quinta-feira, março 28, 2024
DESTAQUES

Missa de Misericórdia em Sufrágio de Ralizeiro Desaparecido em Rio do Amazonas

Missa da Misericórdia  Foto:Lasan

Antonio Filho
Antonio Filho

Foi realizada na tarde de quinta-feira (09/04), na cidade de Paraibano, a Missa da Misericórdia pelo sufrágio da alma do empresário Antonio Ribeiro da Silva Filho, desaparecido na sexta-feira (03) no Rio Aripuanã no município de Apuí no Amazonas (ler matérias aqui no Paraibanonews).

A Missa foi realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebrada pelo padre Iran Gomes Brito. Durante a celebração o pároco destacou o sermão sobre as passagens e travessias do ser humano neste mundo:

– “O que são passagens e travessias? São os sabores e os dissabores da vida. São os momentos doces e amargos que uma vida experimenta. Em alguns momentos da nossa vida, por circunstâncias acidentais ou históricas, só atravessamos a travessia por que não podemos fugir dela. São travessias que nos causam calafrios, angústias… É assim que se acham os parentes, os familiares do nosso conterrâneo Antonio Ribeiro da Silva Filho. Estão atravessando uma noite escura…Com esta missa, nós conterrâneos e amigos queremos lembrar a grande novidade sobre Deus, anunciada por Jesus, Deus ama a todos e nunca deixa de amar ninguém. Depois com este gesto, nos sensibilizamos pela dor do companheiro, a angústia do companheiro. Brota, portanto, do profundo de cada um de nós, povo de Deus desta cidade, o desejo de que acenda no seio desta família a luz da esperança, do Divino Espírito.

Padre Iran rezando pela família  Foto:Leo Lasan
Padre Iran rezando pela família Foto:Leo Lasan

 Que atravessem o deserto da vida, sabendo que achará a terra prometida. De uma coisa não podemos esquecer; Nossa vida é travessia! Somente o amor não é travessia. O amor é passagem longa e permanece humano para o divino. As travessias, neste mundo, são todas curtas. Este momento de tensão, angústia e dor vai passar. Nossa religião é feita de travessias assumidas na páscoa do viver. A Igreja existe para iluminar, com luz nova, nossa passagem. Por fim, eu dizia na semana passada, que aquela semana era a semana da solidariedade. E solidariedade é uma virtude que nasce da fraternidade. Daí a importância da ideia de paternidade universal- Deus é nosso pai – Nós somos irmãos.  Deus é pai – Ele orienta, oferece socorro e aponta caminhos. Que a frente desta família se descortine o horizonte da luz e da graça é o que precisamos.Amém”.

Os pais de Antonio Filho: Marinete (o pai de camisa azul) a sua direita, Dona Nilza e a irmão Luzia Ribeiro. foto:Leo Lasan
Os pais de Antonio Filho: Marinete (o pai de camisa azul) a sua direita, Dona Nilza e a irmã Luzia Ribeiro. foto:Leo Lasan

Na igreja os pais Nilza Sousa e Antônio Ribeiro (Marinete); os irmãos Luzia Ribeiro (Sec. de Educação do Mun. De Paraibano), Nilson e Daiany Ribeiro estavam emocionados. Amigos ralizeiros fizeram homenagem postando suas motos na gente da igreja e colocando os capacetes em frente ao altar onde estava exposto um banner com a imagem de Antonio Filho (como era conhecido).

Presentes à missa a prefeita de Paraibano Aparecida Furtado a vice-prefeita Rejany Gomes, a presidente da Câmara Municipal vereadora Ana Célia, vereadores, secretários municipais e a secretária municipal de educação de São João dos Patos, Oneide Dias de Freitas.

mm2A professora Joselane Holanda fez pronunciamentos representando a prefeitura e a secretaria de educação. A religiosa Ana Teresa frisou que a Missa da Misericórdia era para celebrar tanto a vida como a morte, mas que a esperança maior era que encontrassem Antonio Filho ainda com vida.

Foram entoados os cânticos “Quem foi que nos reuniu aqui”, o ato penitencial “Senhor Tende Piedade de Nós” o salmo “Tú Me Conheces” a aclamação “Aleluia”, “O Senhor É Minha Luz”, Oração Pela Família” entre outros cânticos, interpretados pelas católicas Francisca Noleto e Laudeci.

Ao final da celebração o padre dirigiu-se aos pais de Antonio Filho para pedir conforto e abençoá-los. Os fiéis foram levar suas condolências para a família. Muita comoção, quando o pai Marinete abraçou o banner com a imagem do filho.

mm1Na praça em frente à igreja os pilotos amigos de Antonio Filho fizeram homenagens ao postar para fotos juntamente com familiares. Em depoimento ao site a mãe de Antonio Filho, Dona Nilza disse que ainda tinha esperança de encontrar o filho e de também fazer uma missa em agradecimento.

Aos 48 anos, Antônio Ribeiro da Silva Filho, proprietário da Gráfica Arco Iris em São Luís, casado com Maria Helena, deixa três filhos (Larissa, Antônio Felipe e Helena Gabriela) foi um dos criadores, juntamente com os primos Antonio Carlos e César do Moto Center, do Rally de Paraibano, que este ano chegou a sua 13ª edição. O Rally é considerado o maior do médio sertão maranhense e atrai pilotos de diversos estados e municípios vizinhos. Antonio Filho tinha bom relacionamento com muitos prefeitos do Maranhão, onde prestava serviços de impressos. Formado em Comunicação e Publicidade, Antonio Filho ainda participava de trilhas e de enduros de veículos 4 X 4. Fazia parte dos jipeiros do Maranhão.

Abaixo mais fotos do evento, para ver em tamanho maior clique sobre a imagem e aguarde o carregamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *