quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUES

RÁDIOS ESTÃO SENDO FECHADAS NO MÉDIO SERTÃO MARANHENSE

Foto:Ray Teixeira.
Foto:Ray Teixeira.

Um dos maiores e mais antigos veículos de comunicação de massa no Brasil, está dizendo adeus a milhares de ouvintes no médio sertão maranhense. O rádio. O veículo que até bem pouco tempo era o entretenimento do sertanejo, vive em crise devido as novas mídias. Sem atrair recursos, tanto financeiro como político, as rádios estão silenciando seus sinais de transmissão. Como a maioria das concessões dessas emissoras foram destinadas a políticos da região nos anos 80 ou 90, serviu até quando os interesses dos mesmos eram compensadores. Atualmente essas emissoras que tiveram pouco investimento em equipamentos e muita desvalorização nos profissionais, não são mais páreos para a realidade virtual da internet. Os profissionais que batalharam e sofreram para aprender a lapidar seus talentos natos, se veem agora sem um espaço para trabalhar e levar alegria aos mais longínquos ouvintes.

A rádio que encantou lares e praças, enamorou casais e acalmou ou embalou corações, está amordaçada pela falta de interesse daqueles que um dia se utilizaram desse veículo e de seus profissionais para o ego do poder.

São João dos Patos: RÁDIO BOA ESPERANÇA NÃO TEM MAIS ESPERANÇAS.

Radialista Antonio Luis de São João dos Patos.
Radialista Antonio Luis de São João dos Patos.

Após 30 anos, uma das mais famosas emissoras de rádio AM da região do médio sertão maranhense, silenciou e deixa centenas de ouvintes órfãos de notícias e boas músicas, principalmente os ouvintes da zona rural onde o sinal da emissora era alcançado e festejado.

A Rádio Boa Esperança – AM com sede em São João dos Patos, desde  os anos 90, fechou suas portas há alguns meses de 2016. O mesmo destino seguiram a Rádio Paraibano FM (fechada em 2001) e a Rádio Liberdade FM de Paraibano fechada em agosto de 2016. Outras emissoras em municípios vizinhos também disseram adeus e os ouvintes nada puderam dizer.

A coincidência desses veículos de comunicação na região é que todas elas pertenciam a políticos desses municípios. Em São João dos Patos a concessão da Rádio Boa Esperança pertencia ao ex-prefeito Dr. Nilson Sá. Em Paraibano a Rádio Paraibano FM pertencia ao ex-prefeito Dr. Zequinha, e a Rádio Liberdade FM foi concedida ao ex-prefeito Ari Furtado.

O rádio na região sempre foi um veículo de difusão cultural dos habitantes locais, mas principalmente de interesses políticos dos donos dessas emissoras.

Francisco, Bozó, radialistas de São João dos Patos em evento político.
Francisco, Bozó, radialistas de São João dos Patos em evento político.  Foto:Leo Lasan

Os tempos áureos das rádios na região duraram até o início do ano de 2010, quando o fenômeno da internet ainda era raridade e os aparelhos celulares um bem de consumo de poucos. Antes da internet, as emissoras de rádios que deveriam ser comunitárias, eram utilizadas para discursos políticos disfarçadas de entrevistas. Profissionais do rádio como locutores e sonoplastas, aprenderam no gogó mesmo, por falta de escolas profissionais na região. Eram como nossos cantores e músicos, aprendiam de ouvido e na prática errando e acertando, mas com um talento nato.

Atualmente esses mesmos profissionais, que sempre alegraram os dias dos ouvintes até as vezes sem receber salário por isso, só são utilizados em gravação de propagandas ou em eventos promovidos por empresários dos shows bisnes.

O radialista e locutor de São João dos Patos, Antonio Luis, relata sua trajetória em depoimentos a um site local: “Em 04 de janeiro de 1994  tive a oportunidade de ser chamado para fazer teste como locutor na Rádio Boa Esperança, fui aprovado e lá trabalhei  23 anos com muita alegria, dedicação, aprendizagem, agilidade, garra, competência, tudo isso com a humilde de quem veio lá do interior, com o sonho do sucesso, que tive o prazer de alcançar” afirmou Antonio “ De locutor, nós profissionais do rádio passamos a fazer de tudo um pouco na emissora, operador de áudio, sonoplasta, operador de transmissores, repórter policial, repórter esportivo e cronista esportivo”.

Para Antônio Luís um dos mais dedicado e reconhecido profissional de comunicação em São João dos Patos, os problemas de audiência e financeiro começou quando em 2009, houve mudança na direção da rádio Boa Esperança AM e não houve investimentos e respeitos aos profissionais, com esse “programa”, os patrocinadores tiraram suas mídias do ar e os ouvintes não sintonizavam a emissora.

Quatro anos depois, segundo Antonio Luis, exatamente no dia 13 de novembro de 2013, o prédio da emissora foi fechado com cadeados. O dono da rádio Dr. Nilson Sá, foi procurado pelos profissionais que tentaram convencê-lo da importância da emissora, mas não houve êxito, segundo expressa Antônio Luís em reportagem no site O Quarto Poder no qual é editor.

Os profissionais, ainda em 2013 recorreram à justiça, mas antes da audiência marcada, houve uma reunião com Ariana Lopes filha do proprietário da rádio Boa Esperança, e em um acordo, os profissionais retiraram a denúncia da justiça e foi reaberta a emissora. Porém, de acordo com as afirmações de Antonio Luis em matéria do seu site, houve muitas intrigas e perseguições de outros profissionais culminadas com o fechamento da rádio para os grandes profissionais com mais de 20 anos na emissora a exemplo de Antonio Luis, Péricles Silva, João Mota e Bozó. “Depois desse abuso de poder do citado sócio a emissora ficou apenas com alguns aprendizes, sem oferecer sucesso aos poucos ouvintes que ainda restavam” desabafa Antonio:“Não deu em outra, a rádio lamentavelmente que era um patrimônio da cidade há mais de 30 anos no ar, bateu suas portas mais uma vez e desta vez para sempre, pois nem os equipamentos se encontram mais lá. E assim se vai mais um fato triste da nossa cidade. Rádio Boa Esperança só resta saudades” lamentou um dos maiores comunicadores da região do médio sertão maranhense.

Bons profissionais de rádio tentam espaço em blogs, eventos, etc. Mas aquela voz que levava emoção ao ouvintes por meio das ondas do rádio durante todo os dias, faz falta e não se ouve o eco de reivindicação por parte da população amante do rádio.

Remando contra a maré do pessimismo, o radialista André Alves em Paraibano, está abrindo uma nova emissora de rádio a Máxima FM nas dependências da antiga Rádio Liberdade FM. Espera-se que dessa vez a música seja de esperança e não o canto de sereia dos políticos, que só vão na onda boa. Que também a EMBRATEL reveja sua política de comunicação para as emissoras de rádio, como espaço de informação e cultura  em meio a esse mar de tecnologia que muitas vezes mais atrapalha que ajuda. Viva o rádio.

Toda a matéria de Antonio Luis no site: http://www.oquartopoder.com/saojoaodospatos