quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUES

“CIRETRAN DE SÃO JOÃO DOS PATOS ESTAVA SUCATEADA E VAI PASSAR POR REFORMAS”

Bruno Guimarães diretor da 15ª CIRETRAN em São João dos Patos. Foto:Leo Lasan
Bruno Guimarães diretor da 15ª CIRETRAN em São João dos Patos. Foto:Leo Lasan

DIZ NOVO DIRETOR EM ENTREVISTA.

O diretor da 15ª Circunscrição Regional de Trânsito – CIRETRAN- São João dos Patos Bruno Guimarães Sousa assumiu o órgão regional de trânsito em janeiro deste ano em meio a muita polêmica, intrigas políticas, críticas, etc. Passados quase dez meses na gestão da CIRETRAN, o administrador Bruno, tem recebido elogios de autoridades (como a do prefeito Marcone de Sucupira do Norte) pelas ações e a forma humilde com que vem comandando o órgão.
Ex-diretor do hospital regional em São João dos Patos, Bruno Guimarães, trouxe a experiência do trabalho em parceira com a Secretarias de Saúde, de Educação, UPA, Socorrão de Presidente Dutra, Polícias Civil e Militar para tentar resolver um dos maiores problemas de saúde pública na região: Os altos índices de acidentes no trânsito, que tem vitimado ou provocado sequelas em muitos maranhenses.
Bruno recebeu a reportagem do Paraibanonews, no final de tarde desta terça-feira (13) no Ciretran para nos falar sobre os recursos que o governador do Maranhão, Flávio Dino, destinou ao órgão. Bruno também discorreu sobre os novos programas e ações da 15ª CIRETRAN, e como superou a polêmica provocada pela sua nomeação ao cargo, haja vista nas eleições passada Bruno apoiou Roseana Sarney adversária política de Flavio Dino.

– Paraibanonews: Bruno, o senhor está há quase um ano como gestor da 15ª CIRETRAN de São João dos Patos. O senhor assumiu o órgão em meio a muitas polêmicas, jogos políticos, críticas, que ainda hoje provocam ciumeiras partidárias… Para o senhor, isso foi superado, ou ainda existe essa questão?
– Bruno: Ainda existe essa questão política por parte de algumas pessoas que não se agradaram com a minha nomeação pelo governador para este cargo, por que na época eu trabalhava para a Prefeitura Municipal de São João dos Patos (na qual o prefeito Dr. Waldênio Sousa apoiou a governadora Roseana Sarney e o candidato Edinho Lobão nas eleições de 2014). Eu sou uma pessoa humilde em apoiar quem está me ajudando, no caso o prefeito de São João dos Patos… eu trabalhava na prefeitura e apoiei a governadora passado, então eu não podia negar esse favor a quem me ajudou… Mas conversei com o governador Flávio Dino e ele me perguntou como é que estava a minha situação política e eu expliquei que eu era diretor de um hospital regional e devia favores: “Mas que o novo governo me deu uma oportunidade e estou com ele”, justifiquei que estava disposto a oferecer um serviço voltado para a comunidade, para a sociedade, o mesmo serviço que o governo de Flávio Dino tem interesse em realizar e nos entendemos e estou sim com o governador Flávio Dino.
– Paraibanonews: Ao assumir o cargo de diretor como o senhor encontrou a 15ª CIRETRAN ?
-Bruno: Quando assumir a CIRETRAN de São João dos Patos eu a encontrei sucateada… Até com parte do teto caído, faltando praticamente tudo…Em uma reunião com o diretor geral, a 15ª CIRETRAN foi considerada como uma das três piores do Maranhão… Infelizmente isso pode ser comprovado em fotos no site do órgão… A situação era tal que fiz um relatório ao diretor, mostrei que queria realmente trabalhar, fiz parceria com os funcionários e nesses meses conseguimos realizar serviços que em muitos anos atrás não conseguiram fazer… Por exemplo hoje conseguimos fazer a emissão de transferências em São João dos Patos, o que antes só era feitas em São Luis e com um tempo demora de sessenta a noventa dias, o diretor geral do DETRAN-MA, Dr. Antonio Nunes sensibilizado com essa situação nos deu acesso e hoje temos funcionário capacitado para fazer todos esses serviços, tivemos há poucos dias uma equipe do DETRAN que veio ao município capacitar funcionários, também estamos emitindo alvarás para caminhões aqui mesmo na 15ª CIRETRAN, além de outras ações.
Paraibanonews: O governador Flávio Dino, destinou um recurso de R$ 200 mil para a 15ª CIRETRAN. Quais foram as necessidades observados pelo governo para que esse recurso fosse enviado tão rápido?
– Bruno: O governo do Maranhão está com bons olhos para o DETRAN, e tem nos ajudado muito nessa questão principalmente de agilização dos processos de documentos, já deu 90% de acesso ao CIRETRAN para maior rapidez  na emissão de documentos, o que antes só era feito em São Luís e hoje pode ser feito em São João dos Patos… Recebemos um novo funcionário, que foi capacitado para ver a questão de táxi de aluguel que será disponibilizado para as cidades da região, o governo realizou com sucesso o programa CNH Jovem, e agora lança o CNH Rural que vai beneficiar a população do Maranhão, principalmente aos agricultores que tenha pelo menos o ensino fundamental, serão duas mil habilitações grátis, assim como fez com o CNH Jovem, que inclusive um jovem de Paraibano foi contemplado, quero aproveitar a entrevista para agradecer a prefeita Aparecida Furtado, o promotor, aos professores e alunos que nos apoiaram e contribuíram para que esse jovem da sua cidade fosse contemplado entre os dois mil do Maranhão inteiro, através das boas notas no ENEM.

Prédio da 15ª CIRETRAN que será reformado. Foto:Leo Lasan
Prédio da 15ª CIRETRAN que será reformado. Foto:Leo Lasan

– Paraibanonews: Como será aplicado o recurso enviado pelo governo do Maranhão na 15ª CIRETRAN?
– Bruno: Veja que quando você chega aqui, observa logo que a CIRETRAN está meio sucateada, então, o governador Flávio Dino e o diretor do DETRAN-MA Dr. Antônio Nunes, preocupados com essa situação destinou esse recurso para a reforma de todo o prédio, novos móveis e equipamentos, recebemos um veículo L-200, estamos também renovando o quadro de funcionários, servidores públicos efetivos para podermos prestar uma melhor qualidade de serviços.
– Paraibanonews: O que tem mudado na CIRETRAN com esses benefícios?
– Bruno: Agilidade, maiores contatos e realizações das nossas ações nas cidades vizinhas, a exemplo de Paraibano, Pastos Bons, Passagem Franca e Sucupira do Norte onde realizamos a Semana Nacional do Trânsito com palestras, passeatas orientando as pessoas sobre o trânsito, que foi um sucesso.
– Paraibanonews: A CIRETRAN que é um órgão municipal do DETRAN tem como responsabilidade exigir e impor o devido cumprimento da Legislação de Trânsito na sua região. No caso da 15ª CIRETRAN são dez municípios (Barão de Grajaú, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Maranhão, São João dos Patos, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão) que estão sob a sua jurisdição. Quais são as metas do órgão para esses municípios?
– Bruno: Na Semana Nacional de Trânsito estivemos em cinco dos dez municípios, São João dos Patos, Paraibano, Pastos Bons, Passagem Franca e em Sucupira do Norte, nesse município o prefeito Marcony da Silva (PPS) nos disse que era a primeira vez que a CIRETRAN ia naquele município… Isso demonstra o descaso que tinha no governo passado, a questão de não ter a participação do DETRAN nesses locais um pouco mais afastados da sede… A minha meta é levar sempre esses trabalhos educativos às cidades vizinhas, os programas do governo, as promoções dos projetos a exemplo do Projeto Moto Legal, CNH Jovem, CNH Rural, projetos que irão beneficiar a população dos dez municípios que é de responsabilidade da CIRETRAN de São João dos Patos.

– Paraibanonews: Em março deste ano houve em todo o Maranhão abordagens da operação “Lei Seca”, coordenadas pelo DETRAN em parceria com a Polícia Militar e outros órgãos. Muitos veículos foram apreendidos inclusive na região do médio sertão maranhense… Passados seis meses qual é o resultado dessa ação?
– Bruno: Houve um aumento de 80% na regularização dos veículos e maior procura por habilitações o que é positivo. Com a habilitação e os veículos em dia as pessoas vãos seguir as normas de trânsito nacional… Isso é muito bom. O contrário disso, quando um pai entrega uma moto ou um carro para um filho que não tem habilitação, esse pai está na verdade, dando uma arma ao seu filho, que pode causar um acidente, que infelizmente hoje, em 90% dos acidentes a causa é a falta de habilitação…
– Paraibanonews: Quando existe a apreensão de moto, o que geralmente é alegado pelo proprietário do veículo, aqui na nossa região?
– Bruno: Muitos deles tentam alegar que comprou aquele veículo para ir para a roça… em muitos casos o veículo nem está em seu nome, foi comprado de uma terceira ou quinta pessoa e que não sabe nem onde se encontra e que não tem condições de retirar o veículo… Hoje a CIRETRAN está com o pátio superlotado, muitos desses veículos apreendidos foram roubados, a Polícia tem feito essas operações e constatado isso…
– Paraibanonews: Após a apreensão quais procedimentos são feitos?
– Bruno: Quando a polícia faz a abordagem na fiscalização e encontra alguma irregularidade o veículo é enviado para o quartel da Polícia Militar, é lavrada uma multa e enviado via ofício o veículo e a multa ao CIRETRAN, chegando aqui se o veículo for regularizado e o proprietário do veículo for ou trouxer algum condutor habilitado, paga as custódias e o veículo sai, se for o contrário, o veículo não estiver em nome da pessoa em que foi apreendida, aí vai ter que aguardar e a multa é lançada e enviada à casa do proprietário, mostrando onde o veículo se encontra..
– Paraibanonews: Existe um prazo para a retirada do veículo antes de ir a leilão?
– Bruno: Antigamente o prazo era de noventa dias, hoje o governador sancionou uma lei para diminuir esse prazo para sessenta dias, se o proprietário não vier regularizar o veículo na CIRETRAN, o veículo é encaminhado ao setor de leilão.
– Paraibanonews: Na região do médio sertão maranhense é visível a falta de educação no trânsito até mesmo porque as cidades não tem sinalizações e falta a municipalização do trânsito, para mudar esse quadro. Há alguns meses em conversa com o ex-diretor da 15ª CIRETRAN, senhor Kayro Coêlho ele informava ao site, sobre a criação da Superintendência de Trânsito Municipal de São João dos Patos, o senhor tem conhecimento como anda esse projeto?
– Bruno: O prefeito Waldênio Sousa criou esse cargo da SUTRAM, que tem como chefe da CIRETRAN, senhor Kayro Coêlho… Então! Depois de amanhã (15 de outubro) vamos receber o diretor do DETRAN do Maranhão, Sr. Antonio Nunes em São João dos Patos, que vai ter uma reunião com o promotor, com o prefeito, com o comandante da Polícia Militar, Major Emerson Bezerra e virá na CIRETRAN, e a pauta principal dessas reuniões vai ser justamente a municipalização do trânsito em São João dos Patos e em outras cidades da região…

Motos;Vaquejada de Paraibano 2013. Foto:Leo Lasan
Motos;Vaquejada de Paraibano 2013. Foto:Leo Lasan

– Paraibanonews: Mas como está a realidade da municipalização do trânsito nos municípios da região?
– Bruno: Estamos conversando com as prefeituras para uma maior parceria nesse sentido da municipalização do trânsito, é necessário a criação do órgão SUTRAM, para que se inicie os trabalhos… Infelizmente nenhuma das nossas cidades da região é municipalizada na questão do trânsito… É preciso avançar… Os municípios precisam se mobilizar…
– Paraibanonews: Bruno é de conhecimento geral que houve aumento na aquisição de veículos ao contrário da educação no trânsito, o que tem provocado um número alarmantes de acidentes fatais… O que a 15ª CIRETRAN vem fazendo no sentido de conscientizar os condutores para diminuir essa tragédia provocada no trânsito?
– Bruno: Promovendo Educação… Estamos tentando ao máximo levar educação para o trânsito… São muitas ações em vários municípios, nas escolas, em palestras… Um exemplo foi em Paraibano quando realizamos a Semana Nacional do Trânsito, a gente fez um teste lá e o resultado foi um sucesso, fizemos panfletagem e observamos o interesse dos alunos que ficaram empolgados… O governo Flávio Dino tem trabalhado muito nesse sentido, com vários programas como o Programa Moto Legal, CNH Jovem, CNH Rural e outros, incentivando as pessoas a terem mais sensibilidade com a questão do trânsito.

Foto: Leo Lasan
Foto: Leo Lasan

– Paraibanonews: Fiscalização é um outro problema… É claro que a Policia Militar tem contribuído, mas falta a fiscalização em nossas rodovias. A Polícia Rodoviária Federal mais próxima fica a quilômetros o que deixa nossas estradas descobertas e vulnerável a qualquer tipo de crimes… No governo anterior não se via a PRF nas BRS que cortam os municípios do médio sertão maranhense, no governo atual se observa algumas ações… Está havendo uma maior preocupação desse governo com as BRs 135 e 230?
– Bruno: Todas as polícias, a militar, a civil e a rodoviária estão trabalhando mais próximas, em conjunto, justamente para fazer a fiscalização… Realmente no governo passado não tinha tantas fiscalizações na região… O governo Flávio Dino percebeu que com o aumento da fiscalização, diminui a questão do investimento em saúde pública nos casos provocados pelos acidentes, o que tem diminuído os índices, principalmente ao relacionados com motos… O governo do estado conseguiu hoje reduzir em 38% os índices de acidentes no Maranhão, com essas medidas, como o controle nos horários de tráfego para veículos pesados como carretas, maior fiscalização de regularização e normas de trânsitos para motos e outros veículos.
– Paraibanonews: E quanto a manutenção das estradas, na região existem muitos buracos e vegetação invadindo e tirando a visibilidade da pista, qual o papel da 15ª CIRETRAN junto ao DNIT?
– Bruno: A gente sabe que essa é uma questão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, mas temos parceria com o DNIT e sempre estamos tentando levar projetos de lei, etc.
– Paraibanonews: O senhor foi diretor do hospital regional de São João dos Patos. Saúde e trânsito se complementam. Qual experiência na área da saúde o senhor achou importante inserir na CIRETRAN, objetivando evitar os problemas de saúde pública no trânsito?
-Bruno: Realmente, dentro de um hospital a gente ver muitos casos, eu e o ex-diretor da UPA, Jarbas Fonseca, víamos o grande índice de acidentes, principalmente em São João dos Patos… Todos os finais de semana os funcionários da UPA tinham receios, pois era quase cem por cento de certeza que ia ter uma fatalidade no trânsito… A CIRETRAN tem no setor da saúde, da educação e da segurança, grandes parceiros que participam conosco de eventos para educação no trânsito, justamente para diminuir esses acidentes. A Polícia Militar em nome do major Emerson Bezerra é uma parceria de todos os momentos, sempre nos apoia em todos os lugares que vamos… A educação e a saúde também. Por que tudo envolve a questão do trânsito, se o trânsito não estiver bom vai gerar desconforto em todas as áreas. Por que temos que ter essa prioridade, de estarmos trabalhando em parceria, para diminuir esses acidentes, porque uma vida tirada acaba com toda a família…
– Paraibanonews: Suas considerações finais.
-Bruno: Quero parabenizar Paraibano pela recepção e dizer que a gente vai estar voltando em breve para levar mais benefícios para todos. Obrigado.
Ponto final: Bruno Guimarães apresentou durante a entrevista os novos Programas do Governo do Maranhão que irá beneficiar os condutores com incentivos de isenção do IPVA em até 100% para quem adquirir moto nova ou tiver moto com até dez anos de uso. Incentivos para quem pretende alugar táxi na região do médio sertão maranhense e a CNH Rural que irá beneficiar agricultores, entre outros programas.
Para saber sobre esses programas é só visitar o site do Detran-MA.