foram prestigiar o lançamento da AGRITEC.

Equipe organizadora do evento foi elogiada por todos.
Equipe organizadora do evento foi elogiada por todos.

Com uma decoração primorosa da equipe de eventos da Prefeitura de Paraibano, a secretária municipal de educação Doralina Coêlho foi a chefe de cerimonial, o cantor Maguila interpretando a música Romaria de Renato Teixeira abriu a solenidade agradando a todos, mesmo debaixo de uma chuva forte.

Foi anunciada a entrega de 18 Kits feira, para a regional de São João dos Patos, o secretário Adelmo Soares, o presidente da AGERP Júlio César, o prefeito de Paraibano Zé Hélio e o gestor da AGERP Ednaldo Quirino testemunharam a assinatura de entrega dos KITS. Também foi assinado um termo de entrega de 10 kits feira para as cem famílias do município de São Francisco do Maranhão atendidas pelo Plano Mais IDH.  O Kit Feira é uma ação do Programa Mais Produção é composto por barraca, balanças, caixa de isopor, jalecos, bonés, camisa e gaiola.

Edson Francisco Barbosa, coordenador da FATAEMA no sertão maranhense fez pronunciamento representando os movimentos sociais. Edson Barbosa disse que a AGRITEC vai estimular a agricultura familiar na região e produzir vidas, saúde e alimentos: “Porque a agricultura produz tudo isso” afirmou Edson e completou pedindo aos gestores municipais e estaduais se unam para alavancar a agricultura familiar “Os agricultores estão satisfeitos com o governador Flávio Dino por essas políticas públicas voltadas para os mais carentes” finalizou o coordenador da FATAEMA na região.

Julio César presidente da AGERP
Julio César presidente da AGERP

Júlio César Mendonça, presidente da AGERP, declarou que a AGRITEC é um marco das políticas públicas do governo Flávio Dino e que a região do sertão maranhense tem um grande potencial como um das maiores produtores da agricultura familiar e exemplificou os municípios destacando Paraibano na produção de abóbora e disse que existem trabalhadores com disponibilidade, honra e garra para desenvolver esse potencial aliada à vontade política do governador Flávio Dino em desenvolver a região do sertão maranhense: “O exemplo é a AGRITEC que por onde passa deixa um rastro de desenvolvimento” pontuou.

A representante do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paraibano Hilma Pereira de Sá agradeceu a todos e afirmou que o sindicato está junto na luta por melhorias na agricultura familiar da região.

DSC_0161

O chefe de gabinete do prefeito Zé Hélio, Railton Sousa, agradeceu a equipe de organização da AGRITE em Paraibano, ao governador Flávio Dino, ao secretário Adelmo Soares, ao prefeito Zé Hélio, falou da importância da feira para a região e colocou em nome do prefeito toda a estrutura da prefeitura a disposição para realização da maior e melhor AGRITEC do Maranhão.

Railton Sousa.
Railton Sousa.

O pronunciamento do secretário de estado de agricultura familiar do Maranhão Adelmo Soares foi o mais aplaudido. Entre agradecimentos e informações o secretário disse que o município de Paraibano recebeu um trator e uma máquina mecanizada para alavancar a agricultura familiar, e que outros benefícios irão ser entregue pelo governador Flávio Dino no período da feira a exemplo de uma nova ambulância.

Adelmo fez uma analogia sobre o próximo ano de aniversário da cidade de Paraibano que completa “65” anos “Vocês me entenderam sobre essa data de número “65” brincou o secretário. Fez uma explanação sobre o papel da cada prefeito e de cada vereador e as cobranças que a população, e os amigos fazem após uma eleição: “Mas é nosso papel como representante do povo, ouví-los e atendermos dentro do possível suas reivindicações” afirmou o secretário estadual.

Adelmo Soares revelou que nos três dias que acontecerão a feira o governador Flávio Dino vai deslocar para Paraibano vários serviços do Estado, como secretárias, universidades, programas como o Viva Cidadão, em uma grande estrutura e que o município chamará a atenção para a importância das políticas públicas “Durante esse período Paraibano e a região do Sertão Maranhense será o centro das atenções do Estado para a Agricultura Familiar” afirmou.

EM TEMPO:

A Agritec integra um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado e tem o objetivo de levar conhecimento e acesso às novas tecnologias fáceis e de baixo custo aos agricultores familiares do Maranhão. Esta será a 10ª edição da feira, que em dois anos com a realização de nove Agritecs capacitaram 12.543 agricultores familiares e movimentou mais de 13 milhões de reais em comercialização e contratos com instituições financeiras.

Este ano, serão realizadas cinco Agritecs nos municípios de Paraibano (território Sertão Maranhense), Barra do Corda (território Centro do Maranhão), Santa Luzia (território vale do Pindaré), Itapecuru Mirim (território Vale do Itapecuru) e Cururupu (território Baixada Ocidental)

A Agritec será realizada nos dias 06 a 08 de abril, no Parque de Vaquejada Antônio Pedro, em Paraibano.

CURIOSIDADES:

No lançamento da AGRITEC nesta sexta-feira (10) em Paraibano, a culinária local chamou a atenção pela variedades de comidas e bebidas produzidas pela equipe de organização. A iguaria feita a partir da abóbora foi o carro chefe do lanche. Bolos, sucos, doces de abóbora foram produzidos por DSC_0003Césia Margarethe, frutas, caldos, e uma fartura de comidas e bebidas foram servidas aos participantes. A primeira dama do município Dilma Lima incansável, Jarbas e Caio Martins, Doralina e principalmente Claudene Campos e Zelane e a equipe das secretarias se desdobraram para fazer dois eventos grandes em pouco espaço de tempo, um no dia 9 para o Dia Internacional da Mulher que terminando a noite, foi sequenciada com a decoração e preparação da AGRITEC do dia 10. O cansaço deu lugar a satisfação ao receberem elogios do secretário e de todas as autoridades pela excelência no trabalho. A assessora de comunicação da secretaria estadual de agricultura familiar (SAF), jornalista Claudiana disse que nunca tinha visto tanta organização e simpatia de uma equipe preparatória da feira em nenhum município por onde passou a AGRITEC. O prefeito Zé Hélio elogiou o trabalho de todos e a imprensa e internautas postam palavras de parabéns a organização local da AGRITEC.

Texto e fotos: Léo Lasan do site Paraibanonews.

DSC_0069

DSC_0015

DSC_0050

DSC_0007

DSC_0057

DSC_0010

20170310_094848

DSC_0012

DSC_0021

DSC_0024

DSC_0036

DSC_0028

DSC_0035

DSC_0040

DSC_0091

DSC_0047

DSC_0078

DSC_0090

DSC_0203

DSC_0115

DSC_0116

DSC_0109

DSC_0102

DSC_0095

DSC_0175

DSC_0207