sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUES

ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS DE SUCUPIRA DO NORTE

Prefeito Marcony
Prefeito Marcony

INAUGURAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SHOWS NOS 53 ANOS DO MUNICÍPIO.

A chuva fina que caiu nas primeiras horas da manhã da quarta-feira dia 13 de janeiro, não impediu que o povo comparecesse às festividades de aniversário de 54 anos de emancipação política do município de Sucupira do Norte (a 511 km da de São Luís).

Em frente a Prefeitura Municipal o prefeito Marcony (PPS), acompanhado dos vereadores, autoridades, empresários e população, hasteou a bandeira, foi cantado os parabéns, cortado o bolo, e o prefeito ofereceu a primeira fatia para uma criança. Houve bênção, discursos e aplausos.

A programação festiva teve início na noite de domingo (10) quando houve a missa em ação de graças na matriz de Santa Tersinha (padroeira da cidade) com o padre Francisco. após a celebração foi oferecido um lanche em frente a igreja.

marcony e pontapé inicialNa tarde do dia 11 (segunda-feira) o prefeito inaugurou a Quadra Poliesportiva no povoado Laranjeiras, onde houveram competições esportivas no futebol masculino e feminino. Um bom número de torcedores vibrou com o minitorneio e moradores do povoado e adjacências parabenizaram o prefeito pela obra.

Missa na Paróquia
Missa na Paróquia

Na manhã de terça-feira (12) a programação foi dedicada ao Dia do Evangélico, onde foi realizado  culto em Ação de Graças na Praça da República (que foi inaugurada no ano passado)e servido café da manhã.  Na parte da tarde por volta das 17 horas foi realizada a Marcha para Jesus, onde evangélicos percorreram as principais ruas da cidade e ao chegar na praça, o pastor Robson ministrou a palavra bíblica do Senhor. Houve ainda o sorteio de prêmios, bênção para a cidade e o tão esperado show gospel com cantor Hairton Araujo. Um dia abençoado conforme oraram os evangélicos.

Culto Evangélico na manhã do dia 12
Culto Evangélico na manhã do dia 12

marcony evan3Dia 13 de janeiro,dia oficial de emancipação de Sucupira do Norte, a chuva fina não atrapalhou as comemorações, que começaram por volta de 8:00 horas em frente a prefeitura com o hasteamento das bandeiras do município, do Maranhão e ado Brasil, discursos de vereadores e do prefeito. Sob guarda-chuvas, o prefeito Marcony agradeceu a presença de todos, falou da importância do união de todos para o desenvolvimento do município, cantou os parabéns em seguida cortou o tradicional bolo ofereceu a primeira fatia para uma criança e para a população presente.

As 15;00 horas teve início as competições esportivas com modalidades de atletismo, corrida de ciclistas, corrida de jegue, corrida no saco, corrida conhecida como carrinho de mão. Muita gente se reuniu na praça da matriz para ver as competições e rirem dos tombos e das vitórias dos competidores.

suc marcony cort bolocompt masc1As 16:00 horas o prefeito Marcony da Silva dos Santos (PPS), acompanhado dos vereadores do município, do deputado federal Pedro Fernandes, lideranças políticas e autoridades locais e de municípios vizinhos inaugurou a pavimentação (com bloquetes) das ruas Padre Luis Falone e Rua Marçala Barros Carneiro. Cada inauguração teve discursos e depoimento de moradores.

Reforma e ampliação da Seduc1Rua Marçala Barros CarneiroO prefeito e sua comitiva estiveram também descerrando a fita da reforma e ampliação da Secretaria Municipal de Educação, onde a secretária de educação Silvana Alves elogiou e agradeceu o empenho do prefeito à educação.

Prefeito Marcony e vice-prefeita Liliane inaugurando creche
 Marcony e vice-prefeita Liliane inaugurando creche
Valdimir Aquino presidente da Câmara, Deputado Federal Pedro Fernandes e prefeito Marcony
Valdimir  presidente da Câmara, Deputado Federal Pedro Fernandes e prefeito Marcony

Marcony, sempre acompanhado da vice-prefeita Liliane e dos vereadores, bem como o deputado federal Pedro Fernandes,lideranças e presidentes de partidos políticos inaugurou a Creche Pro-Infância. A creche é considerada pelos sucupirenses como uma das mais importantes obras no município: “É o primeiro prefeito que pensa na educação de nossas criancinhas. Essa creche vai ajudar demais na formação de nossos filhos” disse uma moradora ao durante a inauguração.

A parti das 20:00 horas o povo lotou a Praça da República para prestigiar os 54 anos da cidade e participar do show de prêmios e dançar ao som do cantor capixaba Sandro Lúcio e da Banda Farra da Gordinha, a mais nova banda no cenário forrozeiro, com o vocal surpreendente da cantora Walkiria Estarley (a Gordinha), uma das vozes mais bonitas atualmente no Brasil. Os sucupirenses tiveram o privilégio de assistir uma das bandas mais requisitadas para shows no nordeste. O palco ficou lotado com a presença do prefeito Marcony e a primeira dama Ivam Carla, dos vereadores, deputado Pedro Fernandes, secretários municipais, autoridades políticas, presidentes de partidos políticos, empresários, imprensa, etc. No espaço da praça o povo estava feliz, aplaudia e dançava comemorando a data festiva.

Primeira dama Ivam Carla com o prefeito Marcony e o filho
Primeira dama Ivam Carla com o prefeito Marcony e o filho

Houve entrega de prêmios bem animado pela locução profissional de Mauritônio, correria da secretária de cultura Enilvânia e sua equipe para que tudo fosse realizado da melhor forma possível, e foi, sendo reconhecido por todos. Elogios para a equipe organizadora.

No palco da festa houveram discursos de vereadores, do Deputado Federal Pedro Fernandes e do Prefeito Marcony e show pirotécnico abrilhantaram a noite de aniversário da jovem cidade de Sucupira do Norte. Três dias de programação festivas, são poucas cidades no Brasil que fazem isso na data de aniversário de sua cidade. Marcony fez. Parabéns.

SUCUPIRA DO NORTE.

Povo durante shows nos 54 anos de Sucupira do Norte
Povo durante shows nos 54 anos de Sucupira do Norte

Com 10.444 habitantes (IBGE 2010), o município de Sucupira do Norte há oito anos se destaca no cenário da região, desde que Marcony (41) assumiu a prefeitura. Nascido no dia 5 de maio de 1940, na cidade vizinha de Pastos Bons, o jovem prefeito mostra que tem amor pelo município. Quem hoje anda pela cidade e interior tem notado as mudanças positivas. Uma estra (M)A, está sendo concluída e irá ligar os municípios de Sucupira a Paraibano, o asfalto deverá chegar em breve à estrada que liga Sucupira a Pastos Bons. Esses benefícios irão alavancar o desenvolvimento de Sucupira.  Os resultados do trabalho do prefeito Marcony, tem agradado a população.  Com a força da jovialidade unida ao carisma pessoal e politico, Marcony tem conseguido obras junto ao governo estadual, que poucos executivos municipais do Estado têm conseguido.

Com o prefeito Marcony já são sete (em 2016 fará oito) anos de conquistas e de realizações importantes. O povo sucupirense reconhece e agradece. A Sucupira do Norte e ao seu honrado povo, os Parabéns, por um município que se destaca na região.

Matéria de Léo Lasan com colaboração do assessor Andrade Ferreira e fotos de Adão Foto Nunes.

ABAIXO GALERIA DE FOTOS.