sexta-feira, abril 26, 2024
DESTAQUES

OS AMIGUINHOS ENCERRA O ANO LETIVO COM CULMINÂNCIA SOBRE A ÁGUA.

Diretora Simone Noleto fazendo abertura da culminância
Diretora Simone Noleto fazendo abertura da culminância

A Escola Infantil Os Amiguinhos fechou seu ano letivo na manhã de sexta-feira (27) com a culminância do projeto Água Gotinha de Vida. Com a presença dos pais e alunos, o corpo docente da escola recebeu aplausos e elogios de todos que prestigiaram as apresentações do projeto que teve teatro, canto e dança tudo coreografado e bem produzido pelas crianças.
A diretora da escola, professora Simone Noleto abriu a culminância falando da importância da preservação do meio ambiente destacando a consciência que as pessoas devem ter com a água: “Todos temos noção que sem água a humanidade não sobrevive” disse Simone “Este bem (a água) não é inesgotável como muitos pensam, no planeta apenas 0,5 por cento da água é potável, os outros 97% é salgada (oceanos) e 3% está nas calotas polares… Então perante esses dados verifica-se que a água é um bem e está escasso. Tendo consciência desse problema cabe a cada um de nós contribuirmos para a preservação da água o que permitirá a salvação da nossa existência”. A diretora exemplificou que algumas práticas diárias foram aplicadas na escola como a orientação aos alunos para utilizarem as torneiras e banheiros de formas sustentáveis e pediu que os pais ensinassem em casa aos filhos a economizarem a água.

Poupança Para o Futuro.
Poupança Para o Futuro.

Para demonstrar o compromisso ambiental a escola apresentou o aluno Rafael Camargo Freire caracterizado como uma gotinha de água carregando uma caixa em forma de urna onde se lia “Você já pensou em fazer uma poupança para o futuro da humanidade?”
A cada número falado pela diretora, uma mãe ou pai que recebera um papel na entrada da escola, erguia a mão lia em voz alta, a frase ecológica escrita no papel e depositava na caixa poupança, seu compromisso com o futuro do planeta.

Água Alimento das Árvores
Água Alimento das Árvores

A turminha de alunos do infantil I matutino das professoras Jeani e Máxima foi a primeira a se apresentar levando para o público o teatro “Água, Alimento das Árvores”. Crianças vestidas de jardineiros, árvores e flores mostraram a importância da água para a fauna e da flora.
O maternal I vespertino das professoras Dalila, Toinha Barros e Maria Alves mostraram que de “Gotinha em Gotinha” se faz um oceano.

De Gotinha em Gotinha
De Gotinha em Gotinha
Gotinhas
Gotinhas de Cristal e Suas Amigas

O maternal II matutino das professoras Edcélia e Marina apresentaram o teatrinho “Gotinhas de Cristal e Suas Amigas” um show à parte com as coreografias da nuvem, arco íris e nuvem.
Os alunos das professoras Giselle, Neide levou para o pátio (palco) a peça “Super

Super Água em Ação
Super Água em Ação

Água em Ação”. Depois de discussões entre os personagens, um jarro foi regado e de dentro surge uma linda criança em forma de rainha que manda um recado para a humanidade, para que preservem o nosso planeta.

País das Águas
País das Águas
País das Águas
País das Águas

O Brasil considerado como o país das águas foi o destaque da turma do infantil I das professoras Ritinha Alves e Ana Lúcia e talvez o mais bem trabalhado. Os meninos com máscaras de bichos da fauna brasileira, planeta terra e máscara antipoluição e as meninas com máscaras de flores dançavam em torno de um deus das águas, lembrando os rituais indígenas clamando pela preservação dos nossos rios. Uma música cantada pelas crianças e a aluna Maria Paula segurando a bandeira do Brasil faziam coreografias enaltecendo os nossos recursos hídricos.

Cai, Cai Chuvinha.
Cai, Cai Chuvinha.

A turma do maternal II matutino coordenado pelas professoras Lizzandra, Samarika e Maria da Guia apresentaram a coreografia “Cai Cai Chuvinha” e em seguida alunos do maternal II vespertino das professoras Olinda e Iolanda mostraram a peça “Planeta Água”. As professoras Osmalinda, Miralda e Maria José lavaram para o público a coreografia “Água Para Economizar” cada aluno vestia uma camiseta com frases referente ao que mais se pede no mundo atual, a economia no líquido mais precioso para a humanidade a água.

Herdeiros do Futuro
Herdeiros do Futuro
A Água Não Pode Acabar
A Água Não Pode Acabar

A apresentação mais surpreendente foi da turminha do infantil II matutino da professora Lordiana. Um verdadeiro teatro, com interpretação digna de atores adultos. Em textos longos e bem decorados as alunas, atrizes e atores principais da peça deixaram o público boquiaberto com tamanha desenvoltura. “Herdeiros do Futuro” chamou atenção para o problema do desmatamento e de como deve haver os defensores da ecologia, uma mensagem que essa geração deve levar para o futuro do planeta. Convincente o talento e o profissionalismo vindo das crianças que interpretaram a peça.
Finalizando a culminância, a coreografia do infantil II matutino da professora Marlene apresentou o musical “A Água Não Pode Acabar”.
Se depender dessas crianças, o futuro do planeta está garantido, resta aos adultos a mesma consciência ecológica e mudar suas práticas diárias em relação ao meio ambiente, a começar economizando a água, que como bem disse a diretora da escola no início das apresentações, sem a água não há vida, que se pense nos nossos filhos e futuras gerações. A escola merece os parabéns.
Além da Escola Os Amiguinhos, a Creche Tia Zezé também fez culminância na escola.
Nos dois eventos a Secretária Municipal de Educação Luzia Ribeiro marcou presença elogiando os trabalhos. Na Escola Os amiguinhos, além da secretária, esteve presente a secretária adjunta de educação Joselane Freitas, a secretárias municipal de saúde Caroline Veloso, a secretária de finanças Vanessa Furtado, a vereadora Elizângela, a presidente do sindicato dos agentes comunitários de saúde Lúcia Alves Trindade e a bioquímica Bethânia Camargo e muitos pais e mães dos alunos.