quinta-feira, março 28, 2024
DESTAQUES

ASSOCIAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROMOVERÁ EVENTO EM PARAIBANO

20161212_120312Neste sábado dia 17 de dezembro, a parti das 18;30 horas na Praça Sérgio Coêlho, em Paraibano, a Associação da Pessoa Com Deficiência de Paraibano, estará promovendo evento em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. A data oficial é 03 de Dezembro, quando se comemora em nível internacional.

O evento em Paraibano, foi adiado do dia 3 para o dia 17  devido a compromissos de representantes de associações e secretarias de outros municípios a exemplo de Beatriz Carvalho, secretária adjunta dos direitos da pessoa com deficiência do Estado do Maranhão, Francisco Leosvan, secretário municipal da pessoa com deficiência de São João dos Patos,  Salomão Moura de São João do Paraíso  e do cantor Deusamar Guimarães de Grajaú,  que na ocasião da data do dia 03 não puderam vir, mas que confirmaram presença para o evento do dia 17 em Paraibano.

A Associação da Pessoa Com Deficiência de Paraibano, está programando uma reunião na sede da associação, Rua do Campo, na parte da manhã do dia 17 para falar sobre acessibilidade no município, os direitos e deveres das pessoas com deficiências, entre outros temas.

Foto Bira da Rádio.
Foto Bira da Rádio.

A noite na Praça Sérgio Coêlho, a programação destaca Desfile de Cadeirantes, Palestra, mensagem do Pastor Salomão Moura de São João do Paraíso e show com o cantor Deusamar de Grajaú. Deusamar Guimarães  que é deficiente visual e presidente da Associação da Pessoa Com Deficiência de Grajaú, mostrará seus sucessos. A professora Daiane de Paraibano fará demonstração da língua brasileira de sinais- Libras.

O evento terá presença de autoridades e de convidados que participam de movimentos em apoio as pessoas com deficiências.

No domingo dia 18, a Igreja Assembleia de Deus promoverá culto em homenagem a pessoa com deficiência e participação da associação de Paraibano.

Para Francisco Noleto da Silva e Neuracy de Oliveira Feitosa representantes da Associação da Pessoa Com Deficiência de Paraibano, o evento é muito importante para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e para que os direitos dos mesmos sejam conhecidos e respeitados.

Francisco e Neuracy Foto: Bira da Rádio
Francisco e Neuracy   Foto: Bira da Rádio

Segundo Francisco Noleto, um dos maiores problemas em Paraibano é a acessibilidade, no município são poucos os ambientes adaptados para o deficiente, o preconceito é outro problema enfrentado pelos deficientes: ” Falta também conhecimento e as pessoas deveriam ter consciência e abraçar a nossa causa” reclamou Francisco Noleto “O número de pessoas com o comprometimento parcial ou total da visão no município de Paraibano é muito grande e a família, a sociedade se acomoda e não ajuda a buscarmos os nossos direitos ” afirmou “Precisamos de apoio e ajuda, para superarmos as barreiras que nos são colocadas diariamente, com o conhecimento de todos  podemos vencer essas barreiras e sermos felizes” completou  Francisco Noleto que é deficiente visual.

Para Neuracy Feitosa, alguns avanços já foram conquistados, mas ainda faltam muitos, para ela esse evento no dia 17 em Paraibano, vai mostrar a importância do deficiente na família e na sociedade e melhorar a inclusão que é o privilégio de conviver com as diferenças, conforme está impresso no convite.

20161212_120312

Evento: Associação da Pessoa Com Deficiência 

Foto: Léo Lasan
Foto: Léo Lasan

Dia: 17 de Dezembro

Hora:18:30

Local: Praça Sérgio Coêlho – Paraibano.