quinta-feira, abril 18, 2024
AndradeDESTAQUES

SUCUPIRA DO NORTE PROMOVE A MELHOR FESTA JUNINA DA REGIÃO.

IMG-20160701-WA0012O Arraiá Luar do Sertão em Sucupira do Norte, realizado entre os dias 23 a 28 de junho e que contou com quadrilhas de várias cidades, vem se firmando como a melhor Festa Junina da região do Médio Sertão Maranhense.

Quadrilha do povoado Laranjeiras.
Quadrilha do povoado Laranjeiras.

O público que lotou a Praça da República no centro da cidade, aplaudiu as apresentações do arraiá que chega a sua XVI edição, cada vez mais animado e levando cultura em conhecimentos, desde roupas, adereços, danças e estilos musicais como forró e maculelê, entre outros. Este ano no Arraiá Luar do Sertão teve o empenho das escolas e o tema apresentado, misturou história com ecologia: “Contando o passado, Cantando o Presente e Semeando o Futuro do Nosso Planeta” bem atualizado com o mês do meio ambiente e a situação do nosso planeta, o tema agradou a todos que assistiram as apresentações.

A Prefeitura de Sucupira do Norte por meio da  Sec. Municipal de Educação coordenada por Silvana Alves e Sec. de Cultura sob o comando de Enilvânia Costa, mostraram um excelente trabalho em um festival de cores, rítmos e danças.

Arriá também na zona rural. Quadra do povoado Laranjeiras.
Arraiá também na zona rural. Quadra do povoado Laranjeiras.

Na noite de 23 durante a  abertura do arraiá,  houve concurso para eleição da princesa e rainha Luar do Sertão,  sairam vencedoras as jovens Monize como princesa e Amanda Guedes como rainha.

O que mais chamou a atenção do público foi a dança maculelê, trazida pela UEB LUIZ GONZAGA CARNEIRO do povoado Água Branca, por lembrar as raízes  africana, e as influências desse povo no cultura do Maranhão.

Rainha e Princesa do Arraiá com o prefeito Marcony.
Rainha e Princesa do Arraiá com o prefeito Marcony.

O Prefeito de Sucupira do Norte Marcony, prestigiou as apresentações e agradeceu ao povo, pelo apoio e participação todas as noites, para o gestor o povo foi o responsável pelo sucesso da festa junina, hoje uma das mais reconhecidas na região, tornando-se a maior e melhor do médio sertão maranhense.

A particpação das quadrilhas das cidades vizinhas  como Pastos Bons, Jatobá, Mirador tornam o espetáculo grandioso. O povo reconheceu o esforço das secretarias muncipais no envolvimento da festa, com elogios para a equipe da secretaria municipal de cultura coordenada pela secretária Enivâlnia Costa, uma das mais dedicadas tanto na organização e ornamentação, fator essencial e uma das marcas do Arraiá Luar do Sertão em Sucupira do Norte o que tem atraído a cada ano mais visitantes nessa época.

O prefeito Marcony , foi aplaudido pelas pessoas que foram assistir o arraiá, e recebeu merecidos parabéns dos brincantes e elogios por parte do pessoal das quadrilhas de outras cidades, que reconheceram o apoio disponibilizados por seus prefeitos e prefeita. Pelo investimento em uma das maiores culturas nordestina o prefeito Marcony proporcionou além de conhecimentos, o lazer  e a felicidade dos seus cidadãos. No evento barracas com comidas típicas, bebidas típicas, gerando renda. O investimento transformado em alegria faz parte do município de Sucupira do Norte, e tem no prefeito Marcony o símbolo de administrador que caminha com o povo ao seu lado. Parabéns.

IMG-20160701-WA0016

Maculelê o destaque desta XVI edição do Arraiá Luar do Sertão.
Maculelê da UEB Luiz Gonzaga Carneiro, destaque desta XVI edição do Arraiá Luar do Sertão.

IMG-20160701-WA0015

Prefeito Marcony com seu filho João Vitor, a vice prefeita Liliane, o empresário João Costa e Valdeniso Alves ((pres. local do PCdoB) e sua filhaIngled Alves.
Prefeito Marcony com seu filho João Vitor, a vice prefeita Liliane, o empresário João Costa e Valdeniso Alves ((pres. local do PCdoB) e sua filha Ingled Alves, miss sucupirense

Texto e fotos do correspondente Paraibanonews em Sucupira e Mirador, reporter Andrade Ferreira.