quarta-feira, abril 17, 2024
DESTAQUES

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM PARAIBANO SERÁ REALIZADA NESTE SÁBADO

SÓ QUEM JÁ PRECISOU DE SANGUE SABE DA IMPORTÂNCIA.

O Centro de Hematologia do Maranhão – HEMOMAR e a Secretaria Municipal de Saúde realizarão neste sábado dia 03 de Setembro a primeira Campanha para Doação de Sangue em Paraibano. A campanha acontecerá na Creche Tia Zezé durante todo o dia.
A campanha é uma das mais importantes no município.

Profissionais do HEMOMAR-Balsas em Palestra na Câmara Municipal de Paraibano Foto:Lasan
Profissionais do HEMOMAR-Balsas em Palestra na Câmara Municipal de Paraibano Foto:Lasan

Pessoas que já tiveram problemas de saúde e necessitaram de sangue, sabe o sofrimento que é esperar por uma bolsa de sangue nos hospitais maranhenses. Principalmente o sangue do tipo “o” negativo. As histórias sobre esse procedimento de saúde não são animadoras e a todo momento surge notícias sobre a necessidade do brasileiro fazer parte desse ato de solidariedade, doar sangue para salvar vidas.

ENTENDA

Em média, o corpo humano possui cerca de cinco litros de sangue. Na doação a quantidade coletada é de 450 ml de sangue. O sangue doado é resposto pelo organismo em 24h (parte líquida).

Critérios para doação

Para doar, é preciso observar alguns critérios. Veja abaixo:
–  Idade entre 18 e 65 anos de idade;
– Peso igual ou acima de 50 kg;
– Gozar de boa saúde;
– Documento de identidade com foto.
Após entrevista, o doador doa coleta uma bolsa de sangue, que passa por testes sorológicos (hepatites do tipo A, B e C, aids, sífilis, chagas) e testes imunohematológicos (tipagem sanguínea ABO/Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e eletroforese de hemoglobina).

Além disso, pessoas que estão com gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto não podem doar temporariamente. No dia da doação é necessária apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

TRISTE REALIDADE.

Com o alto número de acidentes principalmente automobilíticos (carros e motos) no Maranhão, as filas nos Socorrões é uma cena aterrorizante, a maioria dessas vítimas ao serem atendidas precisam passar por cirurgias devido a algumas fraturas, nesse caso precisam de sangue.

No estado vizinho do Piauí já existe uma norma que a pessoa que for fazer uma cirurgia deve levar outra pessoa para doar sangue. A situação da falta de bolsas de sangue no Brasil é séria e precisa da conscientização e colabração de todos. Uma bolsa de sangue salva várias vidas.

PARAIBANO
O HEMOMAR que estará em Paraibano é a unidade de Balsas. A um mês, duas profissionais daquele setor fizeram palestra na Câmara Municipal explicando os procedimentos. Na ocasião eu perguntei por que o centro de hematologia mais próximos da nossa região ficava tão distante, se por acaso não daria para implantar um por aqui ?A técnica disse que para montar um centro de hematologia na nossa região necessetaria de um grande número de doadores diariamente, pois os equipamentos ficam ligados 24 horas e o custo é muito alto. Nossa região não tem 100 doadores diariamente, devido a isso fica inviável financeiramente manter um centro de hematologia na região. Balsas fica a quatro horas distantes de Paraibano e é a unidade do Estado mais próxima do município.

A importância dessa campanha em Paraibano deve ter a colaboração de municípios vizinhos, que podem enviar pessoas que tenham interesse em participar. Segundo informações das técnicas do HEMOMAR o município que tem maior número de doadores cadastrados tem mais chances de receber bolsas de sangue com mais rapidez. Em Paraibano são inúmeras as situações em que é necessária pacientes necessitam dessas bolsas de sangue, semanalmente são atendidas pessoas que sofrem acidentes graves, e o sofrimento dos pacientes e de suas famílias é terrível, principalmente quando necessitam de sangue…

Se você já passou por isso, seja mais um voluntário, chame familiares, amigos e faça parte dessa campanha. Sua colaboração pode salvar vidas.

CAMPANHA DOE SANGUE SALVE VIDAS

LOCAL: CRECHE TIA ZEZÉ

SÁBADO DIA 03 DE SETEMBRO

DAS 8 AS 17 HORAS – PARAIBANO:MA.