quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUES

ACIDENTES NAS BRs 230 E 135 NA REGIÃO SERVEM DE ALERTA AOS MOTORISTAS.

NESTA SEXTA-FEIRA (1) POLICIAIS MILITARES DE 6ª COMPANHIA INDEPENDENTE RESGATARAM MOTORISTA DAS FERRAGENS, APÓS ACIDENTE.

Acidente nesta sexta-feira (1 de Julho)
Acidente nesta sexta-feira (1 de Julho)

Um grave acidente envolvendo uma carreta Placa OIT-2170 aconteceu  na BR 230 na sexta-feira (1) por volta das 10:30h no Povoado Mucunâ (Próximo ao Orozimbo-Paraibano). A carreta transportava produtos derivado de soja. Populares que foram ao local informaram a Polícia Militar da 6ª CIA PM em São João dos Patos que foram  até o  local do acidente e constataram que já havia uma guarnição da PM de Pastos Bons e que o cabo Reis (formado emenfermagem) fazia procedências de primeiros socorros no motorista preso nas ferragens do veículo.

Motorista passa bem.
Motorista passa bem.
aci4
Motorista sendo socorrido.

O policial iniciou às coordenadas para que a vítima não sofresse maiores lesões na coluna cervical . Os policiais precisaram da ajuda de um trator e uma carreta, usando cabos de aço para remover a cabine  e retirar o motorista acidentado. Após a ação dos PMs o motorista foi entregue aos socorristas do SAMU, que chegaram no local. Segundo informações da Polícia a vítima estava consciente e com os movimentos essenciais preservados.

Levado para a UPA em São João dos Patos o motorista que é natural de Barra do  Corda, foi atendido teve alta e está bem. O nome do motorista não foi divulgado pela Polícia Militar em seus informes.

 

BR 230 e 135 na região está com problemas e causa muitos acidentes. 

Buracos há mais de 2 anos no povoado Santo Antonio onde já houve morte por acidente. Foto Leo Lasan
Buracos há mais de 2 anos no povoado Santo Antonio onde já houve morte por acidente. Foto Leo Lasan

A BR 230 é uma rodovia federal que serve de escoamento para o transporte de vários produtos entre les a soja tanto do Piauí como Maranhão. A base desses produtos estão nas cidades de Uruçuí-PI e Balsas-MA. O movimento de carretas, nessas duas BRS na região do médio sertão maranhense. O tráfego é grande todo mês, durante o dia e noite, veículos pesados não obedecem os horários de parada e tem havido acidentes envolvendo motoristas nas primeiras horas da manhã ou da noite. A BR 135 e BR 230 tem entrocamento no povoado Orozimbo e serve de ligação para a capital São Luis-MA, para onde são destinados a amaioria dos produtos. Mas é a BR 135 a principal estrada com problemas, na verdade está um caos na região desde São Domingos até o Orozimbo, com buracos e animais, falta de acostamento, vegetação invadindo a pista em muitos trechos que corta a estrada até o porto de Itaqui de onde os grãos são exportados.

aci5O acidente desta sexta-feira no povoado Mucunã próximo ao Orozimbo, é mais um e tem se tornado corriqueiro, todo ano tem acidente naquele e em outros trechos da duas BRs.

Na BR 135, no povoado Santo Antonio (município de Paraibano) a pista está com crateras e já houve duas mortes no quilômetro 510, este ano. No ano passado houve uma morte. Acidentes são muitos.  Só em 2016 até o início deste vários veículos caíram nos buracos, que estão sem reparos há mais de dois anos. O site denunciou o problema diversas vezes, mas nada foi feito para minimizar os acidentes. O DNIT tem andado no local, tem feito alguns reparos na BR 230, mas na BR 135 apenas colocou placas de sinalizações no trecho do povoado Santo Antonio, placas essas que estão encobertas pela vegetação. Nos demais quilômetros não existe sinalização próximos dos locais perigosos e os motoristas que não conhecem a BR têm passado por problemas com seus vsículos e sua integridade física.

Foto:Leo Lasan
Br 135 entre Colinas e Orozimbo, provoca muitos acidentes. Foto:Leo Lasan

No trecho próximo ao povoado Café Gostoso (sentido a Colinas) em Paraibano, mais de cinco carretas já viraram esse ano. Os moradores se acostumaram a socorrer os motoristas, mas também aproveitam para colher os grãos que nas viradas dos veículos, ficam espalhados na pista. Os derivados de soja servem para composto de rações para animais. A BR 135 não tem recebido muita vigilância da Polícia Rodoviária Federal, e os perigos continuam, principalmente entre carretas e veículos de menor porte.

O município de Paraibano promove nos dias 15 a 18 de julho a maior festa da região, a Vaquejada de Paraibano, e a cidade recebe muitos turistas. Todas as cidades do médio sertão maranhense promovem eventos e atrai inúmeros visitantes no perído de férias,  é preciso que seja feitos reparos ou sinalização para que mais pessoas não venham a acidentar-se.

Outro problema de acidentes na região são os veículos de duas rodas, as motos. O núemero de pessoas acidentas que ficaram com sequelas u foram a óbitos, é impresionantes. Só em Paraibano de janeiro ao inicio de junho deste ano, foram vítimas de acidentes de motos, mais de cem. O site Paraibanonews, foi ao Hospital Muncipal de Paraibano e pediu os números de acidentados que deram entrada naquele órgão de saúde e está preparando matéria a respeito. A Maioria das mortes são de jovens e acontecem na zona urbana.aci6

aci10