quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO: GERALDA ALVES ENTREGARÁ SECRETARIA DE SAÚDE NA TERÇA-FEIRA

O MOTIVO DA SAÍDA DE GERALDA É O RETORNO DA MESMA À GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO-URE- EM SÃO JOÃO DOS PATOS. GERALDA ALVES SERÁ GERENTE REGIONAL DE EDUCAÇÃO.

????????????????????????????????????Geralda Alves e o  candidato Flávio Dino durante campanha ao governo do Maranhão em Paraibano.Foto:Leo Lasan.

Geralda Alves reunida com o Conselho Municipal de Saúde de Paraibano.

A professora Geralda Alves da Costa concedeu entrevista o Paraibanonews, na manhã desta sexta-feira (03) para informar sobre a sua saída da Secretaria Municipal de Saúde. Geralda Alves recebeu a reportagem na sala da secretaria. A professora e ex-presidente do sindicato dos professores do município de Paraibano assumiu o cargo de secretária municipal de saúde no dia 1º de janeiro de 2017, mas o trabalho já vinha sendo feito desde a transição de governo no início de dezembro. Geralda Alves foi diretora do Hospital Municipal de Paraibano no governo do ex-prefeito José Rodrigues (1997/2001). Formada em História pela UEMA, Geralda Alves trabalha atualmente como funcionária do Estado do Maranhão, e estava de férias da Gerência Regional de Educação-São João dos Patos.

O prefeito Zé Hélio convidou Geralda Alves para gerenciar o setor da saúde nos primeiros dias de sua administração. Dedicada, a professora Geralda Alves se debruçou sobre os programas da saúde, leu muito, se informou, fez diagnóstica da situação e em pouco elaborou com sua equipe um Plano de Ação Emergencial para o hospital Municipal Dr. Pedro Neiva de Santana, organizou os setores da secretaria de saúde, entre outras ações.

Geralda alves e Lasan em abril de 2013
Geralda Alves e Leo Lasan em abril de 2013

Agora ao final de suas férias do Estado, Geralda Alves retorna à URE e foi promovida pelo Governador do Maranhão para gerenciar a Regional de Educação-URE- em São João dos Patos.

Após conversa com o prefeito Zé Hélio, explicou que como gestora de educação do Estado na regional, tem muito a contribuir com a cidade fazendo uma ponte entre o município e o governo.

Geralda Alves fica como secretária de saúde do município até terça-feira, quando recepcionará os novos médicos cubanos, que virão trabalhar em Paraibano. No evento, Geralda Alves passará o cargo ao prefeito que entreguará à nova secretária municipal de saúde Dra. Bethânia Camargo.

Abaixo a entrevista:

-PARAIBANONEWS: QUAL O MOTIVO DA SENHORA DEIXAR A SECRETARIA DE SAÚDE DE PARAIBANO?

GERALDA DA COSTA: Não há um motivo específico, na verdade percebi a importância para o nosso município continuar trabalhando na Gerência Regional de Educação do Estado- URE em são João dos Patos. Saindo de lá perderemos a extensão do Estado aqui no município. Prestando serviço para o Estado, posso contribuir ainda mais para o nosso município via Governo do Estado.

Conversei com o prefeito Zé Hélio, ele entendeu a minha decisão, lógico que, no que depender de mim, continuo dando minha contribuição. Conversei também com Dr. Zequinha o qual me falou que a decisão seria minha, mas qual foi essa decisão ele iria continuar contribuindo com a saúde de Paraibano, ou seja, desde o ano passado que ele atende quinzenalmente as pessoas de Paraibano em Caxias-MA. Já houve fim de semana em que enviei até oito pessoas para cirurgia de hérnia e vesícula.

Geralda e o esposo veereador Tico, prefeito Zé Hélio, Lindon Jonson e esposa vereadora Denis sá e a primeira dama Dilma Lima. foto:Lasan.
Geralda e o esposo vereador Tico, prefeito Zé Hélio, Lindon Jonson e esposa vereadora Denia Sá e a primeira-dama Dilma Lima. Foto:Lasan.

-PARAIBANONEWS: AO ASSUMIR O CARGO COMO A SENHORA ENCONTROU A SECRETARIA DE SAÚDE?

GERALDA DA COSTA: Já no dia 30 de dezembro de 2016, iniciei pelo Hospital Municipal, porque no dia 1º de janeiro de 2017 os profissionais deveriam estar escalados para o trabalho, e o hospital funcionando. Porém a situação do mesmo (hospital) é de precariedade em todos os aspectos, faltando profissionais em alguns setores, logo que assumir recebi o Ofício Nº 07/2017 no dia 12/01/2017 do Ministério Público cientificando da inspeção realizada pelos técnicos da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária no Hospital Dr. Pedro Neiva de Santana no dia 19/10/2016, e em anexo ao documento a solicitação de um plano de ação e resolução no prazo de 15 dias.

Bethânia Camargo será a nova secretária de saúde de Paraibano.

-PARAIBANONEWS: TRINTA DIAS DEPOIS DE ASSUMIR A SECRETARIA DE SAÚDE QUAIS AÇÕES FORAM REALIZADAS?

GERALDA DA COSTA: Logo de início foram contratados profissionais como médicos, enfermeiros plantonistas, uma enfermeira para gerenciar a equipe de técnicos de enfermagem, farmacêutico, nutricionista, e  reafirmamos a nossa adesão ao Programa Mais Médicos. Elaboramos o Plano Emergencial para de melhorar a estrutura, equipamentos e reestruturar a farmácia hospitalar e básica. Foi realizada uma transferência de programas de saúde que estavam funcionando na clínica, local que não oferecia condições de funcionamento, o setor de estatística do hospital foi reestruturado devido à necessidade de recuperar o faturamento das 127 AIHS, que no momento estava em baixa e apresentava apenas 45% do faturamento, mesmo havendo os atendimentos, mas não havia o preenchimento dos laudos de internação por parte dos profissionais… Hoje a realidade é outra, com a mudança e conscientização dos profissionais, já estamos alcançando uma média de 95%, graças principalmente ao trabalho em equipe. Foi organizado o setor de processamento de dados da saúde, que funcionava em salas separadas, havia uma centralização de informações. Colocamos duas pessoas que foram treinadas para ficar no setor, atualmente o CPD funciona em uma sala com todos os programas, facilitando o fluxo dessas informações dos 34 programas da saúde.

-PARAIBANONEWS: COM ESSAS MUDANÇAS COMO ESTÁ O SETOR DA SAÚDE DE PARAIBANO NESTE MOMENTO ?

GERALDA DA COSTA: Funcionando com a expectativa de melhorar em curto prazo. Na Atenção Básica, conclui-se a organização completa dos PSFs nesta segunda-feira 6 de fevereiro, com a vinda de um técnico de São Luís que vem para regularizar e atualizar as bases municipal e federal do CNES (…). Ainda nesta segunda-feira (6) vamos receber dois médicos cubanos para atender no Bairro da Subestação e no Bairro Residencial pelo Programa Mais Médicos, onde se percebe uma grande demanda devido sua grande população.

Conseguimos através da amizade com o médico Dr. Zequinha com Dr. Tema atendimentos em Tuntum-MA. para realização de exames de tomografia, mamografia e raio-x.

Esses avanços na saúde de Paraibano em tão poucos dias, terá continuidade com a nova secretária municipal de saúde Dra. Bethânia Camargo, que vem para somar na saúde do nosso município.

Agradeço ao prefeito Zé Hélio, foi um grande aprendizado e cresceu meus conhecimentos de como funciona a saúde em um município. Quero agradecer a oportunidade. Muito obrigado a todos.

Geralda e Márcio Jerry durante convenção do PCdoB em Paraibano foto Lasan
Geralda e Márcio Jerry e o ex-prefeito Pitó durante convenção do PCdoB em Paraibano. Foto Lasan