quinta-feira, abril 18, 2024
Notas curtas

Prefeita de Pastos Bons é premiada pela Fundação Abrinq

Há um mês a prefeita do município de Pastos Bons, Iriane Gonçalo, recebeu o prêmio da Fundação Abrinq.  A cerimônia do prêmio foi em Brasília e é destinada aos prefeitos com melhores políticas para a criança e o adolescente. O evento aconteceu no dia 22 de junho, na Câmara dos Deputados. Foi a 5ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) concedido pela Fundação Abrinq. A prefeita da cidade Pastos Bons foi premiada na categoria Prefeito Amigo da Criança mostrando seu comprometimento com políticas públicas relacionadas às crianças e adolescentes.

SELO-ABRINQO prêmio reconhece os dirigentes municipais que honraram os compromissos assumidos com a Fundação Abrinq, implementaram políticas públicas e melhoraram a vida das crianças e adolescentes de seu município. A gestão premiada é a de 2013 até 2016, e o Programa contou com a adesão de 1.542 prefeitos.

Nessa edição, 102 Prefeitos receberam o Reconhecimento Pleno, entre esses, seis foram Destaque Nacional. Outros cinco receberam o reconhecimento na categoria de Boas Práticas, premiação paralela que valoriza iniciativas pontuais.

SAIBA MAIS

O Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) foi criado em 1996 com o objetivo de mobilizar e apoiar tecnicamente os gestores municipais para a qualificação das políticas públicas em benefício de crianças e adolescentes.

Desde sua primeira edição, o Programa já mobilizou mais de sete mil prefeitos (são 7734). A participação é voluntária. A cada edição, o PPAC propõe um conjunto de ações e ao longo da gestão oferece subsídios técnicos e promove seminários para o intercâmbio de informações e aproximação com a equipe do Programa. Ao final de cada período, são avaliados os resultados obtidos pelo município e reconhecidos os gestores que melhoraram a qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Sobre a Fundação Abrinq

Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Pautada pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Fundação Abrinq tem como estratégias o estímulo para implementação de políticas públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos. Estimula também a responsabilidade social, a articulação política e social na construção e defesa dos direitos e o conhecimento da realidade brasileira quanto aos direitos da criança e dos adolescentes.

Fonte: Assessoria da Prefeita com edição de Léo Lasan.