quarta-feira, abril 24, 2024
DESTAQUES

Professora Alcina Recebe Homenagem Póstuma.

Foi sepultada na tarde desta quarta-feira (02), no Cemitério São Sebastião, em Paraibano, o corpo da professora e ex-secretária de educação Alcina Araújo Lima (75). Alcina faleceu em sua residência na tarde de terça-feira (1). Trabalhou por muitos anos como professora e diretora da Unidade Escolar João Furtado Brito (antigo Ginásio Bandeirantes) foi secretária municipal de educação no início do mandato do prefeito Francisco Araújo (seu cunhado) na gestão de 1989 a 1993. Há poucos anos a professora Alcina, teve um acidente durante expediente no local de trabalho e ao cair teve fratura no fêmur, passou por cirurgia, mas não se recuperou totalmente, passando a usar objeto de apoio para se locomover, mesmo com muita dificuldade nunca deixou de frequentar a escola, até a sua aposentadoria. No velório da professora centenas de pessoas, muitas dessas, ex-alunos, foram levar solidariedade à família e se despedir da educadora.

Professora Alcina (blusa verde)foto de Leo Lasan arquivo/2015
Professora Alcina (blusa verde) foto de Leo Lasan.        arquivo/2015

Na tarde de quarta-feira(02), o cortejo de Alcina Araújo saiu de sua residência na rua 7 de Setembro até a Unidade Escolar João Furtado Brito, onde no pátio interno da escola foi homenageada. Além de familiares foram registradas as presenças da vice-prefeita Rejany Gomes, da presidente da Câmara Municipal vereadora Ana Célia, da secretária adjunta de educação Joselane Pereira, de professores e amigos.

Durante a cerimônia houve celebração religiosa e a diretora da escola, Francisca Noleto de Sá em nome de todo a instituição leu mensagem em homenagem a professora. O mesmo foi seguido pela professora Maria Aparecida da Silva presidente Sindicato dos Professores de Paraibano:
Veja na íntegra as mensagens:
“A vida tem vários mistérios e o maior deles é a morte.
O vazio da ausência é uma das dores mais internas que o ser humano pode sentir.
É preciso transformar o luto em uma luta pela vida e felicidade e transformar a dor em saudade e serenidade. Quantas vezes a gente se perde olhando o carro na estrada e o carro vai se distanciando e a gente continua olhando, olhando, mais e mais até chegar a um ponto em que o carro some. Nossos olhos não veem mais, porém isso não significa que o carro parou de andar, ele continua andando em alguma estrada, só que longe do alcance dos nossos olhos.
Conforta-nos as palavras de Jesus: “Na casa do Pai tem muitas moradas” e a nossa amiga Alcina prosseguirá na trajetória. O verdadeiro sentimento neste momento é a saudade na certeza de que a morte é a passagem para uma nova existência. Guardemos os lindos momentos que vivemos juntos para que ela continue presente em nossa caminhada.
Em nome de todos que formam a Unidade Integrada João Furtado Brito, externamos nossa solidariedade à família da professora e amiga Alcina Araújo Lima. Seu nome continuará brilhando em nosso meio, pois o seu trabalhado pautado no compromisso, zelo e amor pela educação é digno dos nossos aplausos e eterna gratidão. Sua vida foi uma linda canção de amor que continuará ecoando em nossas mentes e em nossos corações”.
Para a presidente do Sindicato dos Professores do município Maria Aparecida da Silva, a dedicação da professora Alcina contribuiu em muito para a formação dos cidadãos de Paraibano e leu a mensagem:
“O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINPROESEMMA) Núcleo de Paraibano, expressa solidariedade aos familiares da professora Alcina Araújo Lima e reconhece o seu trabalho incansável pela educação deste município, a nós fica a lição de total dedicação como professora, diretora, desta unidade de ensino e secretária de educação.
Pessoa simples, humilde, serena, de muitos adjetivos, todos usados a servir aos alunos, pais e profissionais com os quais trabalhava.
Agradecemos a Deus pelo que foi e pelo que fez em favor da sociedade paraibanense.
Lamentamos sua perda, mas seja sua vida um exemplo para cada um de nós.
Professora Alcina descanse em paz, não visite, more com Ele, como sua filha por toda a eternidade”.

Após as homenagens o cortejo seguiu para o cemitério local, que fica a poucos metros da escola onde foi feito o sepultamento.

Nas redes sociais dezenas de ex-alunos enviaram mensagens, como por exemplo o Dr. Paulo Renato Carvalho: “A professora Alcina é responsável por grande parte da formação curricular e moral de muitas e muitas pessoas em Paraibano, ao longo de várias gerações.Grande inspiradora, através do exemplo, para uma conduta serena e reta!”