sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUES

DESFILE DO DIA 7 DE SETEMBRO EM SÃO JOÃO DOS PATOS ATRAI UMA MULTIDÃO.

INCLUSIVE PESSOAS DE CIDADES VIZINHAS QUE FORAM PRESTIGIAR A FESTA CÍVICA.
A Prefeitura Municipal de São João dos Patos em parceria com a Secretaria de Educação realizou desfile em comemoração ao Dia 7 de Setembro na Av. Presidente Médici centro da cidade. O prefeito Waldênio Sousa e Major Emerson Bezerra passaram em revista a 6ª Companhia da Polícia Militar que se apresentou ao público. O prefeito fez o pronunciamento de abertura, enaltecendo a educação e falando da importância da data para a independência do Brasil.
A secretária de educação Oneide Freritas e funcionários do órgão municipal abriram o desfile com uma faixa onde apresentavam ações do governo municipal na educação. A secretária pediu um minuto de silêncio para homenagear Dona Antônia, mãe da professora Linda (UEMA). Dona Antonia faleceu na manhã do dia 7 de setembro.
DESFILE CÍVICO –
A primeira escola a mostrar os pelotões foi a Escola Evangélica Batista que trouxe para a avenida o tema “Esporte é Saúde” em referência as próximas Olimpíadas que acontecerão no Brasil em 2016. A Banda Municipal puxou o desfile da escola.
A Escola São Francisquinho destacou o tema “Historinhas Infantis Encantando o Mundo da Criança” mostrando os personagens que povoam o universo infantil desde nossas avós.
A “Cultura Patoense” foi escolhido pela Escola Municipal Raimundo Noleto de Sousa para representar o Dia 7 de Setembro. Nos pelotões apresentações das riquezas, artesanato, culinária, agricultura, etc. e das personalidades que desenvolveram o município. Professores da educação no campo fizeram parte do desfile.
A “História Cronológica da Televisão Brasileira” foi a aposta da Escola Eurico Santos surpreendeu e arrancou aplausos do público. A escola produziu uma imensa tela de televisão por onde passavam personagens da mídia. O velho sonho de quem assiste televisão a os programas venham ao nosso encontro ao vivo. Da tela do aparelho na avenida passavam os pelotões indo ao encontro dos telespectadores (plateia na praça). Programas de televisão como Cassino do Chacrinha, Domingão do Faustão, Sítio do Picapau Amarelo, telenovelas a exemplo de Meu Pedacinho de Chão, Rebelde, Chiquititas, Turma do Carrossel, Os programas Infantis Xuxa e as Paquitas, Turma do Chaves, e muitos super-heróis foram coreografados e animaram o desfile. A Escola Eurico Santos teve ainda desfile, do seu anexo, mostrando o mundo encantado da Disney, onde Branca de Neve e os Sete Anões, a Bela e a Fera e muitos outros personagens chamavam a atenção das crianças e dos pais na plateia.
A Escola São Sebastião desfilou a “Arte e Cultura: Respeitando e Valorizando os Conhecimentos Regionais Brasileiros”, a primeira escola a trazer na frente balizas da nossa miscigenação, índia, negra e branca, pelotões da cultura como festas juninas, frevo, folclore, e festas religiosas.
A Escola João Aleixo Rodrigues da Silva, fez refletir as raízes culturais para valorizar os saberes locais e resgatou a importância dos educadores da escola e do município, da atividade econômica do município, da cultura e até mesmo da administração do Governo Interativo.
A Unidade Escolar Padre Santiago Suarez Prieto, em seus 20 anos de trabalho com educação mostrou as conquistas realizadas durante esse período e teve como destaque a aluna Maria Clara vencedora da medalha de ouro da últimas Olímpiadas da Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”.
A Escola Sá Sobrinho mostrou o Pluriculturalismo Nordestino numa profusão de cores da riqueza do artesanato, danças, religiosidade e turismo.
A tradicional escola Joana Rocha Santos conhecida como Colégio Patoense, considerado o pioneiro na educação de São João dos Patos, desfilou a cultura de todas as regiões do Brasil. Do norte ao sul, do sudeste ao centro-oeste e nordeste, representados pelos símbolos que caracteriza cada região. Das lendas do folclore do norte, ao carnaval do sudeste unindo-se as tradições dos imigrantes no sul e animado pela alegria das festas do nordeste, o Colégio Patoense fez um desfile coerente e caprichado. Destaque para o maestro e sua banda com coreografias e batidas diferenciadas. Um show.
O Colégio Valmar e Valmarzinho mostraram que com a educação se pode chegar a qualquer lugar. Com o tema: “Eu Posso Ser” a escola desfilou um pelotão infantil mostrando diversas profissões que se alcança através dos estudos. Outro pelotão trouxe a temática da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis. Nos cartazes frases como “Cuidando Cedo, Tem Jeito”. A escola ainda chamou a atenção para o papel da mulher e exemplificou a ex-prefeita Dona Noca, Princesa Isabel, Nossa Senhora, Raquel de Queiroz e muitas mulheres como evolução da nossa democracia e cultura.
Um pelotão que arrancou aplausos foi o da Casa da Experiência pedindo valorização para os idosos. Fundada no ano passado (2014) a Casa da Experiência em São João dos Patos tem feito um trabalho de reconhecível respeito ao Estatuto do Idoso e resgatado a cidadania dessas pessoas que tem contribuído pela família no Brasil, principalmente no que diz reapeito a garantia dos direitos da terceira idade e contra a violência às mulheres e principalmente aos idosos. Foi a esses direitos e o repúdio a diversas condutas ao mal exemplo, desde a corrupção, compra de votos, altos impostos, bulling, drogas, que um pelotão de alunos do Valmar veio trazer essa mensagem tão necessária na atualidade ao público que esteve participando do Desfile do dia 7 de Setembro. Já o Valmarzinho (anexo da escola) amenizou com o tema “Como é Bom Ser Criança” e em um carro alegórico mostrou os personagens infantis. A Banda Marcial do Colégio Valmar mostrou novamente por que é uma das melhores da região. O Colégio Valmar foi fundado pelo saudoso padre Santiago, que morou em Paraibano nos idos de 80 quando por aqui fundou os Escoteiros e Lobinhos.
A escola Francisco Mendes Vieira, destacou a atividade física como forma de cultura e saúde. E exemplificou a criança saudável que corre, brinca, pula dança em uma infância feliz. Nos pelotões várias manifestações das danças, incluindo o rock com a frase “É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE O AMANHÔ de Renato Russo vocalista da banda Legião Urbana. Frevo, Cacuriá, e outras danças foram mostradas. O desfile da escola finalizou com uma bela jovem como Iara rainha das águas. Um luxo.
set0
set1
set2
set3
set4
set5
set6
set7
set8
set9
set10
set11
set12
setn1
setn2
setn3
setn4
setn5
setn6
setn7
setn8
setn11
setn12
setn13
setn14
setn15
setn16
setn17
setn19
setn20
setn21
setn23
setn24
setn25
setn26
setn27
setn28
setn29
setn30
setn31
setn32
setn33
setn34
setn35
setn36
setn37Mais de 15 escolas passaram pela avenida em frente à Praça onde uma multidão aplaudia o desfile.
A Escola Professora Carmelita Cipriano em seu desfile “Passeando Pelo Brasil Através do Folclore”, mostrou nossa riqueza cultural desde o Bumba-meu-boi, Curupira, Saci Pererê, personagens do Sítio do Picapau, danças da região norte, Iaras e índios. Fugindo um pouco ao folclore a escola mostrou o Kung Fu-Capuli do Clube de Agilidade Punho Ligeiro de São João dos Patos como forma de esporte, que fez apresentações de passos do esporte de auto defesa em frente ao palanque das autoridades.
A Escola Gov. Newton Bello trouxe para a avenida o tema “Resgatando a Cultura Brasileira” e teve no folclore e nas danças suas apresentações. As cores do Brasil foram mostradas pelos pelotões de indígenas, danças das migrações portuguesas e espanholas, carimbo, rodas de São Gonçalo e São Benedito, entre outras. Personagens do folclore brasileiro também foram mostrados pela escola.
A Unidade Integrada 31 de Março destacou o tema Nordeste Brasileiro: “Da Terra das Palmeiras À Namorada Do Sertão” entre os vários destaques da região nordestina a principal foi a que homenageou o Maranhão e a capital São Luís, foi a única escola a trazer a bailarina caracterizada de Reggae. A gastronomia, o turismo, o artesanato, a religiosidade, as riquezas e as danças maranhenses tiveram lugar especial no desfile da escola. A primeira prefeita do Brasil Dona Noca de São João dos Patos teve um pelotão em sua homenagem.
O Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos também homenageou o Maranhão revivendo as raízes e encantos do Estado. Índios, escritores, Linguagens e a famosa poesia Canção do Exílio do caxiense Gonsalves Dias entre outras atrações embelezaram o desfile da escola.
A última escola a desfilar foi a Escola Edson Lobão. Já passava da meia-noite e muitos dos espectadores voltavam para casa quando a escola desceu a avenida. Foi um belíssimo desfile.
O Folclore foi um Projeto Cultural desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São João dos Patos junto a todas as escolas neste ano de 2015. No Dia 7 de Setembro, muitas das apresentações apresentadas nas escolas foram levadas para o desfile. Por isso o resgate a essa cultura tão importante para o país.
DESTAQUE
Visitantes de cidades do médio sertão maranhense foram prestigiar a data cívica em São João dos Patos, haja vista em suas cidades não houve desfile, a exemplo de Paraibano. Durante a locução do evento foi agradecido a presença desses visitantes e do povo em geral.
Para um professor de Paraibano, o desfile do dia 7 de setembro em São João dos Patos “foi um exemplo de respeito à memória da liberdade e da democracia, além de resgate da nossa cultura, tão bem reconhecida pelo prefeito de São João dos Patos, Dr. Waldênio Sousa” afirmou o visitante tendo o mesmo pensamento seguido por outros conterrâneos como Alan e família, Cícero e família, Antonio Marcos e tantos outros de Paraibano, assim como visitantes de outras cidades.
Para o prefeito de São João dos Patos, Dr. Waldênio Sousa, o Dia 7 de Setembro é uma data especial e muito importante e deve ser homenageada, indiferente à crise que assola o País.
Texto e fotos:Leo Lasan-Paraibanonews.
TODAS AS FOTOS DO DESFILE VOCÊ VER NO FACEBOOK DO PARAIBANONEWS.COM NO LINK: https://www.facebook.com/paraibanonews/posts/916195538455766

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *