terça-feira, abril 23, 2024
DESTAQUES

PROFESSORES MUNICIPAIS FAZEM PROTESTO EM SÃO JOÃO DOS PATOS.

OS PROFESSORES FIZERAM PROTESTO AO NÃO PAGAMENTO DO ABONO.

Os professores da rede municipal de ensino da cidade de São João dos Patos, paralisaram suas atividades nesta quinta-feira (02) e está prevista nova paralisação também nesta sexta-feira 03 de março. O objetivo da paralisação é advertir a Secretaria Municipal de Educação sobre os direitos dos profissionais da educação que não estão sendo cumpridos. Outra intenção do sindicato da categoria é ter diálogo com a atual prefeita de São João dos Patos Sra. Gilvana Evangelista, para negociar as reivindicações dos servidores da educação.

Para o Sindicato dos Professores em Educação do Município de são João dos Patos – SINPROED-  a Prefeitura não implementou o reajuste salarial dos educadores, descumprindo a lei do piso e nem justificou o fato de não tê-lo feito.

No último dia 24 de fevereiro o sindicato encaminhou à Secretaria Municipal de Educação um ofício circular informando sobre a paralisação e a pauta das reivindicações. O ofício de número 007/2017 do SINPROED  consta das seguintes reivindicações:

  • Reajuste salarial de 7,64%, com efeito retroativo aos meses de janeiro e fevereiro de 2017, conforme Lei nº 11.738/2008:
  • Participação do Sindicato nas ações que envolvem a aplicação dos recursos do FUNDEB;
  • Criação de um calendário de pagamento para os servidores da educação;
  • Retorno de 2 dias pedagógicos;
  • Análise das despesas dos recursos destinados à educação referente aos 60% (no período de outubro de 2016 a fevereiro de 2017).

O ofício é finalizado com votos de um melhor diálogo e bom senso para resoluções das alternativas propostas. O Sindicato, conforme  o ofício, colocou-se aberto a negociações com o intuito de evitar impasses entre a categoria e a prefeitura.

Como durante o período de 24  a 28 de fevereiro não houve reunião entre as partes, os profissionais da educação municipal realizaram ato público pelas ruas da cidade, onde munidos de cartazes, faixas, apitos, deflagraram palavras de ordem e esclareceram o motivo da paralisação aos cidadãos patoenses.

O protesto organizado pelo Sindicato dos Profissionais de Educação – SINPROED, fez manifestação inclusive em frente ao prédio da prefeitura, e por meio de carro de som convidaram a gestora a se fazer presente para um diálogo, mas a prefeita não apareceu, em seguida o grupo de aproximadamente 100 professores seguiu até a Secretaria Municipal de Educação, onde ainda não tinha uma secretária indicada pela prefeita, para que pudesse oficialmente responder pela secretaria.

grev2O SINPROED informou ainda em nota que o sindicato dos professores visando o diálogo e a tentativa de acordo enviou dois ofícios à prefeita, pedindo uma reunião,  e que também enviou ofícios para a secretária de educação, que na época (janeiro a início de fevereiro) tinha como titular a Sra. Elizamar Lima Sá. Porém, Elizamar Sá pediu exoneração (por duas vezes) ficando na cadeira menos de dois meses, não restando assim outra opção aos professores senão a paralisação de advertência e a manifestação, no intuito de sensibilizar a gestora, que não concedeu o reajuste estipulado pelo MEC de 7,64%. Informou o sindicato em blogs da região.

Segundo os professores a prefeita de São João dos Patos não abriu um canal de diálogo com a categoria e não prestou as informações solicitadas pela classe, não repassou os abonos (rateios) aos educadores do município, e nenhum valor foi destinado a classe, mesmo com os repasses do FUNDEB em conta.
O saldo atual do FUNDEB é de R$ 3.464.803,69. Informou um blog patoense e páginas do face.

Na manifestação dos professores, o vereador Fernandim e a vereadora Tuany estiveram presentes e apoiaram as reivindicações. Não foram vistos o vereador Márcio Kizueira e o ex-vereador Tio Jardel, que até o ano passado na gestão do ex-prefeito de São João dos Patos, Waldênio Sousa, tanto o vereador quanto o articulador político regional eram os mais aguerridos defensores dos professores.

Nesta quinta-feira (02/março) a prefeita Gilvana Evangelista nomeou Sheila Cristina Ribeiro Ferreira como a nova secretária municipal de educação de São João dos Patos. No mesmo dia a secretária enviou ofício ao presidente do SINPROED, professor Gautama Silva solicitando que o Sindicato de Professores formasse uma comissão para discutir  a aplicação dos recursos do FUNDEB e pedindo também que os profissionais voltassem as atividades escolares.

Veja o ofício na foto.

of1