sábado, abril 27, 2024
DESTAQUES

PARAIBANO É PIONEIRO NA REGIÃO EM AJUDAR PACIENTES COM CÂNCER NO MARANHÃO.

Arícia Dino. Foto Leo Lasan
Arícia Dino. Foto Leo Lasan

“OS PARAIBANENSES ESTÃO DE PARABÉNS POR SEREM PIONEIROS EM AJUDAR AS PESSOAS COM CÂNCER “ declarou Arícia, neta do criador da Fundação Antonio Dino que mantém o único centro de tratamento de câncer no Maranhão.
A neta de Antonio Dino, Arícia Dino esteve em Paraibano neste final de semana para participar do segundo evento “Outubro Rosa” promovido pela Labclin Análise Clínicas.
Arícia elogiou os paraibanenses pela preocupação e ajuda humanitária em colaborar com os pacientes acometidos pelo câncer no estado e ajudar a única instituição do Maranhão, responsável pelo tratamento de pessoas que sofrem com a doença.
A Fundação Antonio Dino mantém há 50 anos o Hospital Aldenora Bello e casas de apoio em São Luis, que atende mensalmente milhares de pessoas com câncer . Todo o tratamento é gratuito e para manter esse magnífico trabalho a fundação necessita da colaboração e doação das pessoas.
Na região do médio sertão maranhense, Paraibano é o município pioneiro nessa causa, através da Dra. Bethânia Camargos e Ludenrique Campos proprietários da Labclin Análise Clínicas, empresa da área de exames clínicos, e que  desde o ano passado, realizam ações que arreacadam recursos que posteriormente são enviados para a fundação que repassa ao Hospital Aldenora Bello.
A Labclin no mês de outubro, (mês voltado para a prevenção ao câncer de mama, e denominado Outubro Rosa em referência às mulheres) realiza palestras, almoço, jantar, e venda de camisetas, etc. e com o dinheiro arrecadado com essas ações, repassa para a maior instituição do Maranhão voltada para atendimento aos pacientes com câncer.
Foi esse pioneirismo no interior do Estado e distante da capital, que despertou a Fundação a enviar a neta de Antonio Dino, à Paraibano, para conhecer esse trabalho, Arícia disse que essas ações surpreendeu e deixou todos felizes “Foi uma surpresa muito boa saber que no interior do Maranhão tem pessoas que se preocupam com o próximo e a gente se sente muito honrada e feliz em ter essas pessoas conosco nessa luta” disse Arícia, que veio à cidade com seu esposo Hugo Gedeoon, advogado voluntário da fundação.

O evento promovido pela Labclin aconteceu neste domingo (16) quando foi oferecido um almoço e vendas de camisetas na Churrascaria Boi na Brasa em Paraibano.

Ludenrique Campos, Bethânia Camargos, Arícia e Hugo.
Ludenrique Campos, Bethânia Camargos, Arícia e Hugo.

Em entrevista so site Paraibanonews, Arícia informou que neste ano de 2016, segundo o Instituto Nacional do Cancer-INCA- há uma perspectivas de 7 mil novos casos de câncer no Maranhão, não só de mama, também de outros tipos de câncer. Arícia Dino informou que no Maranhão o maior número de casos de câncer são de útero, depois de mama e que é preciso maior cuidado com a prevenção, principalmente com a a atenção na saúde básica.

Almiran e esposa durante evento.
Almiran e esposa durante evento.

Estiveram presentes ao evento, os médicos Jetro Raposo (que há 30 anos estagiou no Hospital Aldenora Bello e concedeu entrevista ao site), Dr. Francisco Furtado, o médico cubano Joel, a ex-secretária municipal de saúde Caroline Veloso, Almiran Pereira (o irmão do novo prefeito) o novo vereador Ricardo Campos, o advogado Daniel Veloso, a professora Césia Margarete, o pároco Iran Brito, e profissionais do laboratório e demais convidados.

Francisco de 10 anos emocionando os adultos por uma boa causa: "Vou ajudar as crianças com câncer".
Francisco de 10 anos emocionando os adultos por uma boa causa: “Vou ajudar as crianças com câncer”.

A cantora Polliana e o cantor Maguila animaram o evento com sucessos musicais durante o almoço.

Um menino de dez anos, Francisco Souza Feitosa, emocionou o casal da fundação, ao se prontificar em ajudar na arrecadação de donativos para a instituição. Foi iniciativa dele pedir um cofre para levar para sua escola e ali arreacadar recursos para enviar ao Hospital Aldenora Bello: “Eu faço isso para ajudar as crianças que estão com câncer precisando de nós lá em São Luis” disse Francisco “E eu vou pedir aos professores da minha escola para ajudar a encher esse cofrinho de dinheiro e explicar a importância dessa ajuda” afirmou recebendo elogio do casal representante da Fundação Antonio Dino.

Arícia, Hugo, Dr. Jetro e Dr. Francisco Furtado
Arícia, Hugo, Dr. Jetro e Dr. Francisco Furtado

Dr. Jetro Raposo médico de Paraibano falou da importância do evento Outubro Rosa em Paraibano, elogiou o trabalho da Dra. Bethânia Camargo e considerou sua atitude como um ato humanitário em arrecadar recursos para a única instituição que trata de câncer no Maranhão e que há décadas vem mantendo esse trabalho amenizando o sofrimento de pessoas que tem uma doença tão cruel em termos de resolutividade, de perspectivas de vida. Para o médico o Hospital Aldenora Bello é uma instituição de grandeza, importante para o estado e referência no Brasil.

Equipe do Labclin.
Equipe do Labclin.

Dr. Jetro revelou que quando estudante de medicina em São Luis há 37 anos, estagiou no hospital e naquela época já notava a estrutura e a importância dos serviços que foi implantado por um excelente médico, grande humanitário, Antonio Jorge Dino, que criou a fundação sem fins lucrativos, de forma filantrópica, com a grandeza humilde de ajudar as pessoas e hoje percebe que a família de Antonio Dino permanece constituída de outros médicos, filhos, e netos cuidando para que cada vez mais supere as dificuldades e proporcione saúde a todos que são acometidos de câncer no Maranhão: “Então para mim é muito gratificante participar de eventos como esse, vendo um serviço desse nível, funcionando depois de tantos anos com muito mais qualidade e eficiência. Portanto é importantíssimo se a comunidade colaborar e ajudar para servir a todos” afirmou Dr. Jetro Raposo.

Arícia e o esposo Hugo Gedeon.
Arícia e o esposo Hugo Gedeon.

Arícia Dino assessora de comunicação da Fundação Antonio Dino em entrevista ao site informou que a fundação mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, as casas de apoio, consultório móvel e as campanhas de prevenção. Em outubro desenvolve e trabalha no Maranhão o Outubro Rosa, uma campanha nacional e internacional de prevenção ao câncer de mama,o câncer que mais mata mulheres no Brasil. No Maranhão o câncer de mama só perde para o câncer de colo de útero e que por esse motivo o Hospital Aldenora Bello lançou em 2016 a campanha “Março Lilás” alertando as mulheres sobre a importância de fazer o preventivo regularmente, para um diagnóstico mais cedo, no início da doença para o tratamento ser mais eficaz. Para Arícia o principal motivo para o alto índice de câncer doecolo de útero no Maranhão, é a ausência de exames preventivos, da saúde básica.

Para a neta de Antonio Dino, a iniciativa da empresa Labclin em Paraibano, em promover a conscientização sobre o câncer,  é muito importante e surpreendeu a todos da fundação e do hospital do câncer, e esse ano fez questão de vir até o município para conhecer o trabalho e como a população está se mobilizando e se preparando, nessa campanha de prevenção.

dsc_0070Perguntada sobre o número de mulheres com câncer de mama no Maranhão, Arícia Dino respondeu que conforme o Instituto Nacional do Câncer a perspectiva é de 7 mil novos casos de câncer, não só de câncer de mama, mas de outros tipos de câncer no estado.

“O Hospital do Câncer Aldenora Bello, se preocupa nessa questão de prevenção, porque somos um hospital de referência, específico em tratamento de câncer, então o paciente já chega ao nosso hospital para tratar, e isso é muito preocupante, porque a Unidade Básica, a saúde básica, às vezes fica a desejar por conta de campanhas de prevenção e para ser mais eficaz no tratamento, a prevenção é mais bem barato do que um tratamento de alta complexidade.

Arícia fez um histórico do hospital destacando o importante papel do seu avô Antonio Dino, que iniciou o hospital com apenas duas salas há 50 anos e atualmente tem quase uma quadra, 175 leitos e 30 mil atendimentos mensais, entre consultas, procedimentos cirúrgicos, etc. Para Arícia o hospital precisa de parceiros, principalmente no interior do Maranhão para diminuir esses índices.

médico cubano Dr. Joel.
médico cubano Dr. Joel. e a professora Césia Margarethe.

Por ser distante da capital, o médio sertão maranhense, existe a dificuldade de locomoção e muitas pessoas buscam serviços de saúde em Teresina-PI, pela proximidade, mas conforme Arícia, o Hospital do Câncer Aldenora Bello em São Luís, atende muitos pacientes de Colinas, São João dos Patos, Paraibano, Pastos Bons, e o hospital preza por abraçar essas pessoas e não deixar que as mesmas abandonem o tratamento, e tudo isso é proporcionado através das casas de apoio que ficam próximas do hospital.

Conforme registro de Arícia campanhas como essa da Labclin desenvolvida em Paraibano é muito gratificante e deixou o pessoal da fundação muito honrado, por que sente que a população do município está buscando informações, participando das campanhas de prevenção e alertando para a importância de se cuidar, de fazer o autoexame dos índices que estão crescendo e que é preciso se prevenir.

Em relação a iniciativa em Paraibano, Arícia disse que a cidade é pioneira na região, agradeceu a sensibilidade e humanidade dos profissionais da Labclin e pediu que outros municípios façam o mesmo, que as pessoas se comovessem, participassem das ações e que o Hospital Aldenora Bello está de portas abertas para quem quiser conhecer o trabalho e colaborar com essa causa tão importante na vida dos maranhenses.

Caroline e Daniel Veloso com médicos.
Caroline e Daniel Veloso com médicos.

dsc_0072

dsc_0096

dsc_0085

dsc_0053

dsc_0022

dsc_0021

Professora Telma e esposo Onildo Brito.
Professora Telma e esposo Onildo Brito.

 

dsc_0076

Churrasqueiro Chaga.
Churrasqueiro Chaga.

dsc_0026

Bitonho proprietário da Churrascaria Boi na Brasa.
Bitonho proprietário da Churrascaria Boi na Brasa.
Os cantores maguila e Polliana Soares, voluntários na Campanha.
Os cantores maguila e Polliana Soares, voluntários na Campanha.
Dona Graça Freire proprietária da Churrascaria e apoiadora da Campanha.
Acima Dona Graça Freire proprietária da Churrascaria e apoiadora da Campanha.
Padre Iran Brito
Padre Iran Brito