terça-feira, abril 16, 2024
DESTAQUES

São João dos Patos: Secretaria de Educação Promove Homenagens Aos Negros.

A Lei nº 10.639, de 2003 inclui no currículo da educação básica das redes públicas e privadas do País, a temática história e cultura afro-brasileira e africana. O objetivo da lei é fazer com que as escolas ensinem o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil como preconiza o art. 26-a da Lei. A mesma lei foi alterada em 2008 incluindo o ensino da história e cultura indígena nos currículos brasileiros de educação básica.

Mesmo diante da importância da contribuição do negro na nossa sociedade, o Brasil ainda depara com atitudes preconceituosas, o caso mais recente foi com a atriz global Thaís Araújo que foi alvo de comentários racistas e outras personalidades famosas.

A escola é um espaço onde deve ser ensinado o respeito ao próximo indiferente à sua raça, gênero, etc.

A Secretaria Municipal de Educação de São João dos Patos, iniciou o Projeto Cultura Afro-Brasileira no início do mês de outubro.

Nesta semana alunos e professores das escolas de São João dos Patos promoveram uma caminhada até a Praça do Asa Delta no centro da cidade.
A Caminhada aconteceu no final de tarde da segunda-feira (16) e faz parte da Programação que a Secretaria Municipal de Educação do Município de São João dos Patos que vem desenvolvendo o projeto há mais de um mês. Além da Caminhada para comemorar o Dia da Consciência Negra (data oficial 20 de Novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares) as escolas irão apresentar os trabalhos produzidos pelos alunos em suas respectivas unidades de ensino no dia 19 e 20 de novembro.
DSCF7282DSCF7325Todas as escolas desenvolvem projetos sobre a importância do negro no Brasil. Conforme justificativa do folder da secretaria, as instituições de ensino no Brasil, deparam cotidianamente com atitudes que expressam intolerâncias e discriminação no que diz respeito a diversidade e diferenças. Por isso o objetivo da educação é o de conscientizar a comunidade em geral sobre a importância de se valorizar a cultura afro-brasileira na construção da história do país. A temática étnico-racial oportuniza discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversas culturas.
Na terça-feira (17) houve encontro na Câmara Municipal com o objetivo da implementação da Lei 10.639 e que seja oficializado feriado na data, assim como fazem algumas cidades no Brasil.
A programação do Projeto contempla todos os dias eventos nas escolas com exposição de arte, danças, teatro, música, etc. sempre com a temática sobre ao negro.

DSCF7263DSCF7242Seguindo a programação da Secretaria Municipal de Educação de São João dos Patos nesta quinta-feira (19) todas as escolas farão suas culminâncias internas.
A Culminância Geral do Projeto “A Educação Não Tem Cor” será no dia 21 (sábado) na Praça de Eventos com diversas apresentações e stands. A movimentação sobre o Dia da Consciência Negra tem sido elogiado pelos alunos e autoridades patoenses.